Empresas sustentáveis: conheça exemplos e como identificar

Seguindo valores como responsabilidade social e ambiental, essas empresas buscam minimizar seus impactos negativos na natureza.

As empresas sustentáveis ​​vão além da busca por lucro, incorporando em sua missão e práticas valores como a responsabilidade social, ambiental e econômica. 

Elas reconhecem a interdependência entre seus negócios, o planeta e a sociedade, buscando minimizar seus impactos negativos e gerar benefícios positivos para todos.

Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de proteger o meio ambiente e promover desenvolvimento social, as empresas sustentáveis se destacam como agentes de mudança!

O Brasil cada vez mais se consolida como um país forte no cenário sustentável mundial, com uma série de atitudes empresariais que priorizem a preservação dos ecossistemas e a redução dos impactos que seus processos trazem para a sociedade.

E quanto mais gente se engaja nessa corrente sustentável, melhor! O iFood tem como propósito alimentar o futuro do mundo, e investe na educação, no futuro do trabalho e no meio ambiente para chegar lá — e espera despertar o mesmo sentimento em outras empresas.

Mas o que define uma empresa sustentável? Quais são seus impactos na sociedade? E como elas contribuem para um futuro mais justo e sustentável?

Essas e outras perguntas a gente responde aqui nesse artigo especial, em que a gente explora e tema e ainda dá exemplos de empresas com responsabilidade socioambiental.

Acompanhe até o final e boa leitura!

Leia também:

O que é sustentabilidade econômica nas empresas?
Indicadores ESG sinalizam caminhos da sustentabilidade nas empresas

O que é ser uma empresa sustentável?

Uma empresa sustentável é aquela que adota práticas e políticas que buscam equilibrar o seu crescimento econômico com o respeito ao meio ambiente, a promoção do bem-estar social e a adoção de boas práticas de governança

Fazer parte do grupo de empresas sustentáveis envolve considerar não apenas o lucro financeiro, mas também o impacto que suas atividades têm nas pessoas e no planeta.

Elas atuam por meio de pilares importantes, como:

  • compromisso social;
  • compromissos ESG;
  • governança corporativa;
  • responsabilidade ambiental;
  • inovação e sustentabilidade;

No Brasil, 60% das empresas se consideram preocupadas com a sustentabilidade.

Parte disso se deve também à movimentação do público consumidor, que cada vez mais valoriza o posicionamento das marcas quanto às ações sustentáveis e impactos que a indústria causa ao meio ambiente e à sociedade.

Existe a preocupação com os grandes biomas brasileiros, como a Amazônia e o Cerrado (que recentemente receberam investimentos para a sua preservação) bem como com a produção e descarte de plástico na natureza.

Como identificar empresas sustentáveis?

O que é ser uma empresa sustentável?

Identificar a sustentabilidade nas empresas envolve avaliar diversos aspectos relacionados ao seu desempenho ambiental, social e de governança — parte dos pilares que apresentamos acima.

Empresas sustentáveis publicam relatórios de sustentabilidade, nos quais detalham suas práticas e impactos ambientais, sociais e de governança.

Ainda, certificações como a ISO 14001 (gestão ambiental), ISO 26000 (responsabilidade social), e outras certificações específicas de setores podem indicar o compromisso da empresa com práticas sustentáveis.

Uma empresa considerada sustentável possui políticas claras e metas mensuráveis relacionadas à sustentabilidade, abrangendo todos os compromissos ESG — inclusive, aqui no ranking mais recente do Merco, o iFood está presente nas três categorias.

Empresas com responsabilidade socioambiental geralmente são transparentes em relação às suas práticas e prestam contas aos stakeholders (acionistas, colaboradores, clientes, comunidade).

Muitas vezes, essas empresas estão na vanguarda da inovação, desenvolvendo produtos e serviços sustentáveis e adotando tecnologias verdes: a empresa eco-friendly investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções que contribuem para a sustentabilidade ambiental e social.

Exemplos de empresas sustentáveis

exemplo de empresa sustentavel

Ao incorporar práticas responsáveis ​​em seus negócios, empresas responsáveis do ponto de vista ecológico contribuem para a proteção do meio ambiente, o desenvolvimento social e o crescimento econômico sustentável. 

E, ao escolher produtos e serviços de empresas sustentáveis, você pode fazer a diferença e contribuir para um mundo melhor!

Confira abaixo alguns exemplos de empresas que têm feito a diferença:

Unilever

Uma grande companhia ativa em ações sustentáveis que minimizam seus impactos logísticos no meio ambiente é a Unilever, eleita em 2022 a empresa líder em sustentabilidade pelo 12º ano seguido.

A multinacional atua aqui no Brasil há mais de duas décadas com uma agenda efetiva e transparente de sustentabilidade nas mais variadas frentes.

Atualmente, a empresa lidera projetos com objetivos importantes, como atingir zero emissões líquidas na cadeia de valor e acabar com a poluição plástica por meio da redução, circulação e colaboração.

Bauducco

Outra grande referência em meio às empresas sustentáveis no Brasil é a Bauducco: presente em mais de 50 países e a maior fabricante de panetones do mundo, é uma das maiores fabricantes de produtos forneados da América do Sul: e usa essa grandeza para, também, tratar da sustentabilidade aqui no país.

A empresa incentiva e desenvolve uma série de projetos sociais e práticas de responsabilidade nesse âmbito, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua e se movimentando para oferecer melhor qualidade de vida aos seus colaboradores.

Em 2023, representantes da empresa se reuniram com o governador do estado de Alagoas para tratar da expansão da marca por meio de práticas de governança conscientes e éticas — e esse é só um dos exemplos das ações da empresa.

Camil

A Camil Alimentos tem mais de 50 anos de história e é uma das empresas mais importantes do setor de alimentos da América do Sul, e tem a sustentabilidade como parte de um dos seus pilares.

Para a empresa, ações sustentáveis giram em torno de reforçar o impacto positivo e permanente frente aos seus negócios e sociedade.

Uma das iniciativas é o Investimento Social Camil, que atua em comunidades ao redor das unidades da marca para reduzir a fome e a desnutrição, investir em educação nutricional e incentivar a redução do desperdício.

Nestlé

A Nestlé conta com uma grande divisão dos seus processos apenas para tratar de questões relacionadas ao meio ambiente e à nutrição: logo em foco, fica o compromisso da marca de tornar suas embalagens totalmente recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Ainda, com o Projeto Re, a gigante do setor de alimentos e bebidas investe na troca de canudos de plástico por canudos de papel, na redução do consumo de água nas fábricas, na redução da emissão de gases GHG e mais uma série de outros projetos.

Quais são os compromissos do iFood com o meio ambiente?

Ser uma empresa de tecnologia demanda do iFood trabalhar, ainda, com outros pilares essenciais, e um deles é a sustentabilidade.

Com a growPack, primeira startup de embalagem sustentável de palha de milho do Brasil, o iFood começou a distribuir embalagens biodegradáveis em diversas entregas de delivery.

Ainda, desde julho de 2021, já foram arrecadados mais de R$1 milhão em doações no app do iFood, com a totalidade desse valor sendo revertida para o plantio de mudas em parceria com a SOS Mata Atlântica: já foram plantadas mais de 80 mil árvores!

Por meio dessa parceria, estamos restaurando 32 hectares de floresta, o que equivale a 32 campos de futebol: isso é capaz de capturar em 20 anos até 8.300 toneladas de CO₂ da atmosfera, o equivalente a 34 milhões de entregas no delivery. 

Um movimento muito importante para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

O iFood trabalha todos os dias para alimentar um futuro mais sustentável: e a gente convida você a conferir os demais projetos da marca em sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas