COP30: iFood anuncia o maior programa de descarbonização de delivery da América Latina

Parceria com a Tembici impulsiona expansão do iFood Pedal com oferta de mais bicicletas elétricas para entregadores

Durante a COP30, o iFood traz uma boa notícia. Durante o evento, a empresa anuncia que oferecerá mais bicicletas elétricas aos entregadores, transformando o iFood Pedal no maior programa de descarbonização do delivery da América Latina.

Para isso, a empresa ampliou sua parceria com a Tembici para agregar até 45 mil bicicletas elétricas ao iFood Pedal. O programa contará com 5 mil bicicletas elétricas até março de 2026, e 20 mil novas serão incorporadas até 2027. Outras 20 mil podem chegar nos cinco anos seguintes.

Por meio da iniciativa, o iFood vai investir até R$ 300 milhões para ampliar o acesso a um modal mais limpo, econômico, eficiente e com potencial de ampliar os ganhos dos entregadores.

“Fazer esse anúncio durante a COP30 reforça o compromisso do iFood com um crescimento sustentável e com a liderança na transição energética no Brasil”, afirma Luana Ozemela, CSO e vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood.

“Mostramos que é possível conciliar propósito, tecnologia e impacto positivo em escala. Como empresa brasileira, seguimos impulsionando a economia e fortalecendo comunidades – porque crescer juntos é o que move o iFood.”

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Redução da emissão de poluentes

Essa expansão das bicicletas elétricas representa uma redução estimada de 7,5 mil toneladas de CO₂ por ano – um volume que só seria absorvido, em um ano, por cerca de 300 mil árvores.

“Estamos muito felizes em anunciar a expansão de um projeto que une geração de renda sustentável e uma operação de zero emissões de carbono, que já evitou potencialmente mais de 13 mil toneladas de CO₂”, diz Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici.

Ele completa que a expansão do projeto reforça o compromisso da empresa em garantir modelos de micromobilidade cada vez mais escaláveis, inclusivos e sustentáveis. 

A Tembici – líder em micromobilidade na América Latina – é parceira do iFood desde o início do iFood Pedal. 

“Desde 2020, essa parceria vem evoluindo com aprendizados valiosos e agora dá um passo histórico, tornando-se o maior projeto de descarbonização por meio de bicicletas elétricas da América Latina e uma oportunidade real de trabalho e estabilidade para os cicloentregadores em um modelo realmente escalável e transformador para as cidades”, completa o executivo.

Por que o iFood investe em bicicletas elétricas?

O investimento na expansão da oferta de bikes elétricas no iFood Pedal materializa o compromisso da empresa com a redução das emissões de gases poluentes para tornar o delivery mais sustentável. 

Indo além dos investimentos em modais elétricos, o iFood também atua em frentes nacionais e internacionais que consolidam seu protagonismo em inovação climática e inclusão nas cidades:

Fórum Econômico Mundial

O iFood Pedal figurou no relatório Last Mile Delivery, como uma das principais referências globais em mobilidade sustentável e inovação logística. O programa combina eficiência operacional, inclusão social e impacto ambiental positivo, mostrando como soluções criadas no Brasil podem inspirar políticas públicas e práticas empresariais em outros países.

Representação brasileira em coalizão internacional

A empresa é a única representante do Brasil na coalizão global Deliver-E, apoiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP). O grupo reúne companhias como Uber, DoorDash, Delivery Hero e Zomato para acelerar a eletrificação das entregas no mundo.

Liderança empresarial na SB COP

O iFood integra a Sustainable Business COP (SB COP), frente empresarial da conferência que reúne companhias brasileiras para construir soluções conjuntas em uma economia de baixo carbono. Na iniciativa, a empresa lidera grupos de trabalho sobre mobilidade sustentável e inovação verde, fortalecendo o papel do setor privado na transição climática.

Estrutura e bem-estar dos entregadores

Como parte dessa visão de sustentabilidade urbana, o iFood mantém um programa contínuo de criação de Pontos de Apoio para entregadores, espaços gratuitos com estrutura de descanso, hidratação e recarga de celulares e bicicletas. 

Recentemente, o iFood anunciou a inauguração de pelo menos sete novos Pontos de Apoio em 2025, distribuídos por diferentes regiões do país. Com os lançamentos, o iFood chega ao marco de 30 Pontos de Apoio em capitais e regiões metropolitanas, além dos espaços oferecidos em parceria com restaurantes e mercados.

A ambientação valoriza a cultura local, com obras de artesãos da região, e adota soluções como iluminação e ventilação naturais, móveis de madeira de reflorestamento, coleta seletiva e arquitetura biofílica.

O que mais o iFood faz para ter um delivery mais eficiente?

Hoje, o iFood entrega mais de 160 milhões de pedidos por mês, conectando 60 milhões de clientes a 450 mil estabelecimentos parceiros (entre restaurantes, mercados, farmácias e pet shops) e 450 mil entregadores ativos em mais de 1.500 cidades. 

Para ter um delivery eficiente, o iFood desenvolve tecnologia de ponta e aprimora diariamente a eficiência das entregas e a experiência dos parceiros, utilizando inteligência artificial e modelos preditivos para otimizar rotas, reduzir o tempo de espera nos restaurantes e garantir maior eficiência nas rotas dos entregadores.  

E tem mais: o iFood anunciou um investimento de R$ 17 bilhões até março de 2026, destinado à expansão tecnológica, ao fortalecimento logístico e ao crescimento de todo o ecossistema. 

Desse total, a empresa estima que os ganhos dos profissionais de entrega que atuam na plataforma alcançarão R$ 5,2 bilhões no período, um aumento de 27% em relação ao ano anterior

“A nova fase do iFood Pedal, em parceria com a Tembici, reforça o nosso comprometimento em inovação logística para reduzir a emissão de gases poluentes e ampliar o leque de soluções para os entregadores. Essa expansão é um passo importante para  acessibilidade de veículos eficientes, gerando valor para todo ecossistema de entregadores, clientes e parceiros, finaliza  Mariana Werneck, Diretora Sênior de Logística do iFood.

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