VoltarAbrindo a cozinha / Quando acontece o fechamento de restaurantes

Quando acontece o fechamento de restaurantes

O fechamento de restaurantes são eventos incomuns e que tentamos evitar ao máximo. Porém, infelizmente, em algumas ocasiões esse fechamento pode acontecer. Os quatro motivos para o fechamento são:

1. Atraso na produção de pedidos:

caso o restaurante tenha 5 ou mais entregadores esperando e o restaurante leve 7 minutos ou mais após a finalização do tempo de preparo para repassar o pedido ao entregador, o estabelecimento pode ser fechado. Após 20 minutos, se houver diminuição do número de entregadores em espera, o restaurante é reaberto.

2. Alta demanda de pedidos:

caso o restaurante esteja com alto volume de pedidos em preparação e em direção ao cliente, ele pode ser fechado. A definição de alto volume é calculado por inteligência artificial, conforme o histórico do restaurante. O restaurante é reaberto quando são liberados até 10% dos pedidos.

3. Cancelamento de pedidos:

o restaurante pode ser fechado após 1 ou 2 cancelamentos. A reabertura ocorre pelo restaurante, no Portal do Parceiro. O iFood não contabiliza cancelamentos realizados pela nossa operação. Para evitar possíveis cancelamentos automáticos por falta de confirmação, é importante que o restaurante fique aberto nos horários programados. Habilitar a função do Agendamento de Pedidos é uma ótima recomendação para evitar ter pedidos cancelados, pois o restaurante consegue saber antecipadamente quantos pratos serão produzidos em cada janela de entrega.

4. Região com alta demanda de pedidos:

fechamento realizado por alto volume de pedidos em relação ao número de entregadores parceiros disponíveis na plataforma ou pela falta de entregadores. O fechamento varia de acordo com a criticidade da operação da região naquele momento.

Para evitar que o fechamento aconteça, e pensando em tornar a forma de fazer um pedido ainda mais prática para os clientes e mais organizada para os restaurantes, o iFood disponibiliza sem custo adicional a função de Agendamento de Pedidos nos turnos do almoço e jantar. Assim, o restaurante poderá saber antecipadamente quantos pedidos foram agendados para cada janela de entrega em cada turno.

*Consulte a elegibilidade para o produto.

Voltar