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Como os restaurantes operam pelo iFood?

Os restaurantes parceiros recebem pedidos por meio do Gestor de Pedidos ou por sistemas de caixa integrados. No Gestor, ele receberá uma notificação avisando do novo pedido e poderá aceitar ou recusar o pedido de acordo com a sua operação.

Ao aceitar o pedidos, o restaurante pode se organizar para iniciar o preparo do item.

As lojas com Plano Entrega têm o tempo de entrega de cada pedido calculado conforme o tempo de preparo do item, o tipo de entrega e a distância do restaurante até o cliente. Este tempo pode variar conforme a demanda de pedidos e a disponibilidade de entregadores parceiros em cada região. Para isso, utilizamos inteligência artificial e tecnologia para aprimorar estes cálculos e garantir a melhor experiência possível para todos. A área de entrega padrão no Plano Entrega é de até 7 km, já para os restaurantes do Plano Básico, o tempo de entrega é definido por eles mesmos.

Com o pedido pronto, ele pode ser levado para o cliente pela entrega própria do restaurante ou pela entrega parceira do iFood.

Ferramentas do Restaurante:

Ao entrar na plataforma do iFood, os restaurantes contam com uma série de ferramentas para auxiliar sua operação.

Há o Portal do Parceiro onde o responsável da operação ou funcionários podem fazer alterações nas informações do negócio. Nele é possível:

  • Alterar o horário de funcionamento;
  • Atualizar o cardápio;
  • Consultar relatórios de vendas;
  • Criar promoções.

O Portal também é um canal importante de comunicação. O atendimento do iFood para restaurantes é feito pelo Portal do Parceiro, na aba Chamados e Ajuda, por meio de chat ou abertura de chamados.

Já o Gestor de Pedidos é uma ferramenta no qual os restaurantes podem receber seus pedidos, confirmá-los e informar quando saem para entrega.

Existe ainda o App do Parceiro que é uma ferramenta de gestão e acompanhamento dos principais indicadores do negócio em tempo real. As principais funcionalidades são:

  • Edição completa do cardápio;
  • Incluir e remover desconto nos itens;
  • Incluir fotos no cardápio;
  • Acompanhar e responder avaliações;
  • Acompanhar pedidos;
  • Cancelar pedidos;
  • Apresentação do status da loja (se está conectada à rede e se está aberta).
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