Quais são os deveres dos clientes do iFood?

Saiba o que você pode fazer ao realizar o pedido e receber a entrega para que tudo corra bem

O iFood é uma plataforma brasileira que conecta 43 milhões de consumidores, 200 mil entregadores e 300 mil estabelecimentos cadastrados em mais de 1.700 cidades em todo o Brasil.

Para que todo esse ecossistema funcione da melhor maneira, são esperados alguns comportamentos e atitudes dos clientes em cada momento da jornada com o iFood.

Esses deveres foram criados para integrar a Política de Cancelamento do iFood, pensando em garantir mais transparência, segurança e equilíbrio para todas as pessoas envolvidas no processo de cancelamento do pedido.

Quais são os deveres dos clientes?

1. Antes da finalização do pedido

  • Cadastrar o endereço de entrega correto no aplicativo do iFood e conferir na finalização da compra;
  • Entender o risco de o seu pedido não ser entregue se não estiver no local informado para receber;
  • Inserir a forma de pagamento correta e conferir ao finalizar a compra;
  • Inserir os cupons de desconto desejados (se houver) e conferir ao finalizar a compra;
  • Conferir todos os itens do pedido antes de finalizar a compra;
  • Conferir o tempo de entrega estimado antes de finalizar a compra.

2. No momento da entrega ou retirada do pedido

  • Buscar o pedido em no máximo 10 minutos após a chegada da pessoa entregadora no local;
  • Sempre informar o código de confirmação de entrega à pessoa entregadora quando solicitado;
  • Buscar o pedido no endereço e ponto informado no momento de conclusão do pedido (ex: portaria ou portão), pois não são considerados endereços informados em trocas de mensagem no chat;
  • Estar atento/a a possíveis interações do iFood ou da pessoa entregadora no chat durante a entrega e responder dentro dos prazos informados para que entrega seja realizada com sucesso;
  • Se for retirar o pedido na loja, verificar todos os itens no momento de retirada, porque não será possível solicitar o cancelamento com reembolso com a justificativa de pedido errado ou itens faltantes;
  • Se optar por pagar seu pedido na entrega, conferir o valor na maquininha e não pagar nenhum valor adicional;
  • Se optar por pagar seu pedido pelo app, não aceitar cobranças extras na entrega;
  • Para pedidos feitos em Restaurantes com a opção de entrega e não retirada, sempre receber o pedido mesmo se identificar algum problema. Na sequência, entrar em contato com o iFood em “Ajuda” no app para relatar o problema;
  • Se cliente e pessoa entregadora não entrarem em um acordo sobre o local de entrega do pedido, o cliente poderá entrar em contato com o iFood em “Ajuda” no app e enviar evidências para solicitar uma análise do iFood sobre o caso e avaliação sobre o reembolso do valor pago.

3. Após a entrega do pedido

  • Se precisar de suporte por conta de problema no pedido, acessar “Ajuda” no app do iFood em até 48h após a entrega de pedidos feitos em Restaurantes e até 7 dias corridos após a entrega de pedidos feitos em Mercado, Farmácia, Pet Shop, Shopping e Bebidas. Informar com detalhes e evidências o problema para análise do iFood sobre a decisão de cancelamento integral, parcial ou nenhum.
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