Imprevistos acontecem. Por isso, na hora de receber o seu delivery, o diálogo com o entregador ou a entregadora é a melhor saída se surgir alguma situação que pode ter cara de golpe da maquininha —mas que não necessariamente é.
Uma delas é uma eventual falta de sinal para realizar a transação na máquina. “Se o entregador ou a entregadora precisar usar outra maquininha, deve explicar claramente o motivo e, concluída a compra, fornecer o comprovante do pagamento para o cliente”, indica Alessandra Greggio, analista de CX (Experiência do Cliente) do iFood.
Para ter mais tranquilidade ao pagar com cartão, se puder, pague pelo aplicativo (o que evita, definitivamente, o golpe da maquininha). Mas, se preferir pagar na hora da entrega, confira 4 dicas para se certificar de que está pagando o valor correto —sem golpes.

Leve o celular
Quando você for buscar o seu pedido, tenha em mãos o seu celular. Assim, quando você fizer o pagamento na maquininha, receberá imediatamente a notificação do banco ou da operadora de cartão informando o valor que foi pago.

Peça o comprovante
Se você vai pagar o pedido no cartão, no momento da entrega, uma dica bacana da Alessandra é pedir para o/a entregador/a a sua via do comprovante da transação feita na maquininha.

Fique com seu cartão
Outra orientação de Alessandra aos cliente é estar sempre em poder do cartão e evitar deixá-lo na mão do/a entregador/a para que ele/a o insira na maquininha, por exemplo. Esse tipo de descuido abre possibilidades para golpes.

Jamais pague taxa extra
Nunca é demais lembrar: o iFood jamais cobra valores adicionais na hora da entrega. Se o/a entregador/a cobrar uma taxa extra, não aceite: é golpe.