Nossos compromissos
Cada Colaborador, Cliente e Parceiro do nosso ecossistema é Essencial
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery
online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes,
supermercados e entregadores de forma simples e prática.
Queremos transformar a sociedade por meio da educação e da tecnologia, e com um impacto socioambiental positivo. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções para clientes e parceiros, impactando positivamente o nosso ecossistema.
No iFood, em seu propósito de Alimentar o Futuro do Mundo, temos o compromisso fundamental de assegurar que todas as pessoas que interagem com nossas atividades, operações, produtos e serviços sejam respeitadas em sua integralidade e dignidade. Guiados pelos Princípios Orientadores (POs) das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, pela Carta Internacional de Direitos Humanos e pelos princípios de direitos fundamentais estabelecidos na Declaração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, bem como por outros padrões internacionalmente
Reconhecemos nossa responsabilidade de respeitar os direitos humanos em todo o nosso ecossistema e cadeia de valor.
Isso implica prevenir, mitigar e, quando necessário, remediar impactos adversos aos direitos humanos que possamos causar, contribuir ou aos quais estejamos diretamente ligados.
A valorização da diversidade, da equidade e da inclusão é um pilar central da conduta do iFood, permeando as práticas de relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes, entregadores e as comunidades em que atuamos. Nosso compromisso com a dignidade de todas as pessoas está no centro das nossas ações e se reflete em nossas decisões de negócio, na relação com stakeholders e na promoção de práticas éticas em todo o mercado.
Em 2023, nos tornamos a primeira empresa brasileira e da Gig Economy a integrar a Good Work Alliance — uma coalizão global e intersetorial vinculada ao Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial. Nosso objetivo é estabelecer padrões mais saudáveis, equitativos e justos para promover um futuro do trabalho mais digno.
O iFood junta-se a mais de 40 empresas na construção de um novo marco sobre trabalho digno, estruturado em seis pilares fundamentais definidos pelo Fórum Econômico Mundial:
Promover
justiça salarial;
Desenvolver
tecnologia de forma
responsável;
Oferecer
flexibilidade
aliada à proteção;
Impulsionar
diversidade,
equidade
e inclusão;
Garantir
saúde e
bem-estar;
Fortalecer a
empregabilidade
e a cultura de
aprendizado
contínuo.
Em 2024, assumimos quatro compromissos específicos com o Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho na Gig Economy. Esses compromissos são:
Prover suporte jurídico e psicológico em 90% dos casos de discriminação envolvendo entregadores até 2026, assegurando a conclusão de 100% desses casos. Atualmente, já superamos a primeira meta, com 96% de atendimentos realizados, e estamos próximos da segunda, com 93% dos casos concluídos.
Ampliar a conscientização dos entregadores sobre o suporte jurídico e psicológico disponível e garantir que saibam como acessá-lo. Nosso objetivo é atingir 75% de compreensão até 2026, partindo do patamar atual de 38%.
Garantir acesso a programas educacionais e treinamentos que aprimorem o desempenho e impulsionar os ganhos de toda a base de entregadores até 2025.
Promover a conclusão do ensino médio para 100% dos entregadores contemplados pelas bolsas de estudo disponibilizadas pela nossa plataforma.
Para além dos objetivos firmados com o Fórum Econômico, trabalhamos ativamente para combater as desigualdades raciais e sociais no Brasil. Desde 2021, somos signatários do Pacto de Promoção à Equidade Racial. Em 2022, também nos tornamos signatários dos movimentos Raça É Prioridade e Elas Lideram, da Ambição 2030 do Pacto Global da ONU. Em 2023, nosso CEO, Fabricio Bloisi foi nomeado porta-voz de educação do ODS 4 – Educação de Qualidade do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
Seguimos com o comprometimento de elevar os padrões locais de direitos humanos, indo além do cumprimento mínimo das leis nacionais e impulsionando uma conduta empresarial mais responsável.
Nossas
Pessoas
Um Ecossistema de Respeito
Um dos nossos maiores desafios é ter um sistema complexo que atende públicos muito diversos entre si. Nosso compromisso fundamental com a dignidade e a equidade significa garantir que todos – sejam colaboradores, entregadores, clientes, restaurantes, fornecedores e comunidades em que operamos – encontrem no ecossistema do iFood oportunidades seguras e justas. Queremos que cada pessoa se sinta empoderada para crescer conosco, continuando a pavimentar o caminho para um impacto ambiental e social positivo.
Guiados pelos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, que estabelecem a responsabilidade das empresas de respeitar os direitos humanos onde quer que operem, nossa declaração abrange explicitamente a proteção e a promoção dos direitos de:
com foco na promoção do trabalho decente, bem como da diversidade, equidade e inclusão em nosso ambiente de trabalho e nas nossas equipes. Para isso, adotamos metas claras de diversidade. Em 2023, alcançamos 46% de mulheres Nossos colaboradores em posições de liderança e expandimos o percentual de colaboradores negros. Trabalhamos firmemente pela inclusão de pessoas negras no nosso ambiente de trabalho e pelo desenvolvimento de suas carreiras, por meio de iniciativas como o Projeto Baobá: Formações voltadas para FoodLovers negros(as).
Nossos colaboradores
Com um compromisso contínuo para promover um futuro do trabalho mais digno, incluindo justiça salarial, flexibilidade, saúde, bem-estar, empregabilidade e o respeito à liberdade de associação e negociação coletiva.
Garantindo acesso a serviços equitativos, prevenção de discriminação e salvaguarda da privacidade de dados.
Restaurantes, supermercados e demais parceiros comerciais e fornecedores, estendendo nossas expectativas de respeito aos direitos humanos por toda a cadeia de valor e relações comerciais.
As comunidades em que operamos e as populações potencialmente vulneráveis ou marginalizadas, reconhecendo que certos grupos (como povos indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e trabalhadores migrantes) podem estar em maior risco de impactos adversos e exigem atenção especial. Uma das nossas iniciativas para a promoção dos direitos humanos dessas populações é o Projeto “Potência Tech”: Programas para formação em tecnologia que inserem jovens sub-representados no mercado de trabalho.
Este compromisso é fundamental para identificar, prevenir, mitigar e, quando necessário, remediar impactos adversos aos direitos humanos, e para valorizar a diversidade, equidade, empatia e inclusão como pilares para um futuro harmonioso.
Nossos temas
prioritários
Alimentando o Futuro do Mundo
Condições de trabalho dignas e seguras
para nossos colaboradores
Levamos a sério o compromisso com condições de trabalho dignas e seguras para nossos colaboradores, respeitando as leis locais e padrões internacionais e melhores práticas de mercado. Para garantir que nossos compromissos estejam alinhados com nossas práticas, adotamos as seguintes ações:
Educação como ferramenta transformadora
Para nós no Ifood, a educação é uma alavanca fundamental para a inclusão social, que permite melhores escolhas e promove a dignidade. Este compromisso é explicitamente alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, particularmente o ODS 4 (Educação de Qualidade), com o presidente do iFood atuando como porta-voz do Pacto Global da ONU para este objetivo. Para a promoção da educação de qualidade, adotamos as seguintes medidas:
Disponibilizamos plataforma interna de cursos de diversas áreas e incentivos financeiros anuais para que os colaboradores possam cada vez mais se capacitar.
Colaboradores
Nosso programa iFood Decola disponibilizou mais de 100 cursos gratuitos em áreas como finanças, segurança no trânsito e eficiência operacional, gerando mais de 1 milhão de certificações desde seu lançamento. No programa Meu Diploma do Ensino Médio, 11.500 entregadores e familiares concluíram sua formação, com 45% dos participantes aumentando sua renda após a conclusão e 28% continuando seus estudos.
Entregadores e restaurantes
Justiça Social e Econômica
Também nos dedicamos à inclusão econômica. Por meio do programa iFood Acredita, apoiamos pequenos negócios em comunidades vulneráveis, como empreendedores negros e restaurantes localizados em favelas. Em projetos piloto, como em Salvador, as receitas desses estabelecimentos cresceram, em média, 23,4%. Além disso, lançamos o iFood Pago, que já concedeu mais de R$2 bilhões em crédito para 180.000 pequenos e médios parceiros, promovendo a inclusão financeira.
Meio-ambiente e sustentabilidade
Na esfera ambiental, alcançamos a neutralidade de carbono em nossas operações diretas e eliminamos 1.500 toneladas de plástico descartável entre 2023 e 2025. Além disso, investimos US$7,5 milhões em motocicletas elétricas, com uma meta de produção de 600.000 unidades anuais até 2035, reforçando nosso compromisso com a mobilidade sustentável.
Também contribuímos para a redução de plásticos e embalagens sustentáveis. Em 2024, evitamos a emissão de 816 toneladas de plásticos. Ainda, estamos expandindo o Programa Cidades Verdes para propagar boas práticas em áreas urbanas. Ainda, estamos comprometidos com a descarbonização: em 2024, 10% das entregas foram feitas por modais limpos, aspirando atingir 50% até 2035.
Combate à Fome
Por meio do Movimento Todos à Mesa, mais de 20 mil toneladas de alimentos foram redistribuídas para combater a fome. Além disso, incentivamos a realização de doações contínuas via App, tendo arrecado R$ 16,9 milhões para projetos sociais até 2025. Em situações de crise, como desastres climáticos, fornecemos suporte financeiro emergencial para entregadores, parceiros e comunidades.
Condições de trabalho
dignas para os entregadores
Diante dos desafios enfrentados pelos entregadores no Brasil, o iFood reforça seu compromisso em promover um crescimento sustentável e liderar na gig economy, assegurando condições de trabalho justas, dignas e inclusivas para os parceiros.
Nosso foco estratégico está em fomentar o crescimento individual, a segurança, a saúde e o bem-estar dos entregadores, ao mesmo tempo em que contribuímos para atender aos padrões globais de trabalho. Para isso, implementamos iniciativas contínuas que garantem o direito ao trabalho digno, igualdade de oportunidades, não discriminação e proteção física e mental dos trabalhadores, além de constantemente assegurar uma remuneração justa e capacitações que empoderem os entregadores
Não toleramos trabalho infantil, forçado e análogo à escravidão em nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos como mencionado em nossa Política de combate a discriminação e violência.
Combate ao Trabalho Infantil, Forçado e/ou Análogo à Escravidão
Garantimos que todos os termos de condições de trabalho sejam comunicados no idioma compreensível aos envolvidos em toda nossa cadeia de valor.
Liberdade de Associação e Negociação
Coletiva dos Entregadores
Mantemos um diálogo social contínuo e produtivo com associações e sindicatos de entregadores, buscando compreender e atender às necessidades da categoria. Estamos em contato com mais de 60 sindicatos e associações, além de colaborarmos com três centrais sindicais e uma confederação.
Respeitamos os direitos de associação, de negociação coletiva e de manifestação e/ou greve, de modo que que nossos parceiros e parceiras têm total liberdade para se organizar e dedicar seu tempo ao Esse compromisso está expresso nos Termos & Condições no aplicativo iFood para Entregadores, com cláusulas explícitas que preveem essas garantias. exercício dos seus direitos por meio do envolvimento com sindicatos, bem como em atividades sindicais, manifestações e/ou greves sem retaliações ou qualquer ônus por parte do iFood.
Esse compromisso está expresso nos Termos & Condições no aplicativo iFood para Entregadores, com cláusulas explícitas que preveem essas garantias.
Reiteramos nosso compromisso com o respeito à liberdade de expressão de todos e todas, seja de forma individual ou coletiva.
Princípio da não interferência de organização dos entregadores
Nós respeitamos a autonomia e a liberdade dos entregadores em se organizarem coletivamente, seja por meio de associações, sindicatos ou grupos independentes, a fim de defender seus direitos e interesses. Não promovemos ações que desencorajam ou intimidem iniciativas de organização coletiva, assegurando que os entregadores tenham espaço para exercer 3 plenamente seus direitos, negociar condições de trabalho e dialogar sobre questões como remuneração, segurança e benefícios, sem sofrer intervenções indevidas por parte da nossa plataforma.
Saúde e Bem-estar
O iFood oferece parcerias
e programas que incluem,
assistência médica subsidiada, seguro contra acidentes, vale alimentação, auxílio home office,entre outros.
Colaboradores
O iFood continua engajado em implementar iniciativas que combinam inovação, assistência e respeito aos entregadores. Estar presente na vida cotidiana desses profissionais significa fomentar uma cultura de cuidado, segurança e transformação, promovendo bem-estar no trânsito e na sociedade como um todo.O iFood continua engajado em implementar iniciativas que combinam inovação, assistência e respeito aos entregadores. Estar presente na vida cotidiana desses profissionais significa fomentar uma cultura de cuidado, segurança e transformação, promovendo bem-estar no trânsito e na sociedade como um todo.
Entregadores
Desde 2019, oferecemos seguros abrangentes que vão além da proteção tradicional, com benefícios voltados para saúde e bem-estar, como:
Despesas médicas e hospitalares em rede credenciada: Fornece atendimento médico, hospitalar, exames e fisioterapia através da parceria iFood e Rede Tem em clínicas e laboratórios credenciados. Após acionar essa cobertura e ter a aprovação, a pessoa entregadora receberá uma mensagem via whatsapp ou uma ligação para agendar a consulta/exame.
Reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas: Reembolsa as despesas com os procedimentos odontológicos, medicamentos, fisioterapia particular, exames, tratamentos e consultas médicas, caso venha a ocorrer acidentes com a pessoa entregadora durante suas entregas ou no trajeto de volta para casa.
Morte acidental: Essa indenização é paga em dinheiro quando o entregador vem a óbito decorrente de qualquer acidente sofrido durante uma entrega ou na volta para casa. Podendo ser solicitado pelo beneficiário legal (familiar ou não) ou por procurador(a)
Saúde e Bem-estar
Auxílio funeral: Essa indenização é paga em dinheiro juntamente com a cobertura de Morte Acidental aos beneficiários quando o entregador vem a óbito por morte acidental durante suas entregas ou no trajeto de volta para casa. Podendo ser solicitado pelo beneficiário legal.
Lesão Temporária (DITA – Diária de Incapacidade Temporária por Acidente): É uma indenização paga ao entregador em caso de afastamento igual ou superior a 7 dias decorrente de qualquer acidente sofrido durante uma entrega ou na volta para casa.
Invalidez Permanente (IPA – Invalidez Permanente por Acidente): Garante a pessoa entregadora uma indenização, em caso de invalidez permanente parcial ou total, decorrente de qualquer acidente sofrido durante entregas ou no trajeto de volta para casa.
Educação dos filhos: Destinado aos filhos do segurado que veio a óbito, decorrente de Morte Acidental. Elegíveis apenas filhos até 18 anos e, se o óbito ocorrer durante a rota de entrega iFood, ou na volta pra casa.
Recomeço famílias: O auxílio fornece encontros semanais sobre educação f inanceira e apoio emocional para as famílias dos entregadores em caso de morte acidental. É oferecido orientações de como investir o valor recebido decorrente da indenização coordenados pela DSOP (Organização dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo).
Benefícios para mulheres entregadora
Auxílio em caso de câncer: Em caso de diagnóstico de câncer de colo do útero e/ou mama, a entregadora parceira receberá uma indenização para auxiliar no tratamento e demais despesas.
Auxílio gestação: Para as mamães ficarem mais tranquilas durante suas entregas, um auxílio será pago em dinheiro ao descobrirem a gravidez.
Auxílio afastamento filhos: Esta cobertura garante à entregadora a indenização em caso de afastamento justificado por questões de saúde dos filhos.
Bem-estar da entregadora: É um auxílio limitado para cuidados pessoais da entregadora. O auxílio é oferecido via reembolso do serviço adquirido.
Saúde e Bem-estar
Através da Avus, uma plataforma parceira de benefícios em saúde e que facilita o acesso aos cuidados e saúde de qualidade, é oferecido também os serviços de Plantão 24h, consultas presenciais e descontos em medicamentos para os entregadores
Para além desses benefícios, os entregadores e/ou os seus familiares podem contar com o apoio da Central Social em casos de sinistros graves (aqueles que resultam em uma lesão permanente, risco de vida ou óbito). A iniciativa oferece acompanhamento social e psicológico para os entregadores (nos casos de lesão permanente e/ou risco de vida) e para os familiares (em caso de óbito), auxiliando o acesso ao seguro contra acidentes pessoais disponibilizado pelo iFood, o acesso à benefícios sociais e ferramentas psicossociais para lidar com o luto e/ou o trauma.Para além desses benefícios, os entregadores e/ou os seus familiares podem contar com o apoio da Central Social em casos de sinistros graves (aqueles que resultam em uma lesão permanente, risco de vida ou óbito).
A iniciativa oferece acompanhamento social e psicológico para os entregadores (nos casos de lesão permanente e/ou risco de vida) e para os familiares (em caso de óbito), auxiliando o acesso ao seguro contra acidentes pessoais disponibilizado pelo iFood, o acesso à benefícios sociais e ferramentas psicossociais para lidar com o luto e/ou o trauma.
Além disso, em situações de violência, os entregadores têm à disposição a Central de Apoio Jurídico e Psicológico, voltada ao atendimento de vítimas de discriminação, agressão física, ameaça ou violência sexual. Essa central prioriza o acolhimento, o acesso à justiça e o amparo emocional. O projeto é realizado em parceria com a Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que oferece assistência jurídica e psicológica gratuita para entregadores que enfrentaram essas situações, garantindo suporte necessário para superar tais adversidades.
Para acessar mais informações e como acessar esses serviços acesse Seguro Pessoal iFood: https://entregador.ifood.com.br/vantagens/seguro-pessoal
Proteção de Dados e Privacidade
Garantimos que a privacidade de todo o nosso ecossistema colaboradores, clientes, entregadores, restaurantes e parceiros seja totalmente protegida, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras regulamentações aplicáveis. Frequentemente promovemos conscientização interna sobre boas práticas em privacidade e segurança.
Recursos de
Denúncia e reparação
Estamos comprometidos com a prevenção e proteção de todas as pessoas que têm contato com a plataforma. Não toleramos quaisquer formas de violências e discriminações em nosso ambiente de trabalho e em nosso ecossistema, que engloba os parceiros, clientes, entregadores(as) e fornecedores(as).
Nossovflete os valores e princípios praticados em todo nosso ecossistema. Ele estabelece diretrizes claras sobre os comportamentos esperados de todas a s pessoas, independentemente do nível hierárquico ou função desempenhada. Complementarmente, nosso Código de Ética e Conduta para Terceiros orienta fornecedores, parceiros comerciais e
prestadores de serviço sobre as práticas e padrões exigidos em nossas relações. Juntos, estes documentos reforçam nosso compromisso com a integridade, transparência e responsabilidade em todas as operações e relacionamentos comerciais, e evidenciam nossa determinação em gerar um impacto positivo para todos que fazem parte do ecossistema iFood
Disponibilizamos alguns recursos para que qualquer pessoa impactada por nossas atividades possa relatar, de forma confidencial, casos de violação de direitos humanos, são eles:
Canal de Integridade
Espaço seguro onde qualquer pessoa pode comunicar anonimamente condutas que não sejam éticas, transparentes, íntegras ou que estejam em desacordo com regulamentos internos e legislação vigentes.
Para acessar entre no site https://www.canaldeintegridade.com.br/ifood preencha os dados e envie o relatório que será analisado pela empresa que investigará o caso.
Central de Segurança
disponível no aplicativo
do entregadora
Espaço criado no aplicativo em que os entregadores possam reportar caso sejam vítimas de violências, discriminações ou acidentes. Para acessar, o entregador deve entrar no App iFood para Entregadores se estiver em rota
Para acessar, o entregador deve entrar no App iFood para Entregadores se estiver em rota
Para Pessoas Entregadoras
Disponível pelo aplicativo do Cliente
Através do aplicativo do cliente pode ser reportado casos de discriminação e violência.
Para acessar o cliente deve entrar no aplicativo após realizar o pedido, e vá em:
Para Clientes e Consumidores
Disponível pelo Portal do Parceiro
Através do aplicativo do cliente pode ser reportado casos de discriminação e violência.
Para acessar o cliente deve entrar no aplicativo após realizar o pedido, e vá em:
Para Clientes e Consumidores
Desenvolvemos uma robusta Política de Combate à Discriminação e Violência, implementada em fevereiro de 2024, que estabelece tolerância zero para atos de racismo, violência ou discriminação em nosso ambiente de negócios. Durante 2024, processamos mais de 19.000 reclamações válidas, das quais 90% resultaram em sanções, incluindo banimentos permanentes. Também oferecemos a cartilha de acesso à justiça e direitos, que reúne temas importantes sobre letramento racial para todos os públicos.
Oferecemos suporte especializado para aqueles que enfrentam desafios profissionais, promovendo apoio no enfrentamento de situações de discriminação e violência, com uma iniciativa dedicada a acolher e garantir soluções dignas. A Central de Apoio Jurídico e Psicológico ofereceu suporte direto a mais de 400 entregadores nos 2 primeiros anos da iniciativa.
Governança, Monitoramento e Transparência
Reconhecemos nosso papel essencial no desenvolvimento econômico e sustentável e reafirmamos nosso compromisso em promover práticas responsáveis e comprometidas com os Direitos Humanos em todo o nosso ecossistema.
O engajamento com as partes detentoras de direitos se dá por meio de consultas regulares com nossos stakeholders (colaboradores, entregadores, fornecedores, comunidades e parceiros). Também adotamos um processo contínuo de melhoria com base no feedback recebido por meio de nossos canais de engajamento.
Por isso, implementamos um sistema de 21 mensuração dos projetos com indicadores conectados aos princípios dos direitos humanos, que inclui ferramentas para identificar, prevenir e mitigar os riscos dentro de nossas operações e em nossa cadeia de suprimentos
O IFood compromete-se a revisar sua Declaração de Direitos Humanos a cada dois anos, garantindo que o documento se mantenha alinhado às mudanças nas legislações, nos contextos sociais e às melhores práticas internacionais.
Adicionalmente, sempre que forem identificadas alterações relevantes ou novos riscos associados aos direitos humanos, poderão ser realizadas revisões extraordinárias para assegurar a continuidadee a eficácia das políticas adotadas. A aprovação da Declaração será conduzida por diversas áreas internas, assegurando a precisão e a integridade das informações apresentadas.
Para garantir a transparência das nossas ações, publicamos nossos relatórios de sustentabilidade e transparência a cada dois anos, para medir os avanços dos compromissos assumidos. Também publicamos relatórios bianuais de impacto ambiental. A compensação total de nossas emissões de carbono foi auditada pelos padrões das metas SBTi
Conclusão
Convidamos todos a construir juntos um caminho mais justo e acolhedor. No iFood, acreditamos que respeitar os direitos humanos, valorizar a diversidade e promover a inclusão e equidade não são apenas obrigações, mas a essência do que somos e queremos ser. Queremos criar um impacto positivo que vá além do nosso negócio, que transforme vidas e inspire mudanças reais. Este compromisso reflete nosso propósito de Alimentar o Futuro do Mundo e sabemos a importância de ouvir, aprender e agir com responsabilidade. Seguimos juntos nessa jornada, porque acreditamos que um mundo mais humano é possível – e começa aqui, agora, com cada um de nós.