O que é a Central de Apoio do iFood para entregadores?

Conheça o serviço de assistência psicológica e jurídica gratuita para quem sobre discriminação e outros tipos de agressão e assédio

Em junho de 2023, o iFood lançou uma Central de Apoio Jurídico e Psicológico que fornece assistência jurídica e psicológica para e entregadores e entregadoras que sofram discriminação de clientes ou de restaurantes durante seu trabalho.

Essa central, hoje, ampliou seus serviços para também dar suporte aos entregadores e entregadoras que passem por casos de agressão física, ameaça, assédio, abuso e/ou violência sexual.

O iFood não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores.

“Isso não é um problema só dos entregadores do iFood, é um problema que está enraizado em toda a sociedade brasileira, que é o racismo”, afirma Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood. “Decidimos dar um passo para a inibição da impunidade e de novos casos de racismo.”

Como funciona a Central de Apoio?

Para informar esse tipo de ocorrência, entregadores e entregadoras contam com um canal de denúncia em seu aplicativo. Para fazer a denúncia, basta entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores, clicar na opção “Alerta de casos graves” e selecionar “Quero reportar um caso grave”. 

“Essa iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados”, afirma Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood. “Fazer a denúncia no canal correto agiliza o atendimento e garante que o entregador terá a assistência necessária de forma ágil e eficiente.”

Quando a denúncia é feita no app, o time de Segurança do iFood entra em contato com o entregador ou entregadora para realizar o acolhimento e entender melhor o que aconteceu e oferecer assistência gratuita por meio da Central de Apoio Jurídico e Psicológico. 

Além do atendimento psicológico com sessões de terapia, os entregadores e entregadoras contam com o suporte jurídico da Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito, fundada pela advogada carioca Dione Assis.

As advogadas da Black Sisters in Law apoiam todo o processo jurídico, desde o registro do boletim de ocorrência até a finalização da investigação do caso na delegacia. 

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