Relatório de Impacto e Sustentabilidade
abril/2023 a março/2025

Relatório de Impacto e Sustentabilidade

Mensagem da
Administração

Carta do Presidente

Diego Barreto
Presidente do iFood

Com oito anos de grupo Movile e, desde 2018, como diretor financeiro e vice-presidente de estratégia no iFood, participei de momentos-chave da empresa, como a implementação do modelo de gestão e o fortalecimento da cultura que temos hoje, dois aspectos que nos fizeram chegar no patamar de uma das principais plataformas de delivery da América Latina. Entre outros marcos desse período, destaco o início da operação de logística e, mais recentemente, a expansão para mercados, farmácias, pet shops, setor de benefícios e fintech, posicionando o iFood como um negócio que vai além do delivery de comida.

Foram seis anos ao lado do Fabricio, compartilhando sua visão de futuro e tomando decisões importantes. Sinto muito orgulho em assumir a liderança de um ecossistema de soluções de entrega que atende a diferentes necessidades do mercado. Em março, nosso negócio somou R$ 6 bilhões em volume total movimentado (GVM), impulsionado pelo forte desempenho do nosso core business (food delivery) e pelo crescimento de outras verticais, como a de mercado e benefícios. Juntas, elas respondem por 40% de todo o nosso negócio.

Há dois anos, oferecemos soluções financeiras para restaurantes, incluindo pagamento e crédito. Com experiência e planejamento, em maio de 2024, lançamos o primeiro banco digital para o setor, otimizando a gestão financeira e o acesso a crédito aos empreendedores brasileiros. Traremos os desdobramentos desse novo negócio em nosso próximo relatório.

Estou comprometido em continuar a estratégia de inovação e crescimento exponencial do iFood, mantendo uma gestão ancorada na visão e estratégia atuais, além da busca por gerar impacto positivo no país por meio da educação.

Vejo a educação e o aprendizado contínuo como motores de mudanças, que também ampliam a perspectiva sobre inclusão e diversidade. Entre os programas que continuamos apostando está o Meu Diploma do Ensino Médio, direcionado aos parceiros de entrega. O projeto faz parte do nosso propósito de Alimentar o Futuro do Mundo com um olhar atento a quem está em nosso ecossistema e que precisa de uma nova oportunidade para finalizar o estudo básico e, consequentemente, ampliar seus sonhos e planos. Também temos nossa plataforma educacional iFood Decola com trilhas de conhecimento disponíveis em mais de 100 cursos. Apenas sobre direção segura, são nove. Em março, inclusive, o curso Segurança nas Entregas se tornou obrigatório aos parceiros de entrega recém-chegados no aplicativo. Outros temas relacionados a empreendedorismo, combate ao desperdício e gestão financeira também são uma forma que encontramos de apoiar o crescimento dos nossos parceiros que são donos e donas de restaurantes.

Em 2023, nos tornamos a primeira empresa brasileira e da Gig Economy a integrar a Good Work Alliance, um grupo do Centro para a Nova Economia e Sociedade do Fórum Econômico Mundial, para estabelecer padrões saudáveis, equitativos e justos para um futuro do trabalho mais digno. Em 2024, assumimos quatro compromissos com o Fórum relacionados ao futuro do trabalho. São eles: endereçar 100% das denúncias de casos de discriminação com suporte jurídico e psicológico (quando acionado pelo parceiro de entrega) até 2024; garantir que 100% dos parceiros de entrega tenham acesso a treinamentos, cursos e trilhas educacionais até 2025; alcançar a meta de 100% dos parceiros de entrega conscientes de que o iFood oferece suporte jurídico e psicológico em caso de discriminação e garantir que eles entendam como acessá-lo até 2025; possibilitar e incentivar a conclusão do ciclo educacional básico para 100% da base dos parceiros de entrega para que eles se formem no ensino médio.

A Nova Economia e os conceitos de tecnologia proprietária e cultura da inovação são as bases do nosso trabalho, permitindo a criação e o desenvolvimento de ideias com liberdade interna para produzi-las. A inovação contínua, orientada por resultados, garante que cada interação seja mais inteligente, ágil e única. Por isso, investimos constantemente em novas funcionalidades e temos mais de 100 modelos de inteligência artificial em operação, que otimizam todo o fluxo do aplicativo, desde a abertura até a entrega do pedido, elevando nossa eficiência operacional.

A inovação em alta escala também pode ser uma aliada para trazer alternativas ao plástico no delivery e contribuir com a meta de reduzir em 50% a presença de plástico nas entregas e reciclar o restante até 2025. O programa Amigos da Natureza, por exemplo, evitou o envio de mais de 700 toneladas de plástico aos consumidores, um salto de 48% se comparado ao ano fiscal anterior. Em 2023, fizemos investimentos relevantes para contribuir com o desenvolvimento de embalagens alternativas ao plástico, bem como com a cadeia de reciclagem. Foram mais de R$ 2,5 milhões destinados a novos formatos e materiais de embalagens, além de projetos de logística reversa.

Na agenda de descarbonização, até 2025, nosso compromisso é alcançar 50% das entregas próprias realizadas por modais não poluentes, priorizando a eletrificação da frota. Em 2023, um em cada cinco pedidos foi entregue por modais não poluentes, incluindo bicicletas, bicicletas elétricas e motos elétricas.

Nos próximos anos, continuaremos evoluindo junto ao nosso ecossistema, impulsionando inovações disruptivas e gerando valor compartilhado.


Nosso ecossistema e jornada de impacto

Somos uma empresa brasileira de tecnologia.

De um simples guia impresso de cardápios em 2011 a uma potência tecnológica líder na América Latina, o iFood exemplifica inovação e crescimento acelerado. Movidos pelo propósito de "Alimentar o Futuro do Mundo", buscamos gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais para todo nosso ecossistema.

Hoje, conectamos mais de 400 mil estabelecimentos parceiros e 360 mil entregadores, possibilitando 120 milhões de pedidos mensais para 55 milhões de usuários ativos. Em 2024, registramos crescimento de 13% nos pedidos, com presença em mais de 1.500 cidades brasileiras.

Com impacto de 0,55% no PIB brasileiro (FIPE 2024), vamos além das entregas, liderando um ecossistema de inovação e impacto social com tecnologias avançadas para atender às demandas de consumidores e parceiros.

Número de pedidos por mês

Marketplace

+ de 0 mil entregadores e entregadoras
+ de 0 mil estabelecimentos (restaurantes, mercados, farmácias, pet shops, varejistas)
+ de 0 milhões de clientes

O marketplace do iFood se destaca como uma plataforma estratégica de conveniência multicategoria, conectando estabelecimentos e consumidores tanto no ambiente digital (app iFood) quanto físico (iFood Salão).

Transformamos a experiência de consumo ao oferecer acesso rápido a refeições variadas e compras em supermercados, atacados, farmácias e pet shops, com preços competitivos e entrega no mesmo dia. Nossa plataforma elimina a necessidade de deslocamento, atendendo pessoas em diversas localidades com ampla variedade de opções.

Fundamentados em tecnologia e inovação, oferecemos serviços práticos, rápidos e seguros para 55 milhões de clientes, enquanto servimos como vitrine para mais de 400 mil parceiros. Processamos cerca de 120 milhões de transações mensais, com 40% das entregas realizadas por nossa rede de 360 mil entregadores cadastrados.

iFood Pago

+ de 0
contas digitais

O iFood Pago, lançado em junho de 2024, estabeleceu-se como banco digital especializado para restaurantes, oferecendo soluções financeiras que otimizam a gestão de 180 mil parceiros em todo o Brasil. Com R$ 2 bilhões já concedidos em crédito, a plataforma disponibiliza conta digital completa, antecipação de recebíveis e crédito facilitado com taxas competitivas baseadas no desempenho do restaurante no iFood, além da inovadora Maquinona, uma solução avançada que integra vendas, marketing e gestão de dados, oferecendo ferramentas para maximizar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Com o iFood Salão, expandimos além do delivery, implementando tecnologia nos estabelecimentos físicos através de totens de autoatendimento que otimizam pedidos e reduzem filas. Nos testes iniciais, essa solução capturou 75% do GMV dos participantes, com projeção de 1 milhão de pedidos via totens até o primeiro trimestre de 2025, gerando insights valiosos sobre comportamento dos clientes.

Nossa vertical de Benefícios oferece acesso a vale-refeição e vale-alimentação em 4 milhões de estabelecimentos brasileiros, incluindo os 400 mil parceiros iFood, através de um cartão multi benefícios que também contempla mobilidade, cultura, educação, trabalho remoto e saúde, proporcionando autonomia para colaboradores e equipes de RH com gestão simplificada.


Nosso impacto econômico

Como conectores de pessoas e negócios através da tecnologia, geramos valor para a sociedade ao impulsionar oportunidades de renda e crescimento para pequenos e médios estabelecimentos e parceiros entregadores. Nossa atividade produz um efeito multiplicador que beneficia diversos setores da economia, da alimentação ao desenvolvimento de sistemas.

De acordo com a pesquisa FIPE 2024, nosso ecossistema movimentou R$ 110 bilhões em valor bruto da produção em 2023, representando 0,55% do PIB brasileiro, e gerou aproximadamente 909 mil postos de trabalho diretos e indiretos, equivalente a 0,91% da população ocupada no país.

Impacto Econômico

Efeito multiplicador iFood na economia brasileira:

Produção estimulada

para cada

R$ 1 mil

gastos na plataforma,

efeito multiplicador

gera-se um adicional de

R$ 1.390,00

na economia do país

Impostos indiretos adicionais

para cada

R$ 1 mil

arrecadados diretamente em impostos devido às transações na plataforma,

efeito multiplicador
R$ 1.119,00

adicionais são indiretamente arrecadados.

Empregabilidade ampliada

a cada

100

postos de trabalho gerados pelo iFood, outros

efeito multiplicador
67

são indiretamente adicionados na economia brasileira.

A Jornada de Sustentabilidade

A jornada de sustentabilidade do iFood iniciou-se em 2019, após a consolidação de sua operação logística e durante uma fase de crescimento acelerado como um dos primeiros unicórnios brasileiros. Anteriormente, iniciativas isoladas já existiam por iniciativa de alguns FoodLovers, como os Grupos de Afinidade e a feature de Doações.

Nos últimos anos, o iFood estruturou sua abordagem de sustentabilidade com uma visão ambiciosa, equipe qualificada e metas desafiadoras. Nossa estratégia foi construída sobre três pilares fundamentais (EMI), onde já colhemos resultados significativos:

- Educação: Superamos nossas expectativas ao impactar mais de 5 milhões de estudantes do ensino básico através das iniciativas Aprendizap e MovTech - um marco que excedeu nosso objetivo inicial.

- Meio Ambiente: De 2021 até 2024 neutralizamos 100% das entregas próprias, alcançando o objetivo antes do prazo. Agora, direcionamos nossos investimentos para a próxima fase: redução de emissões através de modais de transporte mais limpos.

- Inclusão: Alcançamos 38,5% de representatividade feminina em posições de alta liderança, demonstrando nosso compromisso com a diversidade nos níveis estratégicos da organização.

Compromissos Resultados Prazo Daqui pra frente
Educação
Educação Impactar 5 milhões de estudantes na Educação Básica, fomentando tecnologia e disciplinas relacionadas à STEM nas redes públicas de educação Superamos o objetivo ao alcançar mais de 5 milhões de estudantes, a partir do esforço combinado das iniciativas Aprendizap e MovTech 2025 Renovamos nosso compromisso com a Educação ao firmar em 2024 compromissos junto ao Fórum Econômico Mundial de sustentar o acesso a 100% dos entregadores a bolsas e incentivos para a conclusão do Ensino Médio, bem como às trilhas educacionais para que qualquer pessoa possa aprender a ampliar seus ganhos, segurança e bem estar junto ao iFood.
Capacitar 5 milhões de pessoas para o trabalho do futuro Foram emitidos mais de 1.3 milhão de certificados no iFood Decola, em trilhas educacionais sob-medida voltados para entregadores e restaurantes. 2025 O compromisso com o futuro do trabalho junto ao WEF passa a contemplar também a oferta de apoio jurídico e psicológico para no mínimo 90% dos casos envolvendo discriminação com parceiros de entregas, bem como garantir que eles conheçam e saibam utilizar este serviço.
Formar e empregar 25 mil pessoas de grupos sub-representados e baixa renda na área de tecnologia Alcançamos 48% do compromisso de formação e 20% de empregabilidade na área de Tecnologia até março de 2025: 12.060 formados e 5.127 empregados, via iniciativas como MovTech e Potência Tech. 2025 O objetivo de ampliar a formação e empregabilidade de pessoas de grupos sub-representados na área de tecnologia segue contemplado pela ampliação desses perfil no time de Tecnologia do próprio iFood, refletido nas ambições de DE&I.
Meio Ambiente
Meio Ambiente Zerar a poluição plástica no delivery até 2025, reduzindo em 50% a presença do plástico nas entregas e reciclando o restante, tendo como base o volume gerado em 2021 Redução de 27% para 26% de plástico nas embalagens de Delivery, e 1.686 toneladas recicladas, equivalente a 2% do restante de plástico. 2025 Revisamos a estratégia de resíduos plásticos e ajustamos nossas metas, levando em conta nosso crescimento significativo. Estamos ampliando soluções com foco em métricas mais precisas, fomentando a redução de custos de embalagens sustentáveis, incentivando sua distribuição para parceiros e investindo em cadeias de reciclagem em cidades-chave no Brasil. Permanecemos comprometidos com a redução do uso de plástico, indo além dos compromissos originalmente assumidos.
Tornar neutra a emissão de CO? e atingir 50% das entregas via iFood (full service) com veículos não poluentes. Até outubro de 2024, compensamos as emissões de CO? por meio da compra de créditos de carbono para todos os pedidos desse período. No entanto, reconhecemos a necessidade de amadurecer nossa estratégia e buscar alternativas adicionais.
100% neutro
em média 10% modais limpos
2025 Renovamos nosso comprometimento em reduzir as emissões do iFood, bem como em contribuir para a solução dos impactos sistêmicos. Focaremos na expansão de entregas e entregadores com modais limpos, além de aumentar nossa eficiência logística. Estamos em construção dos targets baseados em ciência (SBTi) para a redução de emissões, que irão nortear nossas ações daqui em diante.
Educação
Educação 50% de mulheres na liderança Saltamos de 28% para 46% a representatividade de mulheres na liderança desde 2019.

Tecnologia é a única área em que a paridade de gênero na liderança ainda não foi alcançada pelo desafio estrutural de falta de mão de obra feminina nesta carreira.
2023 Enquanto sustentamos a presença feminina na alta liderança seguimos comprometidos em avançar consistentemente rumo aos percentuais de representatividade definidos inicialmente nos demais recortes.
35% de mulheres na alta liderança Superamos o objetivo original de 35% de representatividade feminina na alta liderança desde 2023 e mantivemos a evolução constante até 38,7% em Março de 2025. 2023
40% de pessoas negras em geral Saltamos de 21% para 35% de pessoas negras no iFood desde 2019 - um crescimento de 67%. Ainda abaixo do objetivo de 40%. 2023
30% de pessoas negras na liderança Saltamos de 14% para 23% de pessoas negras na liderança desde 2019 - um crescimento de 65%. Ainda abaixo do objetivo de 30%. 2023

Evolução para uma Nova Estratégia de Impacto e Sustentabilidade

O iFood está evoluindo sua abordagem ESG, transformando a Vice-Presidência de Impacto Social em Impacto e Sustentabilidade para refletir uma visão mais integrada. A nova estratégia mantém foco nos pilares de futuro do trabalho, educação e meio ambiente, enquanto aprofunda a conexão com inovação tecnológica.

Os esforços concentram-se em reduzir emissões de CO2 e uso de plásticos, garantir condições de trabalho dignas, fornecer educação de qualidade e apoiar pequenas e médias empresas. Reconhecendo seu papel na Gig Economy, o iFood busca estabelecer padrões globais que equilibrem eficiência econômica e responsabilidade social.

A colaboração com stakeholders e governos será fundamental para alcançar transformação sustentável em toda a cadeia de valor, posicionando a empresa como referência no setor e criando soluções duradouras para os desafios futuros.

Em 2023, o iFood tornou-se a primeira empresa brasileira e da Gig Economy a integrar a Good Work Alliance do Fórum Econômico Mundial, focada em padrões mais dignos para o futuro do trabalho.

Em 2024, formalizamos quatro compromissos com o Fórum Econômico Mundial sobre o Futuro do Trabalho na Gig Economy.

1

Garantir que apoio jurídico e psicológico seja oferecido em 90% dos casos de discriminação envolvendo entregadores (atualmente estamos acima da meta, com 96%) e que 100% dos casos levados sejam concluídos* (atualmente em 93%) até 2026.

2

Aumentar a conscientização entre os entregadores sobre o fornecimento de suporte jurídico e psicológico do iFood para casos de discriminação e garantir que eles entendam como acessá-lo, com o objetivo de atingir 75% (atualmente 38%) até 2026.

3

Garantir que todo o pessoal de entrega tenha acesso a treinamento, cursos e oportunidades educacionais para melhorar seu desempenho e ganhos na plataforma até 2025.

4

Promover a conclusão do ensino médio para 100% da base de entregadores que se candidatarem à bolsa de estudos

Mapa do Impacto do iFood

Temas materiais que direcionam nossa estratégia

No iFood, gerenciamos ativamente os temas ambientais, sociais e de governança (ESG) mais relevantes para nosso ecossistema, oferecendo transparência aos nossos stakeholders.

Nossa metodologia de materialidade identifica os aspectos cruciais que exigem atenção para maximizar impactos positivos e mitigar riscos. Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, definimos 11 temas materiais estratégicos que orientam nossas iniciativas de sustentabilidade, projetando um futuro mais inclusivo e sustentável.

Mapa do Impacto do iFood

Inovação como identidade

Cultura de inovação

Como foodtech ancorada na Nova Economia, acreditamos que tecnologia proprietária e cultura de inovação são fundamentais para revolucionar e promover crescimento em todo nosso ecossistema de empreendedores, entregadores e consumidores.

Nossa abordagem de inovação baseia-se em três pilares essenciais:

  1. Cultura: Entendemos que a inovação deve ser descentralizada e integrada nas estratégias de toda a empresa, não restrita a departamentos específicos.
  2. Visão Clara: Definimos com precisão onde queremos chegar, permitindo que múltiplas iniciativas descentralizadas se multipliquem quando compartilham a mesma direção.
  3. Tecnologia: Utilizamos ferramentas tecnológicas para resolver problemas complexos através de abordagens inéditas e transformadoras.

Metodologia para inovação disruptiva

iFood Move

Inteligência artificial aliada à eficiência operacional e experiência de todo o ecossistema iFood

Investimos em inteligência artificial visando eficiência operacional e melhoria contínua da experiência em nosso ecossistema. No iFood, a IA é utilizada de forma ampla e cultural por todos os colaboradores, alinhada à nossa filosofia de inovação descentralizada.

Nossa infraestrutura tecnológica conta com uma equipe especializada de engenheiros, cientistas e analistas de dados responsáveis por aproximadamente 100 modelos de IA de propósito específico. Todos seguem rigorosas diretrizes de ética e privacidade desde sua concepção, em conformidade com a LGPD, garantindo que não promovam discriminação nem reforcem desigualdades.

Focamos exclusivamente no desenvolvimento de modelos de IA de propósito específico, enquanto utilizamos e adaptamos modelos generativos de terceiros conforme necessário para nossa realidade.

O impacto positivo dessas tecnologias em nosso ecossistema nos levou a ser reconhecidos pela MIT Technology Review Brasil como uma das 20 empresas mais inovadoras por dois anos consecutivos até 2024.

Dora

A Dora atua como aliada inteligente nos pedidos de mercado no iFood. Este bot propositivo permite que clientes perguntem quais ingredientes precisam para uma receita específica. Através de comando de voz, a Dora entende o contexto, prepara uma lista de produtos e compara preços entre estabelecimentos parceiros, simplificando a experiência de compra e tornando-a mais divertida.

Anota AI

Como parte da estratégia de fomentar o crescimento do ecossistema, o iFood investiu na startup Anota AI em 2022. Esta ferramenta, que continua operando de forma independente sob liderança de seu fundador Jonas Casarin, otimiza o gerenciamento de pedidos para pequenos e médios empreendedores.

O Anota AI centraliza pedidos recebidos por diversos canais (iFood, WhatsApp, Instagram e outros), integrando-se ao número do próprio estabelecimento e mantendo sua identidade. A comunicação ocorre em tom humanizado, informando dados como cardápio e formas de pagamento, além de gerar insights estratégicos para melhorar a experiência do cliente. Importante destacar que o iFood não cobra comissão sobre pedidos realizados via Anota AI.

Toqan

Visando aumentar produtividade e desenvolvimento dos times, transformamos a forma de trabalho no iFood com o Toqan - uma inteligência artificial generativa integrada ao Slack que funciona como assistente pessoal para os FoodLovers. Desenvolvida pela Prosus e customizada para nossa realidade, esta ferramenta otimiza processos diários.

No último ano, o Toqan evoluiu com novas funcionalidades:

  • Conexão com serviços de armazenamento em nuvem
  • Comunicação através de qualquer canal do Slack ou interação direta
  • Aplicação de OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres)
  • Geração de imagens e realização de buscas na web em tempo real

Além disso, o Toqan está integrado ao Chat GPT4 e aos melhores modelos LLM (Large Language Model) abertos e fechados do mundo, potencializando ainda mais nossa produtividade.

Programa de Governança de Inteligência Artificial (IA)

O avanço da inteligência artificial, particularmente o uso crescente da IA generativa no cotidiano, torna essencial que a ética e a privacidade acompanhem a inovação desde sua concepção.

Para garantir que nossos modelos sejam desenvolvidos e aplicados de forma ética, ágil e segura, implementamos um programa de governança específico para inteligência artificial, estruturado em três pilares fundamentais:

Cultura

o investimento nesse pilar se dá por meio de capacitação e alinhamento interno sobre o uso adequado da tecnologia. Fomentar uma cultura para a utilização da inteligência artificial responsável gera conhecimento sobre o impacto que o modelo pode causar na sociedade (positivos ou negativos) e potenciais vieses e riscos.

Orientação

treinamentos de modelos e algoritmos com base em fundamentos éticos que dialogam com princípios legais de privacidade como transparência, explicabilidade, não discriminação, segurança, robustez, responsabilidade e prestação de contas. A partir dessa abordagem é possível fornecer à IA os elementos que nos possibilitem a tomada de decisões futuras mais justas.

Gestão

adoção de medidas eficazes que corroboram para o uso diligente da IA, no registro de suas atividades, na formalização das recomendações legais e no acompanhamento de seu desenvolvimento e aplicação. Nessa frente, a área Privacy & AI fez uma série de avaliações de riscos em modelos de inteligência artificial própria e de terceiros e implementou novas políticas com a elaboração do Guia IA Generativa e o Guia da IA responsável.

Restaurantes

Compromisso com a melhoria contínua e com a prosperidade dos empreendedores brasileiros

Quem são os restaurantes no iFood

O segmento de bares e restaurantes é responsável por empregar mais de 6 milhões de brasileiros, com uma sobrevida média de 3,4 anos por negócio, conforme dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) de 2023.


No ecossistema iFood, contamos com mais de 380 mil restaurantes parceiros, sendo a maioria composta por pequenos e médios empreendimentos.
+380 mil
Restaurantes
parceiros
+75 %
Pequenos e médios
empreendedores

O iFood acelera as oportunidades de negócio dos empreendedores brasileiros

Nossa missão é oferecer a plataforma de delivery com o melhor pacote de serviços para atender às necessidades dos restaurantes brasileiros. Considerando a diversidade demográfica e as diferentes realidades de negócio, ouvir atentamente os proprietários é fundamental para compreender suas necessidades e manter uma agenda de Melhoria Contínua efetiva, cocriando aprimoramentos na plataforma.

Além de impactar positivamente o setor de alimentação, nossa parceria com restaurantes contribui significativamente para a geração de empregos. De acordo com a pesquisa FIPE 2024, estabelecimentos que ingressaram no iFood entre 2017 e 2020 registraram crescimento expressivo na criação de postos de trabalho quando comparados a negócios semelhantes que não utilizaram a plataforma.

O iFood acelera as oportunidades de negócio dos empreendedores brasileiros

Conexão e Diálogo: nossa estratégia para a Melhoria Contínua

2021
  • Criação de novos canais de comunicação com o restaurante, como Instagram e Youtube;
  • Criação do Conexão iFood e início do relacionamento com produtores de conteúdos digitais;
  • Primeiro evento online exclusivo para restaurantes.
2022
  • Criação da Agenda de Melhoria Contínua;
  • Primeira turma do Fórum de Restaurantes;
  • Reformulação da tela de conciliação financeira, tornando-a mais amigável;
  • Critérios mais claros para se tornar um Super Restaurante;
  • Implementação de quatro ferramentas novas no processo de cancelamento de pedidos por parte dos clientes, incluindo a confirmação dos pedidos para evitar cancelamentos injustificados e a permissão para os restaurantes denunciarem clientes que agem de má-fé na plataforma.
2023
  • Implementação da nova política de cancelamentos para restaurantes com quatro momentos em que os pedidos podem ser cancelados - antes da confirmação do pedido, durante o preparo do alimento, durante e após a entrega;
  • Proposta de reembolso: funcionalidade simples e intuitiva que permite que o estabelecimento negocie com o cliente quando ocorre algum problema como, por exemplo, falhas parciais em um pedido.
  • Rota Devolução: garante a volta dos pedidos para os estabelecimentos em casos específicos de cancelamento (cliente não localizado; endereço de entrega não localizado e entrega em caso de risco).
  • Atendimento: automatização do processo que identifica avaliações suspeitas ou com falha logística;
  • Painel financeiro: melhoria para a organização e controle financeiro dos parceiros.
2024 e 2025
  • Melhorias com a implementação de atendimento via chat e ajuste nos tempos de entrega e preparo, visando aprimorar a precisão e a eficiência operacional;
  • Nova experiência para criação de cardápios no iFood;
  • Uso de Inteligência Artificial nos cardápios. Mais de 60% dos parceiros possuem a funcionalidade de descrição nos cardápios usando IA e demonstram interesse em conhecê-la. A maioria (81%) aceita as sugestões da ferramenta;
  • Nova tela que apresenta dados da operação em tempo real.
  • Lançamos ferramentas para diminuir o tempo de espera do entregador nos restaurantes, especialmente para parceiros com entrega própria
  • Foi implementada a negociação do atraso com o cliente, permitindo ajustes no tempo de entrega para pedidos atrasados.
  • Melhorias no processo de avaliação dos clientes.

Satisfação do nosso parceiro

Para avaliar a experiência dos restaurantes em nossa plataforma, realizamos mensalmente uma pesquisa amostral baseada em três indicadores principais:

  • Satisfação geral com a parceria do iFood;
  • Confiança no iFood para resolução de dores e problemas;
  • Grau de conhecimento da nossa Agenda de Melhoria Contínua.

Atualmente, este indicador mantém-se estável, enquanto trabalhamos intensamente em melhorias para fortalecer nossa percepção como parceiros de valor junto aos estabelecimentos.

Indicadores Meta - Funil

iFood Move

iFood Move

O iFood Move, maior encontro de restaurantes da América Latina, reuniu 10 mil participantes em sua primeira edição em setembro/2024, com palestras sobre inovação, marketing e inteligência artificial. O evento lançou ferramentas como iFood Pago, totem e Maquinona, além de premiar 65 Super Restaurantes e apresentar a pesquisa FIPE 2024 sobre impacto econômico. Com 60+ atividades, consolidou-se como plataforma essencial de networking. A próxima edição acontecerá em Agosto/2025.

Média mensal de acessos

Educação para ampliar prosperidade

O cenário brasileiro apresenta altas taxas de insucesso nos primeiros anos de pequenos negócios, refletindo a falta de acesso dos empreendedores a conhecimento de qualidade contextualizado às necessidades específicas de seus estabelecimentos, que disponibilizamos o iFood Decola para Restaurantes, nossa plataforma de aprendizagem online.

Impacto ambiental: embalagens sustentáveis

A poluição plástica representa um desafio global urgente, com o plástico de uso único correspondendo a 40% da produção total. Segundo o Pnuma, a produção duplicou nos últimos 20 anos, atingindo 460 milhões de toneladas em 2022, e pode triplicar até 2060 sem controle adequado.

Nossa estratégia sustentável concentra-se em três frentes: reduzir descartáveis, desenvolver alternativas ao plástico e fortalecer a reciclagem. Embora nossa meta inicial fosse reduzir a presença do plástico de 27% para 13,5%, alcançamos uma redução para 26% em 2024, após ajustarmos nossos cálculos para considerar o crescimento contínuo das operações.

Em termos concretos, reduzimos de 24,4g para 22,5g de plástico por pedido entre FY23 e FY25, representando uma diminuição de 7,8%, evidenciando nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental.

Gramas/Pedido

Entre abril/2023 e março/2025, alcançamos uma redução de 1.500 toneladas de plástico. Desde seu início, o programa já eliminou 2.200 toneladas de plástico, gerando economia de quase R$100 milhões para restaurantes. Atualmente, 75% dos consumidores optam por não receber talheres descartáveis, com participação de 168 mil restaurantes na iniciativa. Nossos esforços concentram-se em parcerias estratégicas para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento de embalagens sustentáveis para delivery.

Quantidade de plásticos por pedido e quantidade de resíduos por pedido

Entregadores e entregadoras

Quem são os entregadores no iFood

O Brasil, seguindo tendência mundial, vivencia uma revolução no mercado de trabalho com o crescimento das plataformas de intermediação. Segundo mapeamento do CEPI/FGV (2022), existem mais de 100 plataformas digitais operando no país, lideradas por apps de delivery e transporte. Destas, mais de um terço atua regionalmente, cerca de 25% nacionalmente e 20% são internacionais.

O Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em conjunto com a Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia), realizou, em 2025 a pesquisa nacional a trazer dados administrativos das principais empresas do setor, aliada a dados de pesquisas junto a mais de 3 mil trabalhadores. O estudo revelou um contingente de mais de 2,1 milhões de trabalhadores, sendo 1,7 milhão de motoristas e 455 mil entregadores. A maioria é representada por homens (98%), pessoas negras (68%), com Ensino Médio completo (63%).

Plataformas por atividade econômica

1,6 milhão

de pessoas trabalham por meio de aplicativos no Brasil


1,27 milhão

atuam como motoristas


385,7 mil

de pessoas trabalham por meio de aplicativos no Brasil

Regulamentação e diálogo social

No modelo Gig Work, flexibilidade e autonomia são fundamentais, permitindo que 46% dos entregadores utilizem uma plataforma como renda complementar (Cebrap, 2025). Em 2021, o iFood foi pioneiro ao apoiar publicamente o debate sobre regulação no Brasil.

Em 2023, o governo federal instituiu um Grupo de Trabalho Tripartite com 45 membros (governo, trabalhadores e empresas) para discutir uma regulamentação que garanta proteção social e segurança jurídica. Apesar dos avanços significativos até seu encerramento em novembro/2023, não se chegou a uma proposta de lei, principalmente devido a entraves no modelo previdenciário.

O iFood mantém-se disponível para colaborar com o Governo e o Congresso na construção de um modelo equilibrado que priorize os entregadores.

Diálogo constante

O iFood mantém iniciativas consolidadas de diálogo com entregadores para compreender impactos e implementar melhorias eficazes. Estas incluem diálogos institucionais com representantes da categoria, grupos focais para testar funcionalidades, pesquisas mensais, canais de atendimento humanizado e automatizado, além de um canal de contestação monitorado por equipe dedicada.

A evolução deste processo começou com o Fórum de Entregadores (2021), evoluiu para o programa Voz dos Entregadores (2022) com mais de 20 encontros regionalizados, e culminou nos Grupos de Trabalho (GT). Entre novembro/2023 e março/2024, o GT contou com 35 entregadores (35% mulheres, 25% de fora de SP), realizando 4 encontros sobre temas prioritários como suporte, segurança e sistema de score.

O processo de seleção para participação nos GTs prioriza diversidade de perfis, resultando em melhorias contínuas baseadas em insights reais dos parceiros.

Liberdade sindical

O iFood mantém diálogo construtivo com mais de 60 sindicatos e associações, três centrais sindicais e uma confederação. Em março/2024, estabelecemos nossa primeira Comissão de Conciliação Prévia (CCP) com o Sindimoto-RS, intermediada pelo TRT-4, para negociar acordos extrajudiciais com entregadores da capital gaúcha.

Em julho/2023, firmamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal e do Trabalho, encerrando investigação sobre suposto monitoramento de entregadores durante a pandemia. Embora tenhamos negado as condutas investigadas, reafirmamos nosso compromisso com a liberdade sindical, direito à paralisação e liberdade de expressão.

Nos Termos e Condições do aplicativo para Entregadores, garantimos explicitamente que não há penalização por sindicalização, associação, participação em paralisações ou manifestações, ou por expressar opiniões contrárias à plataforma.

Direcional estratégico

Direcional estratégico

Saúde, segurança e bem-estar

Combate à Discriminação

  • Plano Anti-Discriminação com três pilares: prevenção, educação e assistência
  • Central de Apoio Psicológico e Jurídico com Black Sisters in Law, atendendo 400+ entregadores (40% casos de discriminação)
  • Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça em parceria com Ministério da Justiça
  • Termo de Cooperação com Ministério da Igualdade Racial para campanha contra racismo

Segurança Viária (Visão Zero)

  • Botão de Emergência na tela inicial para reportar incidentes e acionar suporte
  • 35 mil certificados em cursos de segurança no trânsito pelo iFood Decola
  • Programa Pedal Responsa para ciclistas, com 28 mil entregadores formados
  • Campanhas Maio Amarelo alcançando 20+ milhões de pessoas
  • Experimentos com economia comportamental envolvendo 50 mil entregadores

Pontos de Apoio

  • 232 pontos de apoio em 15 cidades com infraestrutura completa
  • Utilizados por 80 mil entregadores mensalmente
  • Distribuídos estrategicamente conforme concentração de pedidos
  • Inclui 19 pontos próprios, 6 com Tembici, 3 com poder público e 203 em parceiros

Redução de Conflitos

  • Campanha #BoraDescer no Rio de Janeiro reduziu conflitos em 70%
  • Diminuição de 55% para 32% nos clientes que esperam receber pedidos no apartamento
  • Reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como referência global
  • Alcance de 17 milhões de pessoas e adesão de 1.500 síndicos

Renda digna e transparência

Em setembro/2024, o iFood lançou seu Portal de Dados para aumentar a transparência sobre ganhos e condições de trabalho dos entregadores. Os dados revelam ganho médio de R$28,04 por hora em 2024 (aumento de 8% em relação a 2023), com variações conforme a jornada: R$27,70/hora para até 90h mensais (90,9% da base), R$28,70/hora entre 90-180h (8,63%) e R$28,60/hora acima de 180h (0,47%).

Para jornadas de 20h semanais, os ganhos líquidos mensais variam entre R$1.138 e R$1.882; para 40h semanais, entre R$2.669 e R$4.037. Desde 2021, houve reajustes constantes, culminando em junho/2025 com valores mínimos de R$7 para bicicletas e R$7,50 para motos/carros, aumentos superiores à inflação acumulada de 4,8%.

Os reajustes dos entregadores

O iFood implementou diversas melhorias para valorizar seus entregadores. Atualmente, os entregadores recebem um valor de R$ 7 para quem utiliza bicicleta e de R$ 7,50 para quem faz entregas de moto ou de carro, por rota. Para aumentar a transparência, o aplicativo permite monitorar a "saúde da conta" e oferece múltiplos canais de suporte.

Rotas agrupadas

Entregadores desativados contam com dois mecanismos de contestação: direto (até 90 dias) e Projeto Segunda Chance (após este prazo), que já reativou 8 mil contas desde 2023. O sistema de pontuação (1 a 3) considera pedidos entregues/coletados, avaliações e pontualidade, com melhorias constantes como a remoção de penalizações por atrasos dos restaurantes.

O fundo iFood Chega Junto investiu R$ 1 milhão em 25 projetos desenvolvidos por entregadores (R$ 10-100 mil cada), incluindo cursos e iniciativas comunitárias, selecionados por comissão externa independente.

Educação: conectamos a educação com o ecossistema

+ de 373k drivers com cursos, que geraram + 1 milhao de certificaçoes

O iFood prioriza educação e inovação como pilares para a transformação social. Segundo a PNAD 2023, 8,8 milhões de brasileiros entre 18-29 anos não concluíram o Ensino Médio, problema que afeta 26% dos entregadores da plataforma (cerca de 120 mil pessoas), dos quais 76% desejam finalizar esta etapa educacional.

Como resposta, o iFood desenvolveu duas iniciativas principais:

1. iFood Decola: Plataforma gratuita com mais de 100 cursos sobre segurança no trânsito, finanças pessoais, manutenção de veículos e empreendedorismo. Já atendeu mais de 373 mil entregadores, gerando mais de 1 milhão de certificações.

2. Meu Diploma do Ensino Médio: Programa de bolsas educacionais para conclusão da educação básica.

Estas iniciativas integram os compromissos do iFood na Good Work Alliance (WEF), promovendo aprendizagem contínua, eliminando barreiras educacionais e criando oportunidades mais equitativas.

O Meu Diploma do Ensino Médio(MDEM), lançado em 2021, ataca um desafio significativo: 32% dos entregadores não concluíram o ensino médio. O programa alcançou resultados expressivos:

  • 11 mil aprovados desde o início do projeto em 2021
  • 14 mil inscrições para o curso preparatório do Encceja em 2023
  • Quintuplicação de formandos, com mais de 5 mil aprovações em 2023 e 5.329 adicionais em 2024
  • 45% dos participantes relatam um aumento de renda e 28% continuam seus estudos após o programa.
  • Auxílio de R$50 no dia da prova para minimizar impacto nos ganhos

Em 2024, o programa integrou-se ao AprendiZap Encceja, utilizando IA através do chatbot Mai via WhatsApp, que fornece suporte 24/7 para 19 mil alunos.

Complementarmente, o **iFood Conecta** oferece acesso a cursos técnicos e superiores em parceria com a Anhanguera Educacional, com mensalidades a partir de R$99 em diversas áreas acadêmicas.

Estas iniciativas reforçam o compromisso do iFood com a Good Work Alliance do Fórum Econômico Mundial para garantir acesso universal à educação.

Meu Diploma do Ensino Médio - Evolução do Projeto

Impacto Ambiental: Descarbonização e Eletrificação da Frota

O iFood reavaliou suas metas climáticas com dois objetivos ambiciosos para 2035: reduzir a intensidade de emissões em 63,8% e atingir 50% das entregas completas via modais limpos. A estratégia é focada na expansão de entregas com veículos não poluentes e no aumento da eficiência logística.

As metas serão instituídas ao Science Based Targets (SBTi), reforçando o alinhamento com o Acordo de Paris. Em 2024, a empresa integra a Aliança pela Mobilidade Sustentável, colaborando para promover veículos elétricos e infraestrutura de recarga no Brasil.

Atualmente, 7,6% dos pedidos full service já são entregues por modais limpos como bicicletas e motos elétricas, estabelecendo uma base para o crescimento contínuo desta iniciativa sustentável.

O iFood Pedal oferece condições diferenciadas para entregadores alugarem bicicletas convencionais ou elétricas. Inicialmente disponível apenas em São Paulo e Rio de Janeiro (2022), o programa expandiu-se para mais cinco cidades: Recife, Salvador, Brasília, Porto Alegre e Curitiba, gerando aproximadamente 800 mil pedidos mensais entre 2023-2025.

Viabilizado através de parceria com a Tembici, empresa referência em micromobilidade.

Aproximadamente

83 mil

entregadores utilizam modais limpos


45,1 milhões

milhões de pedidos foram feitos por modais limpos, representando em média 10% do total de pedidos do iFood


+4,2 mil

parceiros fazem parte do iFood Pedal, com uma média de 305 mil pedidos mensais


1.851

bicicletas elétricas estão ativas na frota


Emissões

O iFood elabora anualmente seu inventário de emissões seguindo o padrão GHG Protocol Brasil, com apoio de consultoria especializada (Future climate). Do total de 92 mil tCO2 emitidas, 87% provêm das entregas "full service" (Escopo 3), enquanto as operações diretas dos escritórios (Escopos 1 e 2) incluem principalmente consumo de água, energia elétrica e cerca de 1.728 litros de diesel, gerando aproximadamente 4 toneladas de CO2e em emissões fugitivas.

Importante destacar que a maior parte das emissões reportadas origina-se do consumo indireto de combustíveis nas operações de delivery, calculadas com base nas distâncias percorridas e reportadas como tCO2e.

Escopos Impacto iFood
Emissões
Métrica Emissões non-bio Emissões bio Comentário
Total de emissões diretas (Escopo 1) de GEE (CO2, CH4 e N2O) 3,95 tCO2e 0,58 tCO2e Óleo Diesel: BEN 2023 e MCTIC 2016 consultados na ferramenta brasileira GHG protocol
Total de emissões indiretas (Escopo 2) de GEE provenientes da aquisição de energia em toneladas métrica de CO2 equivalente calculadas com base na localização (CO2, CH4 e N2O) 101,92 tCO2e N/A Consumo de energia elétrica dos escritórios e dark stores do iFood
Total de outras emissões indiretas (Escopo 3) de GEE em toneladas métricas de CO2 equivalente 92.018,74 tCO2e 27.242,58 tCO2e Categorias do Escopo 3 consideradas no cálculo: bens e serviços comprados, transporte e distribuição (uptstream) , resíduos gerados nas operações, descolamento de funcionários, viagens a negócios e transporte e distribuição (downtream)
Intensidade de emissões por pedido. Métrica específica para calcular o índice: tCO2 eq. por milhões de pedidos 188,30 tCO2e/milhões de pedidos N/A Emissões diretamente estimadas do Escopo 3: categoria 11 uso de produtos vendidos. Focando em entregas realizadas via app iFood, uma vez que representa maior impacto para as emissões de GEE

De forma complementar, também investimos em ações de regeneração e restauração florestal em parceria com a Fundação S.O.S Mata Atlântica. Desde 2022, recebemos mais de R$ 1.4 milhão em doações para a entidade pelo aplicativo, que são destinadas ao plantio de mudas para conservar esse bioma. Com isso, mais de 80 mil árvores já foram plantadas, o equivalente a 32 hectares em restauração.

Investimento Social Privado

O iFood atua além de seu ecossistema através de iniciativas de impacto socioambiental. Na área de educação e tecnologia, tornou-se mantenedor do Todos pela Educação e criou o Potência Tech, que já atraiu mais de 50 mil pessoas de perfis sub-representados, investindo R$12 milhões e gerando 5 mil empregos. Também apoia a Fundação 1Bi e o Hub de Pesquisa em Computação da Unicamp.

1. Movimento Todos à Mesa
2. Hortas Pedagógicas
3. Incentivo a doações

POTÊNCIA TECH
(abril de 2023 a março de 2025)

+ de 5,1 mil

pessoas empregadas no mercado de tecnologia

+ de 14,3 mil

de bolsas financiadas pelo movimento

MARATONA TECH
(abril de 2023 a março de 2024)

+ de 187 mil

de estudantes de escolas públicas impactados com conteúdos relacionados a tecnologia

Doações no APP

O aplicativo iFood funciona como canal de doações, permitindo contribuições a partir de R$1 para ONGs parceiras. No período relatado, usuários doaram R$16.910.205,00, beneficiando mais de 500 mil pessoas em todo o Brasil. 100% dos valores são repassados às instituições, com o iFood absorvendo os custos das transações financeiras.

Entre as parcerias destacam-se organizações de educação (Todos pela Educação, Fundação 1Bi, CIEE), combate à fome (Ação da Cidadania, Amigos do Bem, CUFA), meio ambiente (SOS Mata Atlântica) e saúde (AACD, Instituto Ronald McDonald).

Durante as emergências climáticas no Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre e especialmente Rio Grande do Sul, foram realizadas campanhas especiais. No RS, o iFood mobilizou R$2 milhões em repasses emergenciais para entregadores e campanha de doações, além de oferecer assistência social, psicológica e telemedicina. A partir desta experiência, desenvolveu um playbook para atuação em futuras emergências climáticas.

FoodLovers

Cultura e Diversidade Equidade e Inclusão - DE&I

6.600
FoodLovers

O impacto do iFood começa internamente, com mais de 6.600 FoodLovers operando sob uma cultura fortemente alinhada à estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). A empresa utiliza dados para orientar decisões e implementar ações direcionadas, garantindo que a diversidade do ecossistema se reflita nas equipes internas.

Os valores fundamentais - Empreendedorismo, Resultados, Inovação e All Together - sustentam o propósito de "Alimentar o Futuro do Mundo" e são operacionalizados através do Jeito iFood de Trabalhar (J.I.T), um conjunto de dez princípios orientadores.

Como organização "ambidestra", o iFood combina excelência operacional com criatividade, enquanto prioriza a segurança psicológica e utiliza tecnologia e inteligência de dados para promover decisões assertivas e inclusivas em todos os níveis.

Mais de

30%

dos nossos times estão fora de São Paulo

51 FoodLovers

atuam de outros países

Remuneração e Benefícios

O iFood oferece uma política de remuneração competitiva e abrangente, demonstrando seu compromisso com a valorização dos FoodLovers. A abordagem transparente considera múltiplos fatores: desempenho, função, tempo na empresa, senioridade e área de atuação, buscando mitigar diferenças por gênero e raça.

O diferencial está nos benefícios flexíveis, distribuídos através de um programa de pontos que permite personalização conforme necessidades individuais, incluindo assistências médica e odontológica, refeição, seguros e assistência pet. Adicionalmente, oferece benefícios que não consomem pontos, como plano de academia, auxílio creche, assistência jurídica e financeira, programa de transição de gênero e subsídio a medicamentos.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Entre abril de 2023 e março de 2025, alcançamos:

23%

de pessoas negras em cargos de liderança e

46%

de mulheres em cargos de liderança e

35%

no quadro geral

38,5%

na alta liderança

(Veja tabelas sobre o tema no capítulo Anexos)

O crescimento do iFood impulsiona e beneficia a diversidade em seu ecossistema. Os dados atuais revelam um panorama diversificado: 68% dos entregadores são pessoas negras, 57% dos consumidores são mulheres (39% são pessoas negras), e há equilíbrio de gênero entre proprietários de estabelecimentos parceiros (47% feminino, 49% masculino).

Desde o estabelecimento da agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão em 2019, avanços significativos foram alcançados: as lideranças femininas cresceram 64%, com aumento de 46% nas mulheres na alta liderança. A presença de pessoas negras aumentou 76% no quadro geral e 64% na liderança.

Em 2021, a empresa anunciou compromissos públicos de representatividade, superando a meta de mulheres na alta liderança (38,5% em 2023). Embora nem todas as metas tenham sido atingidas no prazo, o iFood mantém seu compromisso através de uma estratégia que inclui abordagens personalizadas por área, desenvolvimento de liderança consciente e utilização de dados e tecnologia para decisões mais inclusivas.

Diversidade, Equidade e Inclusão

Inclusão e Pertencimento

Em um ambiente de alta performance, o iFood prioriza a segurança psicológica e a inclusão como fatores essenciais para equipes mais plurais, realistas e inovadoras.

O iFood estruturou o Pólen, conjunto de cinco grupos de afinidade formados por FoodLovers de grupos sub-representados e aliados:

  • Empodera Elas
  • Orgulho Negro
  • LGBTI+Amor
  • Corpo Livre
  • Sem Barreiras

Na agenda racial, desde 2021 o iFood é signatário do Pacto pela Promoção da Equidade Racial, e em 2023 uniu-se ao movimento Carreiras Com Futuro, iniciativa interempresarial voltada ao desenvolvimento profissional de pessoas negras em todos os níveis organizacionais.

Baobá

Lançado em fevereiro/2024, o Projeto Baobá é uma iniciativa pioneira para desenvolvimento de carreira de FoodLovers negros, com módulos sobre carreira, comunicação e gestão de projetos. Desenvolvido com as consultorias Crescimentum e Humãnare, alcançou 1.676 horas de capacitação para 276 participantes, com NPS de 91. O programa oferece certificação, reconhecimento para os melhores colocados, dobro da verba do PDI e oportunidades de networking através de canal exclusivo no Slack.

Nossa principal métrica de inclusão

Métrica de inclusão

Em 2021, o iFood implementou o Índice de Segurança Psicológica (ISP), baseado na metodologia da Dra. Amy Edmondson, para avaliar a inclusão de grupos sub-representados. Em 2023, integrou-o à ferramenta "Fala Aí", permitindo avaliações trimestrais automatizadas em vez de anuais. Nos últimos dois anos, a empresa manteve média de 8,7 no ISP, avançando na meta de reduzir diferenças entre grupos minorizados e demais FoodLovers, enquanto capacita líderes para ações mais consistentes e imediatas.

Saúde e segurança

iDoc

O iFood mantém um sistema completo de gestão de saúde e segurança para seus 6.600 FoodLovers e terceirizados, com equipe especializada que inclui médicos, enfermeiros e engenheiros de segurança. A empresa implementa o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO), além de oferecer treinamentos específicos. O programa iDoc proporciona atendimento multidisciplinar preventivo, análise ergonômica e, recentemente, lançou o iDoc LifeStyle para incentivar mudanças de hábitos com acompanhamento profissional.

Governança

O iFood opera com uma estrutura de governança robusta baseada em transparência e responsabilidade corporativa. A empresa é liderada por Diego Barreto (desde maio/2024), com supervisão do Conselho de Administração baseado na Prosus.

O sistema de governança é suportado pela área de GRC (Governança, Riscos e Compliance), que implementa dez políticas fundamentais, incluindo o Código de Ética, Política Anticorrupção e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Dois comitês principais garantem a integridade operacional: o Comitê de Ética (multidisciplinar com reuniões mensais) e o Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos (encontros trimestrais).

O Programa de Integridade, estruturado em oito pilares, não apenas protege os negócios contra não conformidades, mas gera impacto positivo em toda a cadeia de valor, refletindo o compromisso do iFood com seu ecossistema de FoodLovers, fornecedores, entregadores, restaurantes e consumidores.

Programa de Complience

O iFood implementa uma abordagem robusta para avaliação de riscos de corrupção em todas as suas operações, corrigida por um Código de Ética e Conduta e uma Política Anticorrupção que refletem tolerância zero a práticas corruptas. Todos os FoodLovers e membros de comitês recebem comunicação e treinamento específico sobre essas políticas, que se estendem à cadeia de valor exigindo conformidade com legislações como a Lei Anticorrupção brasileira, FCPA e UK Bribery Act.

A empresa mantém um Programa Anual de Treinamento e Comunicação (PATC) com estratégias customizadas para diferentes perfis de colaboradores, abordando temas como ética, antiassédio e prevenção à lavagem de dinheiro. Periodicamente, realiza avaliações de riscos utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas e expandiu seu escopo para incluir riscos climáticos.

A governança é complementada por uma estratégia fiscal integrada (aprovada por executivos seniores), processo de due diligence para parceiros, canal de denúncias gerenciado por empresa independente e medidas disciplinares deliberadas pelo Comitê de Ética. Na área de proteção de dados, implementa medidas técnicas baseadas na LGPD, incluindo criptografia e monitoramento de segurança, sem registros de informações no período relatado.

acesse aqui o relatório completo

Veja também nossos relatórios anteriores:

Transparência iFood

Relatórios de Transparência e Igualdade Salarial:

Relatórios de Transparência - Doações:

Códigos de Ética e Canal de Integridade: