Empresa assinou acordo de cooperação com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro para o desenvolvimento e implementação de uma API que identifica rapidamente os entregadores que trabalham com a plataforma
A iniciativa busca apoiar os entregadores parceiros, e já está sendo negociada a expansão em outros estados do país
São Paulo, 17 de agosto de 2022 – Com os recentes episódios envolvendo falsos entregadores, o iFood se uniu com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro para o desenvolvimento e implementação de uma API – solução tecnológica capaz de integrar com o sistema público e promover confirmações sobre os entregadores que estão cadastrados e atuam junto com o iFood. Com isso, nas operações policiais que eventualmente os parceiros da plataforma possam ser abordados, o objetivo é garantir a segurança de todos, distinguindo rapidamente o trabalhador do criminoso e permitindo que nossos entregadores sejam logo liberados para voltar ao trabalho.
Com essa solução, não há nenhum compartilhamento de dados, mas é possível de forma totalmente automatizada e atualizada, confirmar por exemplo o cadastro de quem segue ativo no app e se está em rota de entrega.
Em São Paulo o acordo já está ativo e, no Rio de Janeiro, com a assinatura nesta semana, deverá começar a valer nos próximos dias. Outras regiões já foram mapeadas e seguem em negociações para expansão, entre elas Ceará, Distrito Federal e Pernambuco.
“O iFood está comprometido com os entregadores reais, com a sociedade e com as autoridades para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. O iFood é favorável ao uso da tecnologia no cenário da segurança pública, pois desburocratiza o processo e traz uma solução viável e completamente atualizada para confirmar parceiros e/ou afastar qualquer pessoa que tenha má intenção em se passar por um trabalhador sério. Precisamos garantir a flexibilidade, autonomia e segurança de todos que atuam em plataformas” explica João Sabino, diretor de políticas públicas do iFood.
O iFood tem atuado em diferentes frentes com o intuito de aprimorar a experiência e trazer novas soluções aos entregadores, seja em segurança, como também com seguros, projetos de educação, pontos de apoio, melhorias operacionais no app, além de um amplo projeto de escuta e transparência para ouvir e entender diariamente suas necessidades e desejos com a plataforma. “Sabemos que há muito a ser feito, e ouvindo e conversando queremos transformar nossa relação.relaçã. Estamos empenhados e buscando isso proativamente – explica a diretora de logística, Claudia Storch.
Mais tecnologia e segurança para entregadores reais
Para garantir a legitimidade dos dados fornecidos pelos entregadores durante a etapa de cadastro na plataforma, o iFood mantém o processo verificação OCR (tecnologia que permite verificar se a pessoa da foto é a mesma pessoa do documento apresentado) e a validação de todas as informações pessoais cedidas pelo parceiro através de uma consulta em base de dados pública.
Hoje, o iFood realiza três análises para a liberação na plataforma para que não haja o uso indevido de contas. Periodicamente, ainda é ativado o reconhecimento facial, ferramenta que age como medida de segurança adicional para coibir o aluguel e o empréstimo da conta, além de proteger o entregador honesto na plataforma.
Entregadores como Aliandro Alves, de Ribeirão Preto, estão juntos com a sociedade por mais segurança e, no evento Voz do Entregador realizado na cidade, o parceiro reforçou a importância de tecnologias, como a verificação de identidade por reconhecimento facial.
– O reconhecimento facial tem que continuar, porque tira de circulação pessoas erradas que estão tentando se passar por trabalhadores no aplicativo – esclarece o parceiro que está há 4 anos na plataforma do iFood.