O iFood e dois de seus principais executivos, Fabricio Bloisi e Carlos Eduardo Moyses, estão na lista dos mais admirados do país: o ranking de reputação corporativa e de líderes do Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa).
Em sua edição de 2022, anunciada no dia 9 de março, a classificação geral das cem empresas que têm a melhor reputação do Brasil mostra o iFood em 26º lugar.
Por sua vez, o ranking que mostra os cem líderes com a melhor reputação no país conta com o CEO do iFood, Fabricio Bloisi, na 35ª posição da lista, e Carlos Eduardo Moyses, vice-presidente corporativo, que aparece na 25ª posição.
“A grande importância desse prêmio é o reconhecimento voluntário da nossa marca por executivos relevantes e pelo mercado”, comenta Regina Maia, diretora de comunicação institucional do iFood.
“Apesar de sermos uma empresa relativamente nova, somos reconhecidos por nosso trabalho, e isso faz com que a gente queira ser cada vez melhor para os nossos parceiros, as empresas, o mercado e a sociedade”, completa.
Para se manter nas primeiras posições desse ranking de reputação, o iFood vem trabalhando cada vez mais sua marca institucional, seus valores e sua cultura perante todos os públicos que interagem com a empresa, conta Regina.
“É muito importante que todos entendam a nossa cultura, que saibam do nosso propósito e estejam junto conosco para a construção dessa marca.”
Quais são os critérios do ranking?
A pesquisa de campo desta nona edição do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa foi realizada no Brasil entre julho e dezembro de 2022, com mais de 5.000 entrevistas.
A metodologia da pesquisa inclui avaliações com 16 diferentes grupos/fontes de informação. A seleção parte de uma entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a US$ 40 milhões, que apontam dez companhias com melhor reputação.
Para cada empresa escolhida, os respondentes sinalizam três fortalezas e uma fraqueza entre 18 variáveis que consideram resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética e responsabilidade corporativa, dimensão internacional e inovação. Esses atributos são utilizados para traçar o perfil de reputação das empresas.
A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo população geral, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas econômicos, catedráticos de universidades, representantes do governo e gestores de mídias sociais, além de uma avaliação de canais digitais e mídias sociais.
Na etapa final, as próprias empresas indicadas respondem a uma pesquisa avaliativa.