Pizza: saiba tudo sobre a redonda mais amada do mundo

Comemorado em 10 de julho no Brasil, o Dia da Pizza celebra o prato mais popular no mundo todo: todos os anos, são consumidas 5 bilhões de pizzas no planeta

A pizza é uma paixão sem fronteiras. Prova disso é que, entre sabores tradicionais e os mais inusitados, essa redonda tão amada tem versões que remetem a diferentes nacionalidades, como a brasileira, a italiana e a americana. 

Neste guia, você vai saber mais sobre a história da pizza, as características das pizzas brasileiras, os sabores tradicionais, como preparar uma pizza em casa e as mais populares do iFood. 

Mas, afinal, qual a verdadeira história da pizza?

As primeiras pizzas, como as conhecemos hoje – com molho de tomate, queijo, ervas e outros recheios –, surgiram em Nápoles, na Itália, em meados do século 19. 

Os napolitanos foram os primeiros a colocar os recheios nos pães chatos, tipo focaccia, que já existiam desde a Antiguidade, apesar da desconfiança, pois o tomate era considerado venenoso. 

O tomate foi levado da América do Sul para a Europa pelos descobridores do Novo Mundo, no século 16, mas só se difundiu no continente europeu entre os séculos 19 e 20. 

Port´Alba, a primeira pizzaria do mundo, foi inaugurada em Nápoles, em 1830, onde as pizzas eram assadas em um forno forrado com as lavas de um vulcão da região. 

Quais as diferenças da pizza brasileira para as demais?

Existem muitas diferenças entre a pizza brasileira e as demais, como a italiana e a americana, como a massa, as coberturas, tipo de farinha, borda e tamanho. 

A massa da pizza brasileira tem baixa fermentação quando comparada à massa da pizza italiana, por exemplo. Ou seja, o processo de fermentação na Itália é mais longo. 

Isso resulta em uma massa mais fina e leve do que a massa da pizza brasileira, que tende a ser mais pesada, ou “massuda”.

Já as bordas da pizza italiana são ocas e altas; as das pizzas brasileiras são mais baixas e, em geral, recheadas com catupiry ou outro queijo mole. 

Em relação aos sabores, as pizzas italianas têm coberturas simples, com poucas variedades. As pizzas brasileiras, por outro lado, são repletas de recheios e opções inusitadas. 

Dia da pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho no Brasil. A data foi instituída em 1985, quando aconteceu o primeiro concurso que elegeu as 10 melhores receitas de pizza de São Paulo. 

A celebração da pizza agradou os donos de pizzaria, que adotaram a data como o dia oficial do prato, um dos mais celebrados e populares no mundo todo.

São Paulo é o estado com o maior número de pizzarias do país, com cerca de 19 mil estabelecimentos, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra)

Quantos tipos de pizza existem?

Há muitos tipos de pizza mundo afora. Os tipos mais populares incluem a margherita clássica – molho de tomate, muçarela e manjericão -, calabresa, pepperoni e quatro queijos. 

Muitos estabelecimentos oferecem outras opções de cobertura, especialmente nas pizzarias brasileiras, que inovam nos sabores, especialmente os regionais. 

Em São Paulo, a pizza de escarola – uma verdura verde-escura amarga – é muito popular, porém ela não existe no Rio Grande do Sul, por exemplo. 

No Sul do país,  sabores como coração de frango e churrasco são bem populares. 

Quais são os melhores sabores de pizza? Qual escolher?

Os melhores sabores de pizza definitivamente são os mais populares: margherita, pepperoni, calabresa, quatro queijos, portuguesa, frango com catupiry, bacon com milho etc. 

Mas o gosto é algo bem subjetivo, varia de pessoa para pessoa. Há quem prefira os sabores de pizza clássicos, como os mencionados anteriormente. Por outro lado, há quem goste dos mais inovadores

Cogumelos, trufas, legumes assados, queijo de cabra, pesto, maçã, cebola caramelizada, ovos mexidos, nachos, cheeseburger na pizza: esses são alguns ingredientes inusitados. 

Pizzas vegetarianas também estão em alta, repletas de legumes como brócolis, pimentões, alho e cogumelos variados. 

4 passos para fazer uma pizza em casa 

Fazer pizza em casa requer tempo e disposição, uma vez que o preparo da massa, molho e coberturas é relativamente demorado. Mas o trabalho é diretamente proporcional à diversão. 

Reunir os amigos ou a família em casa para fazer pizza caseira é uma ótima pedida, pois é possível inovar e usar a criatividade, sendo um momento de prazer para todos. 

Massa 

A primeira coisa a se fazer é preparar a massa. A essa altura você já sabe para quantas pessoas você vai preparar as pizzas. Calcule, em média, de 3 a 5 pedaços por pessoa. 

Para uma massa de pizza grande, você vai precisar de 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de água morna, 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de fermento seco biológico.

Misture a farinha, o sal e o açúcar numa tigela grande. Adicione a água e o fermento seco. Amasse a massa até que ela fique macia e elástica. Deixe descansar em local morno por cerca de 1 hora. Depois que ela descansar, pré-aqueça o forno a 200 graus. 

Molho

Faça um molho de tomates. Asse 4 tomates italianos, meia cebola e dois dentes de alho regados com azeite de oliva e sal a gosto por cerca de 30 minutos a 180 graus. Depois bata tudo no liquidificador ou processador. Se preferir, use molho pronto de sua preferência. 

Cobertura 

Escolha dois ou três tipos de queijo: muçaarela, parmesão e gorgonzola, por exemplo. Varie as coberturas. As mais tradicionais são calabresa, pepperoni, vegetais como brócolis, abobrinha, pimentão, presunto, frango, bacon, cogumelos etc. 

Montagem 

Coloque a massa em uma assadeira redonda e adicione o molho de tomate. Cubra com os ingredientes de sua preferência: queijo muçarela, calabresa, legumes etc. Coloque a pizza no forno e asse por 25 a 30 minutos, ou até que a crosta fique dourada. 

Quais são as pizzas mais pedidas no iFood?

As pizzas mais pedidas no iFood são calabresa, frango com queijo, muçarela, marguerita e portuguesa. Em 2022, foram mais de 40 milhões de pedidos de pizza feitos pelo app só no primeiro semestre do ano. 

Em média, a cada segundo, cinco pizzas são pedidas pelo delivery do iFood. A hora do jantar é a favorita para o pedido, especialmente no fim de semana. 

Como escolher as melhores opções no app do iFood?

As melhores opções de pizza no app do iFood vão variar conforme a cidade onde você está. Grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte possuem muitas opções de pizzaria.

O ideal é escolher uma pizzaria do bairro ou próxima de seu endereço. Assim, a pizza não precisa “viajar” tanto para chegar ao seu endereço, garantindo um produto íntegro. 

Lembre-se de que todas as pizzarias recebem estrelas e avaliações na plataforma. Então, este é um critério na hora de escolher as melhores opções de pizza no app do iFood. 

Como organizar uma noite de pizza com os amigos?

Para organizar uma noite de pizza com amigos, use sua imaginação e criatividade. Se você tiver um bom espaço na sala de estar, pode combinar uma sessão de cinema com pizza. 

Mas, se a ideia for uma noite de jogos, invista em jogos de cartas, jogos de tabuleiros ou jogos divertidos com mímicas e desenhos. 

Disponha no espaço onde vai receber os amigos pufes, bancos, poltronas, cadeiras e mesas de apoio. Reserve uma mesa para colocar as pizzas, pratos, guardanapos, copos e bebidas. 

Escolha no app do iFood sua pizzaria favorita ou peça sugestões aos convidados. O ideal é pedir a pizza quando todos estiverem presentes. Defina os sabores e a quantidade. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas