O iFood promove, nos dias 25 e 26 de setembro, a primeira edição do iFood Move, evento dedicado a empreendedores de restaurantes e que reúne grandes nomes do setor para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação.
Empreendedorismo, inovação e negócios estarão no centro das discussões do evento, que terá a ex-tenista, empresária e investidora Serena Williams como palestrante principal – ela vem a São Paulo contar a sua história de empreendedorismo e compartilhar sua experiência como empresária.
Entre os palestrantes estarão também chefs brasileiros – como Janaína Torres, eleita melhor chef do mundo – e empreendedores como Jay Livingston, CMO da rede de hamburguerias Shake Shack, referência internacional em inovação e em atendimento ao cliente.
“Queremos trazer para o Brasil o que tem de mais novo no setor e construir o futuro junto aos empreendedores. E que os empreendedores que vão ao Move saiam do evento preparados para dar o próximo passo em seu negócio”, comenta Beatriz Pentagna, diretora de experiência do restaurante do iFood.
Além de ficar por dentro das principais tendências do setor e dos caminhos para o futuro com Inteligência Artificial, os participantes do Move poderão compartilhar experiências com especialistas, criar conexões e ter acesso a informações que apoiem seu crescimento.
“Nosso maior objetivo é que as pessoas saiam do Move preparadas para o futuro tecnológico no setor de alimentação e com uma visão aprimorada de gestão e crescimento para o seu negócio”, afirma Beatriz. “Minha expectativa é que as pessoas fiquem com um sentimento de aprendizado.”
Como foi o primeiro dia do iFood Move
Empreendedorismo, inovação e negócio estiveram no centro de discussões do primeiro dia do iFood Move (25/9). O evento teve a presença de cerca de 5.000 pessoas e reuniu grandes nomes do setor para compartilhar experiências e falar sobre futuro e estratégias de crescimento para negócios na área de alimentação.
Divulgação da pesquisa Fipe/iFood
Diego Barreto, CEO do iFood, apresentou a nova pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) sobre o impacto socioeconômico da plataforma durante o ano de 2023. E alguns dados chamaram atenção: foram gerados mais de 900 mil postos de trabalho na economia brasileira somente no ano passado.
Lançamento do iFood Salão
O iFood apresentou sua nova frente de negócios, o iFood Salão. O primeiro produto dessa linha é um totem para atendimento presencial, cujo objetivo é otimizar a tomada de pedidos por meio de uma tecnologia integrada para o restaurante.
“Quando falamos de autoatendimento, pensamos nas dificuldades dos estabelecimentos, como a formação de filas, perda de oportunidades de aumentar o ticket médio e o cliente que vai embora. Temos, então, um mundo de possibilidades. O totem é uma peça fundamental nesse processo. É o início da jornada do iFood Salão”, afirmou Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery no iFood.
Como encantar o cliente
Jay Livingston, CMO do Shake Shack, rede americana de fast food; João Branco, ex-CMO do McDonald’s e palestrante da StartSe; e Luis Justo, CEO do Rock in Rio, enfatizaram a importância de entender e priorizar as necessidades do cliente durante. Os executivos compartilharam percepções valiosas sobre como o foco na experiência do consumidor pode transformar negócios e impulsionar o sucesso no competitivo setor de restaurantes.
Livingston falou sobre o sucesso do Shake Shack, destacando o equilíbrio entre hospitalidade, inovação e sustentabilidade. Ele ressaltou o compromisso com ingredientes de qualidade e a importância de encantar o cliente em cada interação.
O papel das empresas na educação
Educação não é privilégio, é um direito. Esse foi o mote do painel “O papel das empresas na educação do Brasil”, apresentado por Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade do iFood; Patrícia Muratori, diretora-geral do YouTube para a América Latina; e Carlos Pignatari, diretor de Impacto Social da Ambev. Os executivos concordaram que investir em educação gera um impacto positivo tanto para os negócios quanto para a sociedade.
Painel Cabana Burguer
Entender as potencialidades que o uso da Inteligência Artificial pode proporcionar é vital para a sobrevivência do seu negócio. Esse foi o alerta do entusiasta em tecnologia e CEO Alura, Paulo Silveira, durante o Painel IA dentro do negócio.
“O restaurante ou a empresa que não encarar os mecanismos de dados vai ficar para trás. Não é uma questão de gostar ou não gostar. Estou querendo fazer este alerta”, disse o especialista. “Mas precisa entender com um conhecimento minimamente profundo, ou não vai aproveitar todas as potencialidades da IA”.
Marketing para o crescimento dos restaurantes
Especialistas reforçaram a importância de usar o marketing como uma ferramenta de crescimento para os restaurantes. “O marketing não é problema, ele tem que ser sempre a solução”, justificou Guilherme Lippert, Co-fundador e Chief Revenue Officer (CRO) da V4 Company, durante o painel Growth Marketing: aplicando a técnica, corrigindo rota e confiando na intuição.
Panorama do delivery no mundo
A China tem o maior mercado de delivery do mundo. Os números impressionam: os chineses fazem 3 bilhões de pedidos online por mês. Para se ter uma ideia, trata-se de um número 14 vezes maior do que no Brasil (210 milhões de pedidos/mês) e também bem superior aos Estados Unidos (300 milhões de pedidos).
Os números foram apresentados na tarde desta quarta-feira (25) em uma palestra com o tema Delivery no Mundo: tendências de comportamento e tecnologia que foi ministrada por Roberto Gandolfo, presidente de Food Delivery do iFood.
Prêmio iFood de Super Restaurantes
No encerramento do primeiro dia do iFood Move, ocorreu o primeiro Prêmio iFood de Super Restaurantes. É o primeiro ano da realização desta cerimônia e uma valorização inédita das melhores experiências na plataforma.
Foram entregues 65 troféus em três categorias, divididas pelo tamanho dos estabelecimentos: Estrelas Nacionais, Estrelas Regionais e Estrelas Locais. Foram premiados restaurantes das cinco culinárias mais pedidas no app do iFood (lanches/hamburguer; pizza; japonesa; brasileira; açaí/doces/sobremesas/sorvetes).
Como foi o segundo dia de iFood Move
Na quinta-feira (26/9), o evento teve a presença especial da ex-tenista, empresária e investidora Serena. Ela foi a palestrante principal do dia e contou sua história de empreendedorismo e sua experiência como empresária.
Relatório para restaurantes
A primeira edição do “Relatório para Restaurantes – Dados e análises sobre a operação de delivery no iFood”, feito em parceria com a consultoria de foodservice Galunion, mostra que houve um crescimento de pedidos de café da manhã, com aumento de 31% entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2024, sendo que metade dos pedidos são de padarias
Neste período do dia, no entanto, apenas 19% dos estabelecimentos parceiros do iFood estão abertos, o que aponta para um nicho com potencial a ser explorado. A madrugada também tem conquistado os usuários do delivery — o turno registrou aumento de 25% nos pedidos. A oportunidade para restaurantes é significativa: neste horário, somente 7% dos estabelecimentos estão em funcionamento no iFood. O período com maior número de entregas continua sendo o jantar, com 58% dos pedidos.
Crédito, banco digital e Maquinona
A missão do iFood Pago é entregar a fórmula de crescimento da plataforma do iFood para que todos os restaurantes do ecossistema cresçam desta mesma forma. Esta foi a principal fala do presidente da empresa, Bruno Henriques, no iFood Move.
“Imagina se eu pudesse entregar para você a mesma fórmula que o iFood usou para crescer? Imagina se cada um dos 350 mil restaurantes pudesse executar isso? Dá para imaginar o tamanho impacto que a gente vai ter?” E como viabilizar este crescimento? Segundo Bruno Henriques, o iFood Pago se baseia em três pilares para facilitar a vida dos donos de restaurante: Crédito, Banco Digital e Maquinona.
Tendências em food service
Quais as tendências de foodservice que os restaurantes devem ficar de olho para o ano que vem? Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion (empresa que atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação para foodservices), apresentou no iFood Move a Mandala de Tendências Galunion para 2024/25 – pesquisa com consumidores, operadores e outros tipos de negócio do ecossistema de foodservice no Brasil. Foram 26 tendências apontadas neste levantamento da Galunion, baseadas em quatro áreas principais: Tecnologia Onipresente, Modelos de Negócio, Experiência e Hospitalidade e Oferta Culinária.
Reforma tributária
A reforma tributária em tramitação no Senado foi tema do painel “Reforma Tributária e o Impacto no Setor de Food Service”, com presenças do senador Efraim Filho (União-PB), presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviço no Senado; de João Baptista, coordenador do Comitê Setorial de Redes de Food Service da ABF; e de Fernando Di Paula, presidente da Associação Nacional dos Restaurantes.
A mediação foi de Rodolfo Araújo, diretor de Legal and Tax do iFood. Questionados sobre os desafios e benefícios que a reforma trará para o setor de foodservice, todos concordaram que a simplificação será o maior ganho para os empreendedores.
Branding e criatividade
A importância do branding e da criatividade foi destacada como essencial para acelerar o crescimento dos negócios em painel com Alexandre Guerrero, CEO da Eletromídia, e Ana Couto, CEO da Ana Couto, sob comando de Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood. O debate reforçou a ideia de que o branding vai muito além de um logotipo ou campanhas pontuais. Precisa estar intrinsecamente ligado à estratégia de negócio.
Avanços da tecnologia no mundo
O iFood Move apresentou duas palestras que abordaram o tema Tecnologia e inovação no mundo. O CEO da Prosus Group, Fabricio Bloisi, ressaltou em sua fala no painel Avanços da Tecnologia do Mundo que vivemos em um mundo de transformações exponenciais.
“Isso é bom pra você poder crescer seu negócio, se acreditar nisso também”, afirmou o executivo. “A cabeça de todos vocês, em geral, rejeita o futuro exponencial. Não consegue olhar o mundo hoje e calcular daqui, cinco, dez anos como vai ser. Mas o mundo continua mudando em uma velocidade inacreditável. Esqueçam esse mindset [de rejeitar as mudanças] pois os próximos anos vão ter mudanças mais rápidas ainda”.