Saiba para onde foram direcionados os valores doados pelos clientes nas campanhas de incentivo à doação
No primeiro trimestre de 2022, o iFood repassou mais de R$ 3,8 milhões em doações aos seus sete parceiros —Ação da Cidadania, CUFA, Gastromotiva, Gerando Falcões, Orgânico Solidário, SOS Mata Atlântica e Todos pela Educação. Esse valor vem se somar aos R$ 14 milhões arrecadados em doações feitas pelos clientes no aplicativo do iFood e em parceria com empresas, em 2020 e 2021.
De janeiro a março, os recursos foram levantados em cinco campanhas de doação; as principais focaram no apoio emergencial às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no país. Em janeiro, a campanha teve abrangência nacional, enquanto em fevereiro e março o foco foi ajudar as vítimas dos temporais em Petrópolis (RJ).
A maior parte da arrecadação aconteceu entre 9 e 22 de fevereiro, em uma campanha que entregou 140 toneladas de alimentos a entidades comunitárias de Petrópolis. “Essa ação implica na sobrevivência das populações atingidas. Neste momento, as pessoas não têm alimento, casa, onde cozinhar. Por isso precisam da ajuda de entidades que atuam de forma emergencial. Em uma tragédia, você precisa chegar à ponta o mais rápido possível”, afirma Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Entre janeiro e março, os clientes do iFood destinaram R$ 1 milhão à Ação da Cidadania, a parceira mais antiga da foodtech em ações sociais. A ONG tem uma rede de mais de 2.000 parceiros para beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas nas regiões mais vulneráveis do país.
Já a CUFA (Central Única das Favelas) recebeu R$ 1,8 milhão em três campanhas para socorrer brasileiros atingidos pelas chuvas em dez estados (Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Tocantins) e no Distrito Federal. Esse valor viabilizou a doação de 15,3 mil cestas alimentação —entre cestas com 13,5 kg de mantimentos e vales-alimentação de R$ 100.
Entre fevereiro e março, a campanha emergencial em Petrópolis (RJ) destinou R$ 341 mil para a Gastromotiva, que distribuiu 18 mil marmitas em embalagens recicláveis e R$ 298 mil para a Orgânico Solidário, que doou 5 mil cestas com 6 kg de frutas, legumes e verduras orgânicas.
Educação e meio ambiente
No primeiro trimestre de 2022, os parceiros na área de educação —Gerando Falcões e Todos pela Educação— receberam R$ 107 mil em doações. Já na área ambiental, a campanha realizada em parceria com a SOS Mata Atlântica repassou R$ 236 mil para a ONG (e outros R$ 50 mil foram doados pela Heineken).
Somadas aos valores arrecadados nos meses anteriores, essas doações permitiram o plantio de mais de 50 mil mudas de espécies nativas do bioma em Porto Feliz (SP) e Marabá Paulista (SP). Essa nova área plantada corresponde a 10 campos de futebol e vai retirar 8.400 toneladas de gás carbônico da atmosfera.
Quem quiser continuar colaborando com os parceiros sociais do iFood pode realizar sua doação no próprio aplicativo, tanto na aba “Doações”, em “Seu Perfil”, como no momento de finalizar seu pedido.