São Paulo, 25 de fevereiro de 2022 – Com a chegada do Carnaval e feriado estendido, acende também o alerta para os cuidados – virtuais e físicos. Por isso, o iFood está promovendo uma campanha de prevenção – via app, portal e redes sociais, com especial atenção para o golpe da maquininha.
Esse tipo de situação acontece, principalmente, por pessoas que se passam por entregadores. Ao optar pelo pagamento online, por exemplo, em nenhuma hipótese é exigido seja por telefone, mensagem ou verbalmente o pagamento de taxa extra presencial, no momento da entrega do pedido. E no caso de transações envolvendo pagamento por meio de cartão, é importante conferir o valor no visor da máquina de pagamento e não inserir a senha caso não exiba claramente o valor.
Essa campanha busca conscientizar e manter sempre a atenção de todos, para minimizar os efeitos negativos e garantir a segurança da operação, dos clientes e parceiros. Além disso, para combater esse tipo de situação, o iFood tem atuado de forma proativa e preventiva, investido em inteligência e gestão de riscos para o combater qualquer tipo de tentativa de fraude ou estelionato, por exemplo. A empresa possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país, e a tecnologia é utilizada para averiguação de dados, com a utilização de diferentes processos que permitem evitar e/ou direcionar em caso de qualquer suspeita. Para o combate a golpes e fraudes, a empresa também encaminha todos os casos com fraude/golpe confirmados para as devidas investigações das autoridades policiais, o que têm permitido a identificação de associação criminosa e instauração de inquérito de forma mais rápida e precisa.