Nosso país é um local diverso, cheio de influências regionais que caracterizam de forma única cada cantinho desse que é um território famoso por muitos elementos: música, esportes, teatro e, hoje, a gente dá destaque para as comidas típicas do Brasil!
A culinária brasileira é um caleidoscópio de cores, aromas e sabores, e é reflexo da rica miscigenação cultural que moldou o país.
Cada região ostenta uma identidade gastronômica única, como um mosaico multicolorido onde cada prato típico conta uma história, revela costumes e celebra a abundância de ingredientes frescos.
De norte a sul do Brasil, é possível encontrar (e se encantar!) com delícias feitas de especiarias diversas e que não somente alimentam, mas também simbolizam os habitantes de cada cidade, bem como seus costumes.
Há quem venha de outros lugares do mundo somente para provar o que a culinária brasileira tem a proporcionar — e há quem é turista no próprio país e visita outras regiões apenas para conhecer mais sobre a culinária local.
Independentemente de qual seja o tipo de viajante ou a cidade escolhida como destino, a nossa culinária oferece uma experiência única!
E, hoje, o iFood te convida a fazer uma deliciosa viagem: vamos explorar alguns dos pratos mais emblemáticos do país, conhecendo um pouco mais sobre suas origens e ingredientes.
Temos certeza de que, ao final do artigo, vai bater aquela fome de uma comida bem específica do Pará ou do interior de Minas — e aí é só correr pro app pra fazer o seu pedido.
Boa leitura (e bom apetite)!
Leia também:
Comidas típicas do Brasil
Todas as regiões do Brasil possuem comidas típicas e muito características que, graças ao advento da comunicação e da internet, podem ser difundidas pelo restante do território nacional, seja por meio de receitas na internet ou pela abertura de restaurantes.
Isso quer dizer que, se você quer comer uma típica feijoada carioca, a tradicional mesmo, pode buscar um tutorial online para aprender a receita, ou pedir delivery de um restaurante especializado no prato aí na sua cidade.
Mas o Brasil vai muito além da feijoada: existem muitos pratos típicos do nosso país que vale a pena demais conhecer e experimentar!
Inclusive, o jornal O Globo divulgou o ranking feito pela Taste Atlas, que elenca o Brasil como o 12º país com a melhor culinária do mundo — realmente, não tem como resistir aos nossos encantos.
Separamos aqui as principais comidas brasileiras para você conhecer e experimentar:
Frango com quiabo — Minas Gerais
A gente já começa a lista com esse indispensável prato da culinária mineira, que é considerada uma das mais especiais do Brasil: o frango com quiabo é uma combinação de sabores marcantes de ingredientes simples, porém muito saborosos.
Isso porque a tradição culinária de Minas Gerais valoriza ingredientes locais e técnicas de preparo que realçam os sabores naturais dos alimentos, e o frango com quiabo é um exemplo dessa abordagem simples e deliciosa.
O frango com quiabo mineiro é preparado com ingredientes básicos, como frango cortado em pedaços, quiabo fresco, cebola, alho, tomate, pimenta-do-reino, sal e cheiro-verde para finalizar; pra acompanhar, um arroz branco ou um angu são perfeitos!
Virado à Paulista — São Paulo
Tradicional da cultura paulistana, o virado à paulista é uma refeição completa que garante ao morador da maior cidade do país uma explosão de sabores e texturas.
Os ingredientes principais do virado à paulista são o arroz branco, feijão-preto, linguiça calabresa, bacon, couve refogada, ovo frito e banana à milanesa.
Ainda, a refeição é servida em um prato fundo, onde o arroz e o feijão são misturados, formando uma base consistente e saborosa; o ovo frito é colocado sobre o arroz, com a gema escorrendo sobre o prato, proporcionando cremosidade.
Os demais ingredientes também são dispostos de forma característica — o que faz toda a diferença na experiência.
Arroz carreteiro — Rio Grande do Sul
O arroz carreteiro é uma das receitas mais emblemáticas da culinária gaúcha, remetendo às tradições dos carreteiros, antigos viajantes que transportavam cargas em carretas pelas estradas do sul do Brasil.
A simplicidade dos ingredientes e o sabor marcante fazem deste prato uma verdadeira representação da comida campeira e da vida no campo — inclusive, ele marca presença na lista da Taste Atlas como uma das 100 melhores receitas de arroz do mundo!
Os ingredientes principais do arroz carreteiro gaúcho são o arroz branco, carne de charque (carne-seca), cebola, alho, tomate, pimentão verde, temperos como cominho e louro, e cheiro-verde para finalizar.
Acarajé — Bahia
Esse é não só um prato típico da Bahia, mas também é considerado um dos melhores representantes da culinária brasileira: o acarajé é tão famoso que tem até um dia só pra ele!
Originário da cultura afro-brasileira, esse é um quitute que combina ingredientes como feijão-fradinho, cebola, sal e azeite de dendê, resultando em uma iguaria frita, crocante por fora e macia por dentro.
Tradicionalmente, o acarajé é recheado com vatapá (uma mistura de pão, camarão seco, leite de coco e temperos), caruru (quiabo refogado), camarão seco e pimenta.
Ainda, comer acarajé na Bahia se torna uma verdadeira experiência: as baianas de acarajé são figuras emblemáticas da cultura local, responsáveis por preparar e vender esse prato nas ruas, praias e festas da Bahia.
Eu vou tomar um… Tacacá — Pará
Tão bom que a diva Joelma até escreveu sobre ele, o tacacá é um prato típico da região norte do país que reúne ingredientes em uma sopa quente e saborosa — inclusive, ele ocupa o 9º lugar na lista dos melhores pratos do Brasil na Taste Atlas. Icônico!
O principal ingrediente é o tucupi: o caldo amarelo extraído da mandioca brava. O prato ainda recebe o jambu, goma de tapioca, camarão seco e temperos como pimenta e sal.
A combinação de itens no Tacacá resulta em uma experiência sensorial única, com diferentes texturas entre o líquido, o sólido e o crocante.
Baião de dois — Ceará
Difundido principalmente pelo mestre e rei do baião Luiz Gonzaga, o baião de dois é um prato típico nordestino que combina arroz e feijão-de-corda, e é muito comum nas casas nordestinas na hora do almoço.
O prato leva, além do arroz e do feijão, carne de sol, queijo coalho e diversos temperos, como alho, cebola, coentro e pimenta-do-reino.
Por conter carboidratos, proteínas e gorduras, o baião de dois é considerado uma refeição completa, ideal para saciar a fome e proporcionar energia.
Brigadeiro — Rio de Janeiro
Achou que a nossa lista ia ficar sem sobremesa? Não tem como falar de comida típica brasileira e não citar o brigadeiro — que, inclusive, entra na lista da Taste Atlas como uma das melhores sobremesas do mundo.
Esse doce é conhecido por sua textura cremosa e sabor intenso de chocolate, além de sua simplicidade no preparo e na combinação de ingredientes: só vai leite condensado, chocolate em pó, manteiga e granulado de chocolate!
O brigadeiro é presença garantida em festas de aniversário, casamentos, eventos corporativos e outras comemorações, sendo uma sobremesa democrática e adorada por pessoas de todas as idades.
Arroz com pequi — Goiás
Já deu para perceber que o brasileiro é fã de adotar o arroz em seus pratos típicos: e outro destaque é o arroz com pequi, símbolo da culinária goiana que, apesar de dividir paladares, é incontestavelmente uma das mais conhecidas comidas típicas do Centro-Oeste.
Ele é conhecido por seu sabor marcante e característico, proporcionado pelo pequi, um fruto amarelo e espinhoso originário do cerrado brasileiro; ele se une ao arroz branco para o prato completo, que geralmente é servido com frango caipira e angu.
Vale destacar que o pequi é uma fruta sazonal, geralmente encontrada na primavera e no início do verão, por isso o arroz com pequi é mais comum nessa época do ano.
Moqueca — Espírito Santo e Bahia
Existe uma disputa para saber qual dos dois estados criaram o famoso prato, mas a popularidade é a nível nacional: a moqueca é um dos pratos com peixe mais consumidos no Brasil.
É um prato muito apreciado devido à sua combinação de sabores, temperos e ingredientes frescos, que resultam em uma refeição saborosa e aromática.
A versão “raiz” da moqueca é feita com um peixe fresco, como o robalo, badejo ou dourado, além de outros ingredientes: pimentão, tomate, cebola, coentro e cebolinha, e os indispensáveis azeite de dendê e leite de coco.
A moqueca é tradicionalmente servida com arroz branco, farofa de dendê, pirão (feito com caldo do cozimento do peixe) e molho de pimenta.
Coxinha — São Paulo
O Brasil também é famoso pelas comidas típicas de rua — e a mais emblemática, sem dúvidas, é a coxinha, quase um patrimônio culinário do país!
Conhecida pela massa crocante feita de farinha de trigo, água e leite, a coxinha é recheada com frango desfiado e temperado, cozido com cebola, alho, tomate, e temperos como salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, entre outros.
Ainda, muitas receitas incorporam o catupiry (um dos nossos queijos favoritos) à receita, tornando o lanche ainda mais saboroso.
Ficou com água na boca? Pede iFood já!
Estes são apenas alguns exemplos da diversidade gastronômica brasileira, que vai além dessas comidas típicas para abraçar uma infinidade de sabores e influências culturais.
Experimentar a culinária de um país é mergulhar em sua história, tradições e identidade, e você não precisa ser gringo para se encantar com os pratos tradicionais do nosso Brasil!
Que tal se aventurar na cozinha e preparar um desses pratos típicos para uma experiência sensorial completa? Peça agora o seu delivery de mercado sem sair de casa para ter na cozinha todos os ingredientes necessários — e ser o melhor chef da sua família!
Tá com vontade de comer uma dessas receitas mas não quer cozinhar? Abre o app do iFood e explore os restaurantes típicos da sua região para escolher o prato que quiser.
Para mais receitas e posts saborosos, continue aqui no iFood News!