Atualizado em 04/05/2023
O golpe da maquininha é uma fraude que pode acontecer no momento de passar o cartão no aparelho oferecido pela pessoa que faz a entrega do seu pedido no iFood.
O que acontece é que, depois de passar o cartão na maquininha, o/a entregador diz, por exemplo, que a máquina está sem sinal e passa diversas vezes o cartão do/a cliente, com valores superiores ao do pedido.
Em alguns casos, essa fraude ocorre porque o visor da máquina pode ter sido adulterado. Um exemplo: o fraudador lança na maquininha o valor de R$ 3.035, mas o valor que aparece no visor é de R$ 35.
Como evitar o golpe da maquininha
Uma das recomendações para não se expor ao risco de cair no golpe da maquininha é fazer o pagamento online (como pagar com cartão por meio do aplicativo). É importante lembrar que, neste caso, o iFood não cobra nenhum valor adicional no momento da entrega.
Quem escolhe o pagamento com cartão no momento da entrega pode tomar alguns cuidados para não cair no golpe da maquininha.
O principal deles é sempre checar o valor no visor da maquininha, e não no aplicativo do celular do/a entregador/a. Se a pessoa que está fazendo a entrega pedir para passar o cartão de novo, verifique qual foi o motivo do erro na maquininha. Se o/a entregador/a se recuse a mostrar, não passe uma segunda vez —em vez disso, procure resolver a questão via chat no app do iFood.
Além disso, se o/a entregador disser que está com problemas de sinal e pedir para trocar o aparelho, não efetue o pagamento.
Conheça as melhores práticas para um pagamento eficiente na maquininha.
Existe outro tipo de golpe da maquininha?
Sim. Outro tipo de golpe da maquininha, mais antigo, pode acontecer assim: o/a golpista entra em contato com o cliente pelo chat ou por telefone (por meio da URA – ou tecnologia de atendimento automático de clientes) e diz que houve um problema no pedido (por exemplo, o/a entregador/a sofreu um acidente ou teve problemas com a moto).
Nessa conversa, o/a golpista afirma, por exemplo, que será preciso acionar outra pessoa para fazer o delivery, e por isso o/a cliente deve pagar uma taxa extra no ato da entrega. O problema é que, ao passar o cartão na maquininha, ela pode estar adulterada e o valor cobrado é muito superior ao informado pelo suposto entregador.
Por isso, se você receber uma mensagem no chat ou por telefone dizendo que será preciso pagar uma taxa extra para receber o pedido, cancele o mesmo e informe a tentativa de golpe via chat no aplicativo.