As novas tecnologias em comunicação estão otimizando os formatos de atendimento aos clientes nas empresas —e o suporte do iFood acompanha essa evolução. Se, tempos atrás, os atendimentos eram feitos por telefone ou e-mail, hoje cada vez mais negócios se comunicam com clientes por chat.
Isso ocorre porque os aplicativos de mensagem vêm transformando a forma do diálogo entre as pessoas, tornando essa conversa cada vez mais ágil.
Assim, tendo em vista esse novo cenário, o iFood, como uma empresa brasileira de tecnologia e inovação, aderiu ao atendimento aos clientes exclusivo via chat. Ou seja, o iFood não tem telefone, ou WhatsApp, nem e-mail para contato.
Mas, você sabe como acessar a seção “Ajuda” do aplicativo? O time de CX (Experiência do Cliente) preparou um passo a passo para você saber o que fazer para acessar o suporte do iFood e, portanto, resolver diferentes situações.
1 – Seu pedido veio errado ou faltando algum item
Se você perceber que algo veio errado no seu pedido ou que falta alguma coisa, a primeira atitude a tomar é entrar em contato com o estabelecimento pelo chat no aplicativo. Assim o restaurante pode resolver a questão enviando o que falta.
Mas, se você não conseguir fazer contato com o estabelecimento ou se não curtir a solução que ofereceram, entre em contato com a central de atendimento do iFood para reaver os valores dos itens que faltaram ou cancelar o pedido inteiro.
Portanto, saiba, a seguir, como fazer isso.
- Abra o app do iFood
- Clique em “Pedidos” e encontre o pedido em questão
- Selecione “Ajuda”
- Nessa página, clique em “Tenho um problema com meu pedido” e encontre a situação (como “Pedido veio errado” ou “Pedido veio incompleto”)
- Selecione aquela que mais faz sentido com a sua situação e abra um chamado.
2 – Não reconheceu a cobrança na fatura
Ao checar o extrato, você identificou uma cobrança indevida no seu cartão relacionada ao iFood? Isso pode ter acontecido por diferentes razões, e alguns casos você pode resolver pelo próprio aplicativo.
Na matéria “O que fazer se houver cobrança indevida no cartão vinda do iFood?”, trazemos três orientações para resolver essa situação.
Se, mesmo seguindo todos os passos da matéria acima, você ainda assim não conseguir pagar no app, o próximo passo é abrir um chamado para que o time de atendimento iFood possa resolver seu problema.
- Abra o app do iFood;
- Na barra inferior, clique em “Pedidos”;
- Encontre o pedido em questão;
- Selecione “Ajuda”;
- Clique em “Tenho um problema com o pagamento”;
- Encontre a situação “Valor foi cobrado mais de uma vez” e abra um chamado.
3 – Problemas com reembolso
Quando um pedido é cancelado no app do iFood, os clientes são reembolsados por meio do estorno. Se você teve um problema e pediu um estorno, mas tem dúvidas sobre como pode acompanhar seu andamento, confira este passo a passo:
- Abra o app do iFood e vá até “Pedidos”. Lá você vai encontrar o pedido para o qual solicitou o estorno;
- Entre no pedido e clique em Ajuda;
- Na sequência, clique em “Não Recebi Meu Reembolso”.
- É nessa tela que você vai conseguir acompanhar as datas e os prazos definidos para receber o seu reembolso.
Se após a aprovação do o prazo definido o estorno não tiver sido feito, faça o download da carta de cancelamento e entre em contato com a operadora do cartão para obter informações sobre seu reembolso.
4 – Como pedir ajuda no app por outros motivos
No vídeo acima, o FoodLover Paquito ensina dois caminhos para pedir ajuda no aplicativo: um pelo seu perfil e outro pelo pedido em questão. Para ver mais vídeos como esse e aprender a navegar no app do iFood da melhor forma, acompanhe a série “Ajuda aí, iFood!” no Instagram ou no YouTube.
Suporte do iFood para entregadores e lojas
Caso você não seja cliente, e sim entregador/a ou loja, você encontrará suporte do iFood nos portais abaixo: