Comer em casa ou na rua? Dicas para balancear (e sempre comer bem)

Tudo é uma questão de equilíbrio: tem como comer bem em casa e aproveitar a praticidade de comer fora. A gente te explica como no texto abaixo!

Decidir entre comer em casa ou na rua é uma escolha parte do dia a dia de muitas pessoas, especialmente aquelas que passam o dia no trabalho e utilizam o vale-refeição no horário do almoço.

Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens, claro — mas é o equilíbrio entre elas a parte mais importante, uma vez que pode impactar tanto a saúde quanto o orçamento. 

Comer em casa pode ser mais econômico e saudável, mas também exige planejamento e tempo para cozinhar; por outro lado, comer fora oferece praticidade e uma chance de explorar novos sabores, mas pode pesar no bolso. 

O iFood quer te ajudar a balancear essa escolha, e explora no texto abaixo estratégias para economizar no final do mês sem deixar de comer bem.

Ah, e a gente também te explica como o iFood Benefícios pode ajudar você a otimizar o uso do seu vale-refeição, garantindo flexibilidade, economia e conveniência.

Boa leitura!

Leia também:

Comer em casa ou na rua? Quando cada opção é válida

Vamos lá: comer em casa é ideal para quem deseja economizar e ter maior controle sobre os ingredientes e a qualidade das refeições. 

Preparar a própria comida permite escolher opções mais saudáveis, reduzir o consumo de ultraprocessados e evitar desperdícios; é também uma ótima oportunidade para aproveitar momentos em família ou experimentar receitas novas.

Com o iFood Mercado, inclusive, tem como economizar ainda mais nas compras aproveitando as promoções no app — e ainda recebendo os itens em casa.

Por outro lado, comer fora é uma escolha prática para dias corridos, além de ser uma forma de socializar ou experimentar pratos que não se costuma fazer em casa. 

Restaurantes, lanchonetes e serviços de delivery oferecem variedade e conveniência: e com a aba de “Cupons” do app do iFood, tem como economizar no restaurante com descontos que ficam disponíveis quando você vai pagar a conta no estabelecimento.

A chave aqui está em encontrar um equilíbrio! Enquanto algumas refeições podem ser feitas em casa para economizar, outras podem ser realizadas fora para aproveitar a praticidade e as opções disponíveis.

Como balancear as escolhas para o vale-refeição durar o mês todo

o que é mais barato: comer em casa ou fora?

Se você faz parte dos 45% dos trabalhadores que recebem vale-refeição no Brasil, sabe que manter o benefício até o final do mês exige planejamento e atenção aos gastos. 

Abaixo, a gente trouxe algumas estratégias para gerenciar melhor o vale e fazê-lo durar mais tempo:

Planeje seus gastos semanais

Dividir o saldo do vale-refeição por semanas ajuda a evitar excessos nos primeiros dias do mês. 

Por isso, estabeleça um orçamento semanal, destinando parte para refeições fora de casa e parte para refeições caseiras.

Além disso, planejar um cardápio semanal pode ajudar a evitar desperdícios e otimizar as compras de supermercado: aposte em refeições simples e aproveite as sobras para criar novos pratos, reduzindo custos e tempo de preparo.

Leia também: Lista de compras de supermercado: entenda como organizar a sua

Aproveite promoções e cupons

Promoções e cupons de desconto são grandes aliados na hora de economizar, tanto em supermercados quanto em restaurantes. 

No iFood, você sempre recebe cupons que podem ser utilizados para delivery de refeições ou compras no mercado — porque comer com qualidade também pode ser sinônimo de economia.

Ah, e mais uma dica para economizar: aproveite ofertas em horários menos concorridos, como menus executivos no almoço ou descontos para pedidos feitos fora do horário de pico. Isso pode fazer uma grande diferença no orçamento mensal.

Varie os tipos de refeições

Para não enjoar e, de quebra, otimizar os recursos do vale-refeição, varie as escolhas: combine refeições caseiras com refeições fora de casa, experimente cozinhar pratos diferentes e explore novos estabelecimentos com boas avaliações e preços acessíveis.

Essa diversidade não só evita a monotonia, mas também ajuda a aproveitar melhor o benefício!

Por exemplo: é possível economizar em um almoço caseiro e, com o saldo economizado, investir em um jantar especial fora de casa.

Vantagens do iFood Benefícios para economizar com o vale-refeição

Quando o assunto são benefícios flexíveis, não tem como não falar do iFood Benefícios: a solução moderna para trabalhadores e empresas que traz flexibilidade e economia para o uso do vale-refeição.

Com ele, é possível utilizar o saldo tanto para compras de mercado quanto para pedidos em restaurantes, adaptando o benefício às suas necessidades e preferências (tudo dentro do que determina a legislação vigente do PAT).

Além disso, com o iFood Benefícios você tem:

  • facilidade de uso: gerencie seu saldo diretamente pelo aplicativo e acompanhe os gastos de forma prática;
  • promoções exclusivas: aproveite descontos e cupons específicos para usuários do iFood Benefícios, aumentando o poder de compra do seu benefício;
  • maior alcance: utilize o vale-refeição em uma rede de mais de 320 mil parceiros! São mais de 4 milhões de estabelecimentos, incluindo supermercados, padarias e restaurantes.

As facilidades do iFood Benefícios ajudam os colaboradores a fazerem escolhas mais inteligentes e estratégicas, otimizando o uso do benefício para equilibrar refeições em casa e fora.

Com o iFood Benefícios, todo mundo ganha

Comer em casa ou na rua não precisa ser uma decisão definitiva! O importante é saber balancear essas opções de acordo com suas necessidades, preferências e orçamento. 

Planejamento, uso estratégico do vale-refeição e aproveitamento de promoções são passos essenciais para garantir que o benefício dure o mês todo.

Vale ter mais responsabilidade e autonomia na hora de decidir como, onde e quando utilizar seu vale-refeição — sem deixar de ficar satisfeito em cada refeição.

Usar o iFood Benefícios traz mais liberdade para quem recebe benefícios corporativos! O cartão multibenefícios do iFood permite que os colaboradores usem o saldo de forma flexível e adaptada às suas rotinas, e é aceito em todo o Brasil.

Vem saber mais sobre o iFood Benefícios e as vantagens para empresas e funcionários!

Para mais artigos como esse, acesse também o iFood News.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas