Portal de dados iFood
Dashboard de dados
Por que o iFood divulga esses dados?
O portal de dados da editoria acadêmica tem como missão ampliar a transparência e o diálogo do iFood com a sociedade, o governo e a academia. O objetivo é disponibilizar dados administrativos do iFood de forma agregada, com visualização e acesso facilitado.
Com o portal, aumentamos o alcance e a transparência dos nossos dados, incentivamos a produção de pesquisas e análises com dados diretamente do iFood e contribuímos para a formulação de boas políticas públicas baseadas em evidências para o setor.
Esse é só o nosso primeiro passo na direção de aumentar o conhecimento sobre: 1) o perfil da atividade de entrega mediada pela plataforma iFood; b) o perfil dos entregadores ativamente conectados à plataforma; e 3) o impacto de alguns benefícios iFood nesse conjunto de trabalhadores.
Como empresa brasileira que responde por 0,5% do PIB nacional, avançar na transparência de dados reforça nosso compromisso com país e com o diálogo.
Como esses dados podem ser aproveitados?
– Políticas Públicas: subsidiar o planejamento, a gestão e a avaliação de políticas públicas;
– Academia: fomentar pesquisas e contribuir para análises baseadas nos dados administrativos do iFood, respeitando a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais);
– Diálogo Social: criar uma base comum de conhecimento para um diálogo informado com diferentes atores sociais (como ONGs, governos, mídia, academia, lideranças e consumidores) sobre o impacto do iFood na economia e na sociedade brasileiras.
A que se referem esses dados?
Os dados administrativos do iFood divulgados na Editoria Acadêmica são referentes a entregadores nuvem independentes cadastrados diretamente na plataforma do iFood (ou seja, com autonomia para decidir onde, quando e quanto irão trabalhar).
Glossário
ENTREGADORES
– Entregador ativo: entregadores com pelo menos uma entrega completa no mês de referência.
– Hora trabalhada: tempo entre o aceite de um pedido e a finalização (entrega para o cliente); também chamada de engajamento.
– Ganhos: Refere-se ao ganho bruto total do entregador na plataforma, excluindo gorjetas. Inclui o ganho por rota, promoções e incentivos.
– Entregador menos de 90h no app no mês: considerados ocasionais, pois têm menos horas trabalhadas na plataforma.
– Entregador mais de 90h no app no mês: entregadores com maior engajamento e maior tempo de horas trabalhadas na plataforma.
– Dados de Velocidade Média: É a velocidade média por quilômetro por hora dos entregadores enquanto eles estavam em rota, isso é, em movimento durante uma entrega. Esse dado não contabiliza o tempo em espera no restaurante e em espera no cliente e a velocidade média apontada não é equivalente à velocidade média em 1 hora de trabalho, dados os tempos de não deslocamento que compõem essa hora. As informações apresentadas foram obtidas a partir de dados de telemetria dos entregadores durante suas rotas nas principais cidades do país.
– Rota: refere-se ao trajeto percorrido pelo entregador ao se deslocar para o restaurante e/ou para o cliente final
CATEGORIAS DO IFOOD DECOLA – ENTREGADORES
– iFood Boas Vindas: principais temas relacionados à rotina de entregas.
– iFood Qualidades: conteúdos direcionados para os possíveis problemas na jornada de entregas.
– iFood Segurança: apresentação das vantagens e dos procedimentos em caso de sinistro e dicas de direção defensiva.
– iFood Ganhos: boas práticas para melhorar a performance das horas logadas e aumentar renda.
– iFood Vantagens: descontos e acessos exclusivos para entregadores parceiros.
– Extras: desenvolvimento de novas habilidades, como: comunicação, empreendedorismo, ferramentas e carreiras.