Anjos de Capacete ganha reforço do SUS para capacitar entregadores em segurança viária

Nova edição do programa terá participação da Força Nacional do SUS e um módulo inédito sobre consciência climática e primeiros socorros

Desde 2020, o iFood oferece o programa Anjos de Capacete para educar entregadores e entregadores sobre segurança no trânsito. Em 2025, tem novidade: a empresa agora conta com o apoio do Ministério da Saúde, que traz o reforço da Força Nacional do SUS, e da Universidade Zumbi dos Palmares para enriquecer essa capacitação.

O Anjos de Capacete é uma das ações do iFood para reforçar a segurança viária dos entregadores com base em educação, informação e capacitação. Por isso, a empresa investe em iniciativas que capacitem e tornem os próprios entregadores agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito.

Nesse sentido, a participação da Força Nacional do SUS, responsável pela formação em primeiros socorros, e da Universidade Zumbi dos Palmares, que lançará em parceria com o iFood um módulo de brigadistas climáticos reforça ainda mais a capacitação voltada à segurança dos entregadores no trânsito. 

Como será a nova edição do Anjos de Capacete

O iFood assinou um Acordo de Cooperação em agosto de 2025 com o Ministério da Saúde, que prevê, entre várias ações, a participação da Força Nacional do SUS nas capacitações dos entregadores no projeto Anjos de Capacete.

 A capacitação ocorrerá em um único dia, e será dividida em dois eixos: 

  • A Força Nacional do SUS vai ensinar primeiros socorros aos entregadores;
  • A Universidade Zumbi dos Palmares tratará de consciência climática e urbana e dará dicas práticas de segurança e bem-estar no dia a dia de entregas.

Ao final do curso, os participantes receberão um certificado (com validade de dois anos) da Força Nacional do SUS, referente à capacitação em primeiros socorros. Em 2025, todos os participantes também receberão itens de segurança e suporte, como capacetes e jaquetas personalizados.  

Histórico do Anjos de Capacete

O iFood criou o programa Anjos de Capacete em 2020, em meio a um conjunto de ações para reforçar a segurança dos entregadores no trânsito. Essa capacitação foca em primeiros socorros, segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

Desde sua criação, o programa já formou 670 entregadores e entregadoras em dez cidades em suas cinco edições. Eles não só aprenderam a dirigir de maneira segura mas também a prestar atendimento básico quando presenciarem um acidente com vítimas.

O Anjos de Capacete – que em breve será expandido para outras regiões – formou sua primeira turma de pilotos com noções de primeiros socorros em São Paulo (SP). Em 2021, o projeto foi expandido para Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Rio de Janeiro (RJ) e Londrina (PR) completam a lista das sete primeiras cidades. Posteriormente, o programa chegou a Campinas (SP), Salvador (BA), Brasília (DF) e Manaus (AM).

Como é a capacitação dos entregadores em segurança no trânsito?

A capacitação oferecida pelo Anjos de Capacete ocorre em duas etapas. A primeira delas é teórica. Os entregadores aprendem sobre segurança viária, quais comportamentos de direção levam a acidentes, como evitá-los e quais novos hábitos devem ser incorporados para aumentar a segurança no trânsito.

Em seguida, é realizada presencialmente uma etapa prática, em parceria  com o órgão de trânsito municipal. Nela, os entregadores aprendem a atender vítimas de acidentes de trânsito (ou de qualquer outra situação) que demandem socorro imediato.

Quais são as ações do iFood para a segurança dos entregadores no trânsito?

O iFood age proativamente e em nível nacional para promover a segurança dos entregadores no trânsito por meio de uma área criada especialmente para isso – a Visão Zero

A empresa disponibiliza uma série de capacitações gratuitas relacionadas à segurança viária na plataforma iFood Decola. Até o momento, mais de 100 mil certificados foram emitidos, incluindo o curso Segurança nas Entregas, voltado aos entregadores recém-chegados. 

Além disso, mais de 28 mil entregadores ciclistas foram formados no curso Pedal Responsa. O time de Visão Zero vem testando diversos estímulos para redução de sinistros, incentivando a direção segura dos entregadores no trânsito. 

O principal fator de risco no trânsito é a velocidade. Por isso, o iFood vem criando ações para sensibilizar e incentivar os entregadores, sobretudo aqueles que usam motocicletas, a respeitar a velocidade regulada e todas as regras de trânsito

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas