Anjos de Capacete: iFood capacita entregadores em primeiros socorros

Conheça o Anjos de Capacete, o projeto do iFood que capacita entregadores para atuar em primeiros socorros e tornar o trânsito mais seguro. A iniciativa acontece em parceria com diversas prefeituras.

Autor: Luana Ozemela

Chief Sustainability Officer at iFood, WEF & UNICEF Advisor, Bloomberg 500 Most Influential of Latin America

Todo mundo sabe que trabalhar com delivery exige bastante cuidado e atenção no trânsito. Foi pensando no cotidiano dos entregadores que o iFood criou o Anjos de Capacete, um projeto voltado para a prevenção de acidentes, segurança no trânsito e capacitação desses profissionais em primeiros socorros.

A iniciativa acontece por meio de parcerias público-privadas do iFood com diversas prefeituras do país. No último ano, 162 entregadores já se voluntariaram para receber o treinamento, sendo 24 na cidade de São Paulo (SP), 85 em Belo Horizonte (MG) e 53 no Recife (PE). O projeto está em expansão para outras prefeituras, a fim de fomentar em todo o país uma verdadeira legião de heróis que não usam capa e, sim, capacete branco – o símbolo de quem se forma como Anjo de Capacete. 

A parte teórica da capacitação, que soma 40 horas/aula, é oferecida  por meio da plataforma de EaD (Educação a Distância) iFood Decola. Já a parte prática, realizada presencialmente em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e com o órgão de trânsito municipal, tem duração média de 4 a 5 horas.  

“Hoje, já temos Anjos em três cidades brasileiras de olho em tudo o que acontece no trânsito e cientes das melhores práticas de segurança e medidas que devem ser tomadas em casos de acidentes”, comenta João Sabino, diretor de Políticas Públicas do iFood. Segundo ele, a empresa pretende formar mais algumas centenas de entregadores até o fim do ano. “Faz toda diferença saber que existem olhares atentos e preparados, circulando nas ruas e avenidas.”

Pequenas ações podem salvar vidas

O grande diferencial do projeto está no fato de que uma ação rápida e consciente sobre o que fazer diante de um acidente de trânsito, como chamar o SAMU ou realizar um atendimento prévio de primeiros socorros, pode ser decisiva para salvar uma vida. 

Exemplo disso foi o que aconteceu com uma vítima de acidente de trânsito no Recife que pôde contar com a ajuda da entregadora Cintya Cavalcanti. Ela tinha se formado no projeto Anjos de Capacete havia apenas dois dias e auxiliou no resgate da vítima, reduzindo a gravidade do acidente.

8841eff9ebbf1af602f987e18459c8b8 cms 1631139543687 178 ifood nectar jpg

Uma das primeiras turmas formadas no projeto Anjos de Capacete

“Eu torço para que mais entregadores participem do Anjos de Capacete, pois o projeto traz informações muito importantes para o nosso dia a dia, como noções de segurança no trânsito e primeiros socorros”, afirma o entregador Jefferson de Araújo, 49. Ele participou da capacitação no dia 18 de agosto, no Recife. 

Para incentivar o engajamento dos entregadores parceiros na iniciativa  e reconhecer aqueles que já participam, o iFood distribui brindes. Para os motociclistas, são entregues jaquetas, capacetes, antena corta-pipa e kit de primeiros socorros. Já os ciclistas ganham camiseta, corta-vento, squeeze, suporte de bicicleta, capacete e também um kit de primeiros socorros.

A seguir, confira como é a jornada de aprendizado de um entregador que se forma como Anjo de Capacete.

6a2aed31e24824ea858a064465fab3c7 cms 1631139514419 anjosdecapacetevfjpg

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas