Além do aumento dos valores das rotas, ações buscam melhorar as condições de trabalho dos entregadores
Aumentar os valores das rotas realizadas pelos entregadores é uma das maneiras de valorizar o seu trabalho, mas não a única. “Ouvindo as demandas deles no dia a dia, estamos atendendo não só ao pedido de aumento de ganhos mas também ao de melhorias no aplicativo e nas condições de trabalho”, explica Claudia Storch, diretora de operações do iFood. “Começamos pelo reajuste porque era a questão mais urgente, mas outras ações estão por vir.”
Em 2021, antes de definir suas metas nessa área, o iFood fez uma pesquisa de opinião com os entregadores para entender quais eram suas maiores dores. “Queremos trazer cada vez mais os entregadores para perto, para construir um novo caminho juntos. Essa é uma mudança de modelo mental para a melhoria contínua que vamos promover”, afirma.
Com isso em mente, o iFood vem traçando novas estratégias de valorização dos entregadores para 2022. “Aprimorando o nosso processo de escuta, colocamos os entregadores no centro das nossas estratégias. Temos a maior rede de parceiros entregadores do Brasil, é nosso papel ajudar a valorizar essa profissão”, comenta Claudia.
Ela revela, a seguir, seis iniciativas que o iFood está implementando para melhorar o trabalho dos parceiros entregadores.
Aumento dos ganhos
Os valores das rotas foram reajustados e, a partir de abril de 2022, os entregadores e entregadoras terão aumento de 50% no valor mínimo por quilômetro rodado e de 13% no valor da rota mínima. Assim, o valor da rota mínima passa a ser de R$ 6, e o valor mínimo por quilômetro rodado chega a R$ 1,50.
Campanha por mais respeito
Outro ponto importante que surgiu nas conversas com os entregadores foi o respeito à profissão e às condições de trabalho, especialmente nos casos em que eles sofrem discriminação e até agressão durante as entregas. “O iFood repudia esse tipo de atitude e tem um canal de denúncia no aplicativo”, afirma Claudia. “Quem comete alguma violência moral ou física contra os entregadores é descadastrado da plataforma.”
Além disso, em 2022 o iFood vai lançar uma campanha para reforçar a importância do respeito entre consumidores, estabelecimentos parceiros e entregadores. “A valorização do trabalho não passa só pelos ganhos, passa também pelo respeito. Por isso, faremos campanhas contínuas para reforçar a importância da profissão e dos profissionais”, diz a diretora do iFood.
Ampliação dos pontos de apoio
O iFood oferece mais de 1.300 pontos de apoio em 14 cidades, que são os locais onde os entregadores podem fazer uma pausa para beber água, ir ao banheiro ou descansar. Essa rede de suporte, conta Claudia, vai continuar crescendo.
“Avançamos bastante e agora estamos fechando novas parcerias”, afirma. “Queremos ter mais pontos de descanso, que são espaços maiores onde os entregadores podem fazer uma pausa durante as entregas, usar o micro-ondas e carregar o celular.”
Mais transparência no bloqueio
Atendendo ao pedido dos entregadores de mais informações sobre as razões da suspensão ou do bloqueio na plataforma, o iFood revisou todo o fluxo de comunicação sobre essa ação para dar mais transparência ao processo.
Com essas mudanças, os profissionais que infringirem alguma regra prevista nos termos e condições vão receber um aviso explicando o problema e o que podem fazer para evitar a desativação definitiva. “Será uma instância educacional. Os conteúdos por WhatsApp para entender qual foi o problema e como evitá-lo no futuro”, revela Claudia.
Mudanças no app
O iFood escutou as demandas dos entregadores e está realizando melhorias em duas funcionalidades do aplicativo. Uma é relativa à entrega agrupada, quando o profissional retira mais de um pedido no mesmo restaurante e leva até endereços diferentes. “Revisamos os parâmetros para melhorar o agrupamento de pedidos para que as entregas não fiquem muito distantes umas das outras”, diz Claudia.
Outra mudança será no agendamento, uma funcionalidade do aplicativo que permite ao entregador reservar um período para entregar nos dias seguintes. No diálogo com os entregadores, eles pediram para melhorar a usabilidade dessa ferramenta. “Estamos reformulando o agendamento e resolvendo os problemas apontados. Nos próximos meses, vamos mudar toda a proposta de valor do agendamento para que seja uma funcionalidade que o entregador ame.”
Fóruns semestrais de escuta
Para complementar as iniciativas de escuta dos entregadores, o iFood vai realizar dois fóruns por ano nas maiores cidades com o serviço logístico—a primeira será Recife (PE). “Promoveremos eventos de forma contínua. Serão fóruns semestrais de escuta, mais um canal para ouvir o que está funcionando ou não”, afirma a diretora de operações do iFood.