Entregador volta aos estudos e quer trabalhar com tecnologia

Conheça a história de Gessé Pereira da Silva, que fez curso para concluir o ensino médio e agora planeja acelerar em uma nova carreira

Gessé Pereira da Silva tem 43 anos e trabalha como entregador do iFood há dois. Ainda jovem, parou de estudar para sustentar a família, mas agora decidiu retomar os estudos e concluir o Ensino Médio. Ele compartilhou sua história no programa Mais Você, da Rede Globo, e conta detalhes dessa trajetória em entrevista para o iFood News.

Em busca de oportunidades na vida, Gessé já trabalhou com um pouco de tudo: com eventos, em bufês, com locação de material e, por onze anos, em uma rede de farmácias. Durante a pandemia, ele perdeu o emprego. Como tinha habilitação para dirigir moto, decidiu começar a trabalhar como entregador do iFood —desde então, não parou mais com as entregas.

“Tive uma filha aos 18 anos, então parei de estudar para começar a trabalhar e sustentar a família”, relembra Gessé. Sempre muito dedicado e empenhado, conseguiu muitas oportunidades de emprego, mas sentia que a falta do diploma do Ensino Médio fazia a diferença.

“Não ter o estudo do Ensino Médio sempre me incomodou. Apesar de ter conseguido trabalhar em grandes empresas, fruto do meu empenho e capacidade, sempre sentia que faltava o estudo”, explica o entregador. “Quando ia preencher fichas em sites de emprego que pediam a escolaridade, eu não sabia o que dizer, tinha vergonha. Quero terminar o Ensino Médio porque não vou mais passar por isso.”

Foi aí que ele conheceu o iFood Decola, uma plataforma com cursos gratuitos dedicados a entregadores, restaurantes e mercados cadastrados no aplicativo. Gessé, então, passou a acompanhar as aulas e descobriu o programa Meu Diploma do Ensino Médio, que incentiva entregadores a retomar os estudos para prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A volta aos estudos

Mesmo depois de fazer o cadastro para retomar os estudos, ele não acreditava que conseguiria obter a certificação. “Foi depois de muita insistência do pessoal do iFood, que entrava em contato comigo para me estimular a não desistir, que resolvi tentar”, recorda. “Voltei a estudar e percebi que valia a pena”, conta o entregador, que prestou a prova em agosto e aguarda o resultado para saber se foi aprovado.

Para o futuro, o sonho grande de Gessé é continuar estudando e se especializar em uma das áreas mais promissoras do momento. “Quero fazer um curso técnico que me ajude a ingressar na área da tecnologia. Quero me dedicar a construir uma carreira na área, quem sabe até mesmo no iFood”, sonha o entregador.

A determinação foi o que o impulsionou a seguir na trilha da educação. “Quando comecei a estudar para a prova, eu assistia a todas as aulas do curso, todos os vídeos do iFood Decola, respondia às pesquisas… Sempre me interessei por tudo o que o iFood me fornece de formação e benefícios.”

Sabendo que, na TV, sua história será ouvida por pessoas de todo o Brasil, Gessé espera que sua trajetória possa inspirar quem também sonha em completar os estudos. “Estou ali, sendo eu mesmo, um entregador do iFood que gosta do que faz. Espero que as pessoas se interessem pelos estudos, que abracem todas as oportunidades que aparecerem pela frente.”

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas