Entregadores falam de seu futuro após concluir o ensino médio

A Ariane e o Januário participaram do Meu Diploma do Ensino Médio do iFood e contam o que planejam para o futuro

Em agosto de 2023, 8.326 entregadores e entregadoras fizeram a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio. 

Foi uma presença de peso: com cinco vezes mais participantes do que em 2022, os entregadores e as entregadoras da plataforma do iFood totalizaram 2,3% das pessoas que fizeram o exame em todo o Brasil.

Entre essas pessoas estavam a Ariane Aparecida da Rosa e o Januário Aparecido Galvão. Ainda muito jovens, eles pararam de estudar, mas aproveitaram a oportunidade de concluir os estudos com o Meu Diploma do Ensino Médio.

Esse é um programa do iFood que apoia a jornada de educação dos entregadores e entregadoras com bolsas para eles possam fazer o curso preparatório para o Encceja.

E agora, qual é o próximo passo? A Ariane e o Januário contam tudo a seguir!

“Eu não botava fé em mim. Depois desse projeto, mudou tudo”

A Ariane Aparecida da Rosa nasceu no interior de Minas Gerais e parou de estudar aos 14 anos. “Lá onde eu morava, era só trabalho de roça, então nunca me preocupei com os estudos, porque achava que não precisava disso”, conta.

Aos 20 anos, ela se mudou para São Paulo, e recentemente se cadastrou no aplicativo do iFood para fazer entregas. Foi quando ela ficou sabendo do Meu Diploma do Ensino Médio.

“Apareceu essa oportunidade de estudar. Aí eu pensei assim: eu acho que eu vou estudar”

Em 2023, ela começou a fazer as aulas da Termine Seus Estudos, parceira do iFood.

No começo, Ariane achou que seria difícil aprender. Mas nas aulas ficou mais tranquila por ver que a Termine Seus Estudos “entende as dúvidas do povão”. Sua filha de sete anos assistiu muitas lives com ela e até decorou o conselho de um professor, que repetia para a mãe nos momentos desafiadores: “foca nas fáceis”.

“Foi um divisor de águas pra mim. Eu fiz a prova e atualmente estou estudando para o concurso da Polícia Civil de São Paulo, que vai ser de nível médio”, revela. 

“No final da jornada, eu fiquei impressionada com a evolução que eu tive, com a minha capacidade de aprender. Eu mesma não botava fé em mim e agora depois desse projeto mudou tudo. Eu acho que eu posso tudo isso e muito mais.”

“A gente se priva de muitas coisas por não ter estudo, tem medo de avançar”

O Januário Aparecido Galvão começou a trabalhar muito jovem. Primeiro, para ajudar em casa, especialmente depois que sua mãe teve câncer. Depois, para realizar seus sonhos, como comprar seu apartamento e criar as duas filhas (hoje com 6 e 13 anos). 

Hoje ele é chefe de bar em um turno e entregador no iFood em outro. “Eu estava sempre tentando estudar, mas não consegui terminar”, afirma Januário, que mora em São Paulo.

Em fevereiro deste ano, Januário começou a receber mensagens do iFood sobre o Meu Diploma do Ensino Médio. A princípio, não deu bola. Mas depois ficou tentado a ver o que era.

“Falei: ‘quer saber? Vamo ver qual é que é disso aí’, conta.

A partir daí, ele mergulhou nos estudos no seu tempo livre —de manhã, antes de sair para o trabalho, e à noite, quando via uma brecha. “Eu estudei muito para poder chegar até aqui. Eu me saí muito bem em todos os quesitos que a Termine Seus Estudos passou para nós.”

Depois de conseguir o diploma do ensino médio, ele quer estudar Administração para ter o seu próprio negócio. “A gente às vezes se priva de muitas coisas por não ter estudo, tem medo de avançar. Não adianta eu ter um negócio, formar uma ótima equipe, se eu não souber gerir. Isso, só o estudo vai poder me dar.”

Mesmo curtindo seus trabalhos, ele sentia que algo estava faltando.

“Minha mãe, lá no céu, vai ver o que eu vou conseguir. O conhecimento é uma coisa que ninguém vai tirar de mim. O prazer de poder ler uma frase inteira para a minha filha sem ficar gaguejando, são coisas que só nós mesmos vamos poder sentir”, diz.
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas