Quem trabalha no iFood pode descobrir, na prática, como é o dia a dia dos entregadores e entregadoras que pedalam para fazer entregas usando bicicletas elétricas. Por um dia, os funcionários deixam o escritório, pegam a bag e saem pela cidade de São Paulo para trabalhar com delivery —essa é a missão do programa Let’s Bike, uma vivência para que os profissionais conheçam o dia a dia e os desafios desse trabalho.
“O objetivo é identificar oportunidades para melhorar a experiência de quem faz entregas”, afirma Carolina Teixeira, analista de negócios do iFood Pedal. “O Let’s Bike estimula a empatia em relação à categoria.”
As percepções colhidas pelos funcionários que participam do Let’s Bike são compiladas e servem para complementar as pesquisas realizadas pelo iFood com entregadores e entregadoras. Graças a essas iniciativas, a empresa pode criar ações mais certeiras em questões como revisão de rotas e distribuição de pontos de apoio, por exemplo.
No programa, são reunidas turmas de integrantes de diversas áreas do iFood – como as de produtos, tecnologia, logística e políticas públicas – para que, em um dia previamente agendado, realizem o trabalho de entregas usando bikes elétricas. As lideranças dos times, aliás, participam e incentivam suas equipes a participar do Let’s Bike.
Quem topa a experiência cumpre todas as etapas do processo de entrada na plataforma pelo iFood Pedal, inclusive os cursos do Pedal Responsa, um total de cinco aulas por WhatsApp que orientam os entregadores sobre procedimentos de segurança, cuidados com a saúde e prevenção contra a Covid-19.
No dia marcado para as entregas, geralmente na última semana de cada mês, o grupo de até 20 pessoas se encontra cerca de uma hora antes de todos saírem para atender aos pedidos. Apesar de ali serem passadas algumas instruções para o trabalho, como a distribuição de rotas, a ideia não é oferecer nenhuma facilidade adicional em relação à metodologia utilizada com entregadores e entregadoras habituais.
Melhorias no app
Na percepção de Catherine Miyazaki, gerente sênior de Produto do iFood, participar do Let’s Bike é muito importante para entender a experiência de quem usa o aplicativo da empresa pela primeira vez. “Graças ao programa, consegui pontuar questões no app que poderiam ser melhoradas, muitas até já foram aperfeiçoadas desde então”, avalia.
Ela conta que fez as entregas na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. “Na hora do almoço, a região é bastante movimentada, e o aplicativo não parava de tocar”, lembra. “Nos momentos em que tive dificuldades com o aplicativo, pedi ajuda para os próprios entregadores que estavam esperando pedidos, e eles foram muito solícitos. Notei que eles se ajudam bastante nesses casos.”
A vivência do Let’s Bike também provocou em Catherine reflexões sobre políticas públicas de mobilidade para tornar as ruas e ciclovias mais seguras. “Algumas vias precisam se tornar mais acessíveis para todos os modais de transporte”, considera.
Importância dos pontos de apoio
Como algumas pessoas que já participaram do Let’s Bike, Marília Soares, coordenadora de BI e Desenvolvimento Logístico do iFood, diz que se surpreendeu com as circunstâncias das entregas que não imaginava quando analisava o processo apenas na teoria.
No seu dia de pedal, ela logo teve que parar para tomar água. “Eu senti muita sede. Nessas horas, percebi a importância de ter pontos de apoio para o entregador beber água, descansar e ter acesso a outros recursos de que necessite.”
Outro aspecto que chamou a atenção de Marilia foi a solidariedade manifestada pelas pessoas com as quais interagiu durante o trabalho. “Um entregador na rua me ajudou a reativar o modo elétrico da minha bike porque me viu com dificuldades”, conta. “Os seguranças dos prédios onde fiz as entregas me ofereceram água e motivação e até conversei com um caminhoneiro e com uma senhorinha que me abordou na rua para falar da vida dela”, relata.
O Let’s Bike esteve suspenso durante o período da pandemia da Covid 19, mas foi retomado em 2022. Desde então, o programa já contemplou 60 pessoas do iFood. As saídas têm acontecido na cidade de São Paulo, por uma questão de facilidade na estruturação das etapas da ação. Porém, o objetivo é expandir para as outras cidades em que o iFood Pedal está em operação, como Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.