A partir do dia 3 de julho, o iFood aumenta o ganho de entregadores em 4,5%. Este é o terceiro ano consecutivo em que a empresa reajusta os valores pagos aos entregadores, considerando as oscilações nos preços dos combustíveis e também a inflação.
Essa iniciativa é parte do compromisso do iFood com a valorização, a capacitação e a educação de entregadores e entregadoras. Desde 2019, a empresa investe em programas como o Delivery de Vantagens (com oferta de seguros e assistência à saúde) e em cursos para que os entregadores se formem no ensino médio ou ingressem no mercado de tecnologia.
“A agenda de valorização dos entregadores é prioritária para nós. Estamos constantemente dialogando com eles como uma forma de entender melhor as demandas mais importantes e de que forma podemos trabalhar juntos para alcançar melhorias operacionais e na experiência do entregador com a nossa plataforma e para que a categoria de entregadores seja cada vez mais valorizada e respeitada pela sociedade”, afirma Stella Chamarelli, diretora de Experiência dos Entregadores do iFood.
Com esse reajuste, o iFood pretende promover um aumento que seja superior ao da inflação do período e que beneficie todos os entregadores que trabalham com a plataforma.
Os entregadores receberão, em média, um reajuste de 4,5%. Esse aumento no ganho de entregadores fica acima da inflação acumulada desde o último reajuste, realizado em abril de 2022. Entre maio de 2022 e maio de 2023, essa inflação foi de 3,74%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Além disso, o valor da rota mínima também subirá 8,3% (de R$ 6 para R$ 6,50).
Valorização vai além do ganho de entregadores
Além do valor recebido pelas entregas, os entregadores ficam com 100% das gorjetas dadas pelos clientes e têm descontos e acesso a serviços gratuitos oferecidos pelo iFood e por seus parceiros, como:
Delivery de Vantagens
O programa, lançado em 2019, foi reformulado para atender melhor às demandas que vêm dos entregadores com oferta de gratuidades e descontos em serviços considerados prioritários por eles, como:
- Assistência à saúde com teleconsultas gratuitas com médicos, consultas presenciais a partir de R$ 19,90, desconto de até 80% em farmácias e abatimento de 20% no plano odontológico. Em 2023, os entregadores já economizaram mais de R$ 4 milhões em compras em farmácias;
- Seguro de vida em caso de morte acidental (até R$ 100 mil) e auxílio funeral (R$ 5.000) e seguro em caso de lesão temporária (até R$ 1.500 de indenização com o afastamento igual ou superior a sete dias) ou invalidez permanente (até R$ 100 mil);
- Cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas provenientes do acidente (até R$ 15 mil), via reembolso ou rede credenciada;
- Seguro para a moto com desconto de 12% (Suhai/Tô Garantido) e cobertura de 100% da Tabela Fipe em caso de roubo, furto ou perda total da moto em colisão;
- Acesso aos cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e profissional do iFood Decola, à capacitação em tecnologia no Potência Tech e ao Meu Diploma do Ensino Médio;
- iFood Pedal: aluguel de bicicletas tradicionais ou elétricas por valores que variam de R$ 7,90 a R$ 32 por semana
- Pontos de Apoio, que são espaços para o entregador ou a entregadora fazer uma pausa para descansar durante as entregas
Central de Apoio Jurídico e Psicológico
Desde junho de 2023, o iFood disponibiliza aos entregadores, em parceria com a Black Sisters in Law, uma central de assistência jurídica e psicológica gratuita a quem sofrer discriminação no trabalho. Os casos reportados no aplicativo são direcionados para o atendimento por advogadas e psicólogas.
Além disso, em junho, o iFood se tornou a primeira empresa brasileira a apoiar a Carta-Compromisso Ethos sobre Trabalho Decente em Plataformas Digitais. Nesse documento, a empresa se compromete a buscar as melhores práticas, políticas e procedimentos para oferecer condições justas de trabalho.