O compromisso e as ações do iFood para promover a segurança do motociclista foi citado como exemplo no mais recente relatório do Banco Mundial sobre boas práticas nesse setor para governos e empresas.
O documento é um guia com diretrizes práticas e enfatiza o papel das empresas e plataformas quanto à segurança viária, com foco nos motociclistas e nas ações promovidas para reduzir o risco de acidentes de trânsito e melhorar o bem-estar dos entregadores.
Ações do iFood de segurança do motociclista citadas pelo Banco Mundial
Na parte dedicada ao iFood em seu relatório sobre a segurança do motociclista, o Banco Mundial destaca as seguintes iniciativas promovidas pela empresa:
Treinamento gratuito em segurança no trânsito
O documento destaca a plataforma educacional do iFood, o Decola. É por meio dela que a empresa oferece trilhas específicas de capacitação sobre segurança viária.
Esse treinamento aborda temas como manutenção preventiva da moto, uso de equipamentos de segurança, legislação de trânsito, direção defensiva e procedimentos de emergência.
Telemetria e IA para segurança dos entregadores
O documento explica que o iFood calcula os tempos de entrega usando inteligência artificial (IA), com margens de tempo para que os entregadores possam completar suas rotas com segurança.
A plataforma adota telemetria para mensurar velocidade, enviando mensagens educativas para conscientizar os entregadores sobre o cumprimento das regras de trânsito.
A Central de Segurança – área dedicada no aplicativo dos entregadores para reportar acidentes de trânsito e incidentes – oferece o Indicador de Direção Segura, que entrega recomendações e alertas personalizados para incentivar uma direção mais responsável.
Nesse campo, o relatório reforça que, em 2024, o iFood criou a área Visão Zero para fortalecer as iniciativas de prevenção de acidentes envolvendo entregadores.
Seguro e prevenção de acidentes
No trecho dedicado ao tema, o relatório do Banco Mundial menciona o seguro pessoal contra acidentes, que o iFood oferece gratuitamente desde 2019. E que vem sendo aprimorado ao longo dos anos.
Um dos pontos mencionados é a cobertura exclusiva de seguro para mulheres, incluindo apoio em casos de câncer de colo do útero e de mama, assistência à gestação e procedimentos de bem-estar.
Desde 2023, a empresa é mantenedora do Observatório de Segurança Viária, que desenvolve ações para reduzir os índices de acidentes nas ruas das cidades brasileiras. Com essa parceria, apoia a causa da mobilidade segura e colabora com as discussões estratégicas da entidade sobre segurança no trânsito.
Suporte integrado e humanizado
Para complementar, o documento do Banco Mundial fala também da Central Social, iniciativa pioneira desenvolvida pelo iFood em 2024, a qual oferece acompanhamento integrado e humanizado aos entregadores e aos familiares nos casos de sinistros graves, oferecendo assistência social e psicológica gratuitas.
Quais são os planos do iFood para melhorar a segurança viária?
Quanto ao futuro, o relatório destaca algumas iniciativas que o iFood está testando para aprimorar suas ações para a segurança do motociclista, como:
– Conscientizar entregadores sobre o risco de manobras bruscas, frenagens e acelerações repentinas;
– Desenvolver sistemas avançados de telemetria capazes de detectar manobras complexas, direção na contramão, quedas e colisões, bem como intervenções preditivas em rotas perigosas.
– Expandir parcerias com autoridades públicas e instituições acadêmicas por meio de acordos de cooperação técnica e projetos de pesquisa voltados à criação de soluções baseadas em dados para aumentar a segurança no trânsito.


