iFood lança central para entregadores que sofram abuso ou agressão

A Central de Apoio Psicológico e Jurídico oferece apoio aos motoboys em parceria com a associação global de advogadas negras Black Sisters in Law

O iFood oferece apoio para entregadores que sofram abuso ou agressão quando estão trabalhando. Afinal, a empresa não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores.

Na atuação estratégica de combate a abuso ou agressão contra entregadores, o iFood tem uma central assistencial para atender a esses motoboys. Essa é uma iniciativa de combate à discriminação, garantia de acesso à justiça e valorização e respeito destes trabalhadores.

A iniciativa será viabilizada através de uma parceria com as Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito e oferece oportunidades de trabalho para essas profissionais.

O iFood entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à justiça. Vencer essas barreiras é o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação.

Também é fundamental a assistência psicológica para superar os traumas causados pelo abuso ou agressão. Eles podem gerar consequências extremamente prejudiciais para a saúde mental dos motoboys.

A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às  BlackSisters para o atendimento. 

Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood, reforça que “a iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se  sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”.

“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood”, diz. “E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores.”

Relação ganha-ganha

“Acredito que a parceria entre iFood e Black Sisters seja o exemplo mais genuíno de que negócios podem ter impactos sociais reais”, afirma Dione Assis, fundadora da associação.

“É um real jogo de ganha-ganha”, diz. “Ganha o iFood, que fornecerá aos seus entregadores um instrumento de segurança e proteção quando experimentam situação de racismo e injúria racial. Ganham as Black Sisters in Law, que terão a oportunidade de exercer a advocacia com dignidade. E ganham os entregadores, que passam a ter ao seu dispor uma plataforma que os acompanhará e fornecerá assistência jurídica nos momentos mais desafiadores do exercício da atividade.”

Registro da denúncia

Para ser atendido pela Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, os entregadores devem denunciar o episódio de agressão física, ameaça ou qualquer tipo de discriminação ou violência sexual  durante as entregas. O primeiro passo é relatar o caso ao iFood seguindo estes passos:

  1. Acesse a tela principal do app “iFood para Entregadores”;
  2. Toque no botão para emergências, com o símbolo “!”;
  3. Escolha o tipo de incidente;
  4. Explique de forma detalhada o que aconteceu;
  5. Se tiver, anexe fotos importantes para documentar;
  6. Envie a sua denúncia.

Após o relato, a equipe de segurança do iFood entra em contato com o entregador para prestar o apoio necessário. Com a autorização da vítima, o caso é direcionado para uma advogada, além da assistência psicológica para ajudar a lidar com as consequências emocionais desse tipo de situação

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