O iFood oferece apoio para entregadores que sofram abuso ou agressão quando estão trabalhando. Afinal, a empresa não tolera ofensas ou agressões a entregadores e entregadoras nem manifestações de preconceito, assédio, bullying e incitação à violência contra esses trabalhadores.
Na atuação estratégica de combate a abuso ou agressão contra entregadores, o iFood tem uma central assistencial para atender a esses motoboys. Essa é uma iniciativa de combate à discriminação, garantia de acesso à justiça e valorização e respeito destes trabalhadores.
A iniciativa será viabilizada através de uma parceria com as Black Sisters in Law, uma associação global de advogadas negras que atuam em várias áreas do Direito e oferece oportunidades de trabalho para essas profissionais.
O iFood entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à justiça. Vencer essas barreiras é o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação.
Também é fundamental a assistência psicológica para superar os traumas causados pelo abuso ou agressão. Eles podem gerar consequências extremamente prejudiciais para a saúde mental dos motoboys.
A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às BlackSisters para o atendimento.
Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood, reforça que “a iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”.
“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood”, diz. “E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores.”
Relação ganha-ganha
“Acredito que a parceria entre iFood e Black Sisters seja o exemplo mais genuíno de que negócios podem ter impactos sociais reais”, afirma Dione Assis, fundadora da associação.
“É um real jogo de ganha-ganha”, diz. “Ganha o iFood, que fornecerá aos seus entregadores um instrumento de segurança e proteção quando experimentam situação de racismo e injúria racial. Ganham as Black Sisters in Law, que terão a oportunidade de exercer a advocacia com dignidade. E ganham os entregadores, que passam a ter ao seu dispor uma plataforma que os acompanhará e fornecerá assistência jurídica nos momentos mais desafiadores do exercício da atividade.”
Registro da denúncia
Para ser atendido pela Central de Apoio Psicológico e Jurídico do iFood, o motoboy precisa reportar o episódio de discriminação.
Para fazer a denúncia, basta entrar no menu do aplicativo iFood para Entregadores e clicar na opção “Alerta de casos graves”.
Na sequência, acesse “Quero reportar um caso grave”. Escolha então a opção de incidente, escreva o relato anexando fotos (se houver) e envie a denúncia.
O entregador ou entregadora receberá um contato da equipe de Segurança do iFood, que passará orientações sobre o benefício da central.
Os motoboys podem acessar mais informações sobre a Central de Apoio Psicológico e Jurídico no Portal do Entregador.