Em sua quarta edição, o iFood anuncia que vai dar 35 mil bolsas do Meu Diploma do Ensino Médio, expandindo significativamente o programa. As bolsas são destinadas a entregadores, proprietários e funcionários dos estabelecimentos parceiros do app, além de seus familiares.
O que são as bolsas Meu Diploma do Ensino Médio?
Essas bolsas são para os cursos que preparam os profissionais parceiros da plataforma para fazer a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
Essa prova oficial concede o certificado de conclusão do ensino médio, validado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Essas bolsas existem desde a criação do Meu Diploma do Ensino Médio, em 2022, e são oferecidas em parceria com a plataforma Termine Seus Estudos.
O programa também conta com o suporte do AprendiZAP, uma ferramenta digital desenvolvida pela Fundação 1Bi.
Esta tecnologia disponibiliza a “Mai”, uma tutora virtual que utiliza inteligência artificial para oferecer:
– Simulados personalizados;
– Orientações pedagógicas;
– Suporte educacional 24 horas via WhatsApp;
– Facilitação do aprendizado e preparação para o exame.
Resultados do Meu Diploma do Ensino Médio
Até o momento, quase 6.000 pessoas concluíram o ensino médio com o apoio das bolsas do Meu Diploma do Ensino Médio oferecidas pelo iFood. Somente em 2024, 23 mil participantes foram beneficiados pelo programa.
Os aprovados no Encceja que fizeram o Meu Diploma recebem o certificado oficial de conclusão do Ensino Médio. Esses certificados são emitidos pelas secretarias de educação e institutos federais, em total conformidade com as diretrizes do Inep.
Por que o iFood criou o Meu Diploma do Ensino Médio?
O programa de bolsas do Meu Diploma do Ensino Médio reflete o propósito do iFood de “alimentar o futuro do mundo” por meio da educação. A empresa investe em educação para gerar transformação social e oferecer mais oportunidades, incluindo mobilidade social.
“A educação tem o poder de mudar a sociedade, criar oportunidades e construir um futuro mais igual para todos”, explica Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto Social do iFood.
Além disso, o Meu Diploma do Ensino Médio é uma iniciativa alinhada aos compromissos do iFood como membro da Good Work Alliance e do Fórum Econômico Mundial.
Demanda por educação dos entregadores
Segundo a pesquisa Pnad Contínua: Educação 2023, do IBGE, quase metade dos brasileiros adultos não possui o ensino médio completo – são 45,5% das pessoas com mais de 25 anos. Esta estatística demonstra a importância das bolsas do Meu Diploma do Ensino Médio para a sociedade brasileira.
Uma pesquisa interna do iFood, realizada em 2024, revelou que:
– 26% dos entregadores cadastrados ainda não haviam concluído o ensino médio (cerca de 120 mil pessoas);
– 76% demonstraram interesse em finalizar essa etapa educacional (aproximadamente 70 mil entregadores da base ativa).
Impacto real do Meu Diploma do Ensino Médio
Os resultados do programa são mensuráveis e transformadores:
– 45% dos entregadores formados relataram aumento de renda;
– 28% se matricularam em cursos de nível superior ou técnico após a conclusão;
– 2022 (primeira turma): 950 entregadores aprovados e certificados;
– 2023 (segunda turma): 5.264 aprovados no Encceja.
“Nosso sonho é ver todos os nossos parceiros, entregadores e profissionais de restaurantes superando barreiras acadêmicas e conquistando novas oportunidades. A educação é essencial para transformações reais e sustentáveis, e o programa ‘Meu Diploma do Ensino Médio’ é um pilar fundamental para alcançar isso”, afirma Ozemela.
Histórias de transformação dos entregadores
Josevaldo Lindoso Silva: exemplo de sucesso
Josevaldo Lindoso Silva (32), parceiro do iFood em São Luís, Maranhão, exemplifica o poder transformador das bolsas. Ele interrompeu os estudos no segundo ano do Ensino Médio em 2011, aos 19 anos, após o casamento e a necessidade de trabalhar.
“Chegava em casa cansado e não ia para a escola. Tentei voltar a estudar, mas não consegui dar continuidade. Neste ano, tive o incentivo com o Termine Seus Estudos no iFood. Sabia que não seria fácil, porque havia 13 anos que eu não estudava nada. Mas com o conteúdo e os professores do programa consegui me organizar, apesar do pouco tempo que tinha, para estudar e passar na prova.”
“Passei no Encceja e só tenho a agradecer pelo incentivo do iFood. Com o diploma, outras portas serão abertas. Estou pensando em prestar concursos. Vou estudar um pouco mais e conseguir atingir meus objetivos. Estava tudo travado na minha vida, e com o Ensino Médio uma nova porta se abre.”
Gabriele Costa Pimenta: realizando sonhos
Gabriele Costa Pimenta (20), parceira do iFood em Uberlândia, Minas Gerais, representa outro caso de sucesso. Ela interrompeu os estudos há cerca de seis anos devido à necessidade de trabalhar.
Com o apoio das bolsas do Meu Diploma do Ensino Médio, Gabriele conseguiu concluir essa etapa educacional. “Estou muito feliz porque vou poder realizar meu sonho de cursar uma faculdade”, celebra.


