iFood oferece curso de direção defensiva para entregadores

Programa foi lançado inicialmente nas cidades de Brasília, Fortaleza e Recife e já formou 290 profissionais

Em 2023, o iFood passou a oferecer um curso presencial de direção defensiva para entregadores e entregadoras da plataforma. Essa nova iniciativa se soma ao programa Anjos de Capacete para zelar pela segurança desses profissionais no trânsito.

A primeira edição do curso de direção defensiva foi realizada em três cidades: Brasília, Fortaleza e Recife, e formou 290 entregadores. Agora, a meta da empresa é expandir o projeto para mais municípios.

Em Fortaleza, 60 entregadores fizeram o curso entre os meses de março e abril. Na capital cearense, o curso de direção defensiva foi oferecido em parceria com a Associação dos Trabalhadores por Aplicativos de Fortaleza (ATAF).

“O curso mostra que o iFood está preocupado com a segurança diária e a maneira de pilotagem dos trabalhadores, isso é importante para a categoria no geral, o delivery precisa desse tipo de ação”, afirma Douglas Sousa, presidente da ATAF.

“A parceria entre a ATAF, que representa o poder público, e o iFood, representando o privado, é muito importante para que os trabalhadores do aplicativo tenham benefícios, profissionalização e capacitação”, complementa.

Em Brasília, 80 entregadores fizeram o curso, e em Recife foram 150. Em Recife, as aulas beneficiaram 10 turmas de 15 alunos cada uma, nos dias 4, 19, 25 e 26 de abril.

De olho na prevenção de acidentes

O curso ensina os entregadores e as entregadoras a conduzir a motocicleta com um olhar mais atento, a partir de técnicas de direção segura e de conhecimentos sobre os conceitos de trânsito. Essas competências são essenciais para ajudar na prevenção de acidentes.

Por definição, direção defensiva é uma maneira de dirigir veículos para evitar acidentes até mesmo no caso de outros condutores cometerem erros ou infrações. Essas técnicas levam em conta também as condições adversas, ou seja, tudo aquilo que pode dificultar a condução do veículo, como o estado da via, o clima, e o transporte de carga e passageiros, entre outros fatores. 

“Investir constantemente em iniciativas que capacitem e tornem os próprios entregadores agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito é um modelo que a empresa encontrou de fazer a diferença, tanto na vida dos entregadores quanto no dia a dia das cidades”, afirma Stella Chamarelli, diretora de experiência com o entregador.

No Portal do Entregador do iFood, há informações mais detalhadas sobre as oportunidades de educação que a empresa oferece para entregadores e entregadoras parceiros.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas