O mês de maio é tradicionalmente relacionado à Segurança no Trânsito. No iFood, além de conteúdos e capacitações que acontecem durante todo o ano, neste mês, a empresa preparou mais algumas iniciativas especiais para reforçar a importância do tema junto aos seus parceiros entregadores. Entre as ações estão parcerias com as prefeituras para reforço de comunicações para conscientização do papel dos cidadãos no trânsito, a realização de uma campanha promocional com prêmios para quem engajar mais nos conteúdos, além de levar o projeto Anjos de Capacete para o nordeste pela primeira vez.
Campanha #TrânsitoResponsa
Neste mês, o iFood promoverá a campanha #TrânsitoResponsa, que visa a conscientização para um trânsito mais seguro e dessa vez com um incentivo que deve chamar a atenção dos parceiros entregadores: uma série de sorteios ao longo de 4 semanas consecutivas e que dará uma motocicleta como prêmio.
A iniciativa terá início na próxima terça-feira, 18 de Maio, e todos os entregadores já cadastrados e ativos na plataforma, até o dia 10/05, estão aptos a participar. Para conseguir os números da sorte, cada pessoa deve fazer a jornada de conhecimento sobre segurança no trânsito, que será disponibilizado em módulos dentro do site https://www.transitoderesponsaifood.com.br/. Quanto mais módulos concluídos, mais números da sorte o participante vai ganhar. Os prêmios serão vouchers de R$50 de gasolina, jaquetas do iFood e, na última semana de sorteio, uma motocicleta 0km. Mais informações estão disponíveis no Portal da campanha.
Anjos de Capacete
Pela primeira vez, o iFood vai levar o projeto Anjos de Capacete para a cidade nordestina de Recife. A iniciativa visa capacitar 24 entregadores parceiros do iFood no atendimento de primeiros-socorros. A ação foi possibilitada através de uma parceria do iFood com a prefeitura de Recife, com a CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e da plataforma educativa iFood Decola, que será onde os participantes terão as aulas online.
A capacitação acontecerá num modelo híbrido: online e presencial. Através da plataforma de capacitação iFood Decola os participantes do projeto vão poder aprender mais sobre teorias de primeiros socorros, que vão do módulo básico ao avançado. Já a parte presencial acontecerá nos próximos dias 17, 18, 19 e 20 de maio, e terá duração de 3h; parte essencial para que os entregadores aprendam técnicas práticas de primeiros socorros. O evento seguirá todos os protocolos de segurança contra a COVID-19. Nele, os participantes receberão as boas-vindas da presidente da CTTU, Taciana Ferreira; seguido de uma palestra sobre pilotagem segura com o agente de trânsito Marcos Costa; e encerrará com o treinamento em primeiros socorros promovido por instrutores do SAMU.
Os entregadores que se voluntariaram, por questões de segurança e proteção à sua saúde, foram divididos em grupos de seis indivíduos por dia e terão distanciamento mínimo garantido, e o curso vai acontecer em um espaço aberto. Todos eles receberão do iFood kits compostos por máscara de proteção, álcool em gel, jaqueta e capacete. Após a formação, todos os entregadores participantes receberão um certificado. A expectativa do iFood é conseguir, através de parceria público-privada, levar o projeto Anjos de Capacete para outros municípios brasileiros ao longo de todo o ano.
“A possibilidade de formar esses entregadores parceiros ajuda a distribuir olhares atentos para a segurança no trânsito de forma geral. São parceiros essenciais, que já circulam pelas ruas da cidade. Nos diferentes tipos possíveis de acidentes, seja com motorista, motociclista, ciclista ou com pedestres, o trânsito de Recife vai contar com um apoio adicional desses entregadores. Afinal de contas, esses profissionais estão cientes das medidas que devem ser tomadas, o que pode muitas vezes ser decisivo, por exemplo, para salvar uma vida” – comenta João Sabino, diretor de Políticas Públicas do iFood.
Mensageria ao longo do ano inteiro
Para muito além do mês de Maio, o iFood, em mais uma parceria com a prefeitura de São Paulo, vai enviar uma série de comunicados ao longo deste ano para seus 200 mil entregadores, que estão espalhados por todo o país. Os conteúdos farão parte da ação de conscientização da segurança no trânsito e contarão com temas como velocidade, ciclistas, seguro DPVAT, e outros. O formato das mensagens, que serão enviadas via WhatsApp, varia de curtos vídeos de 1 minuto, à imagens e textos. Algumas dessas chamadas vão levar o parceiro para o Portal do Entregador, onde ele vai encontrar informações especiais sobre segurança sobre o assunto e um guia em PDF com mais dicas de segurança.
Às campanhas de conscientização sobre direção segura, somam-se as iniciativas que o iFood promove para garantir o bem-estar físico do entregador. Entre elas, destacam-se a distribuição de equipamentos de proteção individual, o seguro contra acidentes, o acesso a planos de benefícios em saúde, os fundos de proteção em casos de doenças, entre outros.
“Para o iFood, a relação só é digna se quem trabalha com aplicativos puder fazê-lo em condições seguras e que lhe permitam gerar renda para garantir o próprio sustento, prosperar e realizar seus sonhos”, afirma Cláudia Storch, Diretora de Logística do iFood.
Sobre o iFood
O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.
Informações para a imprensa: ifood@novapr.com.br.