Nesta terça-feira (27 de junho), o Observatório Nacional de Segurança Viária —que criou, em 2014, o movimento Maio Amarelo pela segurança no trânsito— anunciou o iFood como seu novo mantenedor.
A entidade também desenvolve ações para reduzir os índices de acidentes nas ruas das cidades brasileiras. Com essa parceria, o iFood passa a dar apoio financeiro à causa da mobilidade segura e terá um assento no Conselho do Observatório para colaborar com as discussões estratégicas da entidade sobre segurança no trânsito.
Além disso, a empresa também vai contar com assessoria técnica do Observatório para estudos e pesquisas, além de ter acesso ao acervo desses materiais.
“Essa parceria demarca o nosso compromisso em avançar na agenda de segurança no trânsito, com um foco na integridade dos entregadores”, comenta Fernando Martins, head de Impacto Social do iFood. “Estamos animados com a possibilidade de integrar o conselho de mantenedores do Observatório e construir agendas propositivas com todas as partes interessadas.”
Fernando conta que, como mantenedor do Observatório, o objetivo do iFood é pensar em alternativas, soluções e alavancas de curto, médio e longo prazos para a segurança viária dos entregadores.
Tecnologia de dados para a segurança viária
Além disso, ele destaca que fazer pesquisas junto com o Observatório, envolvendo a sociedade e os entregadores, vai trazer mais insights para o iFood tomar melhores decisões sobre segurança no trânsito.
Embora, em sua visão, o problema de acidentes no trânsito não seja resolvido no curto prazo, dada a sua complexidade, é necessário também realizar ações que já produzam resultados mais imediatos.
“As áreas de negócio do iFood estão olhando para esse assunto com muito cuidado”, frisa. “Temos o compromisso de entender como podemos reduzir acidentes, visando também à interlocução com o poder público e com os próprios entregadores para realizar campanhas de segurança no trânsito.”
As ações do iFood em segurança viária
O iFood trabalha constantemente para ampliar suas ações de educação para entregadores e entregadoras sobre a prevenção de acidentes. Desde 2020, a empresa promove o programa Anjos de Capacete, que já capacitou 670 entregadores em primeiros socorros, segurança no trânsito e prevenção de acidentes.
Em 2023, o iFood realizou um piloto de curso presencial de direção defensiva para entregadores e entregadoras da plataforma. Nessa primeira edição piloto, realizada em Brasília, Fortaleza e Recife, 290 entregadores foram capacitados.
Para quem faz entregas de bicicleta, a empresa disponibiliza, no iFood Pedal, o curso online Pedal Responsa, onde os entregadores aprendem sobre o uso da bike elétrica e segurança ao pedalar.
A empresa também oferece ampla cobertura de seguro pessoal para os entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma, incluindo seguro em caso de acidente, auxílio para a família e coberturas exclusivas para entregadoras.
Além disso, o iFood ampliou suas ações de educação para entregadores e entregadoras sobre a prevenção de acidentes no trânsito na campanha de Maio Amarelo de 2023, realizada entre 16 maio e 18 de junho, a empresa realizou iniciativas como:
Promoção dos cursos de segurança viária
O Decola para Entregadores, plataforma de cursos rápidos e gratuitos, disponibiliza 4 cursos sobre segurança no trânsito (Cuidados necessários com a moto; Mecânica da bike; Saúde mental; e Guia para um trânsito mais seguro).
Plataforma de gamificação
Em 2023, os entregadores tiveram acesso a módulos de conteúdo sobre segurança no trânsito em uma plataforma gamificada de aprendizagem, com participação do comediante e influenciador Igor Guimarães. Ao cumprir os desafios propostos, os entregadores puderam concorrer a cupons para resgate na Loja do Entregador iFood e a uma moto zero quilômetro.
Campanha de conscientização dos entregadores e da sociedade
A campanha de Maio Amarelo também reforçou a comunicação com instruções úteis para os entregadores, como para acionarem o seu seguro pessoal no iFood, em caso de acidentes durante as entregas. Além disso, a empresa fez algumas campanhas para a sociedade nos relógios digitais nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Imersão do KondZilla
O iFood e o Instituto KondZilla se uniram para oferecer cursos de capacitação para entregadores parceiros da plataforma. Um grupo de 16 entregadores fez uma imersão no Instituto para produzir conteúdos criativos com o tema da segurança no trânsito.
Curso de direção defensiva
Na campanha de Maio Amarelo, instrutores da Prefeitura de Osasco (São Paulo) deram um curso sobre direção defensiva para entregadores parceiros do iFood.
Campanha na Cazé TV
O iFood aproveitou os famosos reacts do influenciador para educar e incentivar as pessoas a ter uma boa conduta com os entregadores.