Brasil ou Camarões? Apesar de oponentes no campo de futebol, no da gastronomia Brasil e Camarões jogam juntos. Afinal, alguns dos ingredientes típicos da culinária camaronesa também são bem populares aqui, como arroz, feijão, mandioca, milho e banana.
Em Camarões, aliás, as comidas têm mesmo a ver com o crustáceo que dá nome ao país. A história começa em 1472, quando exploradores portugueses chegaram à região e se depararam com uma grande quantidade de camarões no rio Wuri, que passaram a chamar de Rio dos Camarões.
Mais tarde, o próprio país adotou essa identidade. Assim, não é de se estranhar que algumas comidas de Camarões levem o crustáceo na receita, assim como muito peixe.
Para abrir o apetite antes do duelo Brasil x Camarões no mundial, apresentamos, descubra alguns dos pratos tradicionais do país africano, que têm muito em comum com a nossa culinária.
- Ndolé
Refogado de espinafre com amendoim triturado, finalizado com camarões salteados. No Brasil tem camarão com molho de amendoim e um pouco de coentro —já provou?
2) Fufu
É uma massa à base de milho ou preparada com a super brasileira mandioca, acompanhada de um ensopado de peixe, tomate, óleos e carne.
3) Koki
Essa também leva ingredientes que temos por aqui: bolo de feijão cozido no vapor em folhas de bananeira e que também tem lagostim, peixe e pimenta.
4) Accra cassava
Lembra o nosso bolinho de chuva. O accra é feito de mandioca e banana. Como arremate, pode ser passado no açúcar e na canela.
5) Sopa Mbanga
Preparada com peixe cozido, noz natural de palma e algum crustáceo – olha os camarões aí de novo.
6) Kati kati
O frango está no futebol e também na culinária camaronesa. Neste prato, ele é grelhado e fervido em óleo de palma e servido com fufu.
7) Eru
É uma sopa feita de folhas desfiadas da planta chamada eru, encontrada nas florestas camaronesas.
Leia também:
- Mundial de futebol: as comidas mais pedidas no iFood no dia do jogo do Brasil
- O que os torcedores pediram no mercado no jogo do Brasil