Hoje tem jogo da seleção feminina de futebol, então é dia de acordar bem cedo. Enquanto você toma o café da manhã, a gente manda essa: você sabe o que tem no cardápio do desjejum na Jamaica, nossa adversária no último jogo da fase de grupos?
Se colocarmos frente a frente um típico café da manhã brasileiro e um jamaicano, qual cairia melhor no seu paladar? Bora descobrir.
Vamos dar uma colher de chá e começar pela escalação da Jamaica. Um nome de peso nesse time é a ackee, uma fruta natural do país que, ao ser cozida, ganha um aspecto de ovos mexidos. Até aí, nada de muito diferente.
Bacalhau no café da manhã?
Para tabelar com a ackee na linha de frente do café da manhã jamaicano entram em campo alguns craques do sabor, mas que nem todo mundo escalaria para começar o dia (pelo menos no Brasil), como o bacalhau ou bolinhos fritos e cozidos.
Mas tem também o bammy, um pão feito de mandioca com leite de coco e frito, além da banana cozida ou inhame e da batata doce.
Nada mal para começar o dia com aquela energia. Mas será que o café da manhã brasileiro pode estar à altura do jamaicano no sabor e nos nutrientes?
Ah, nessa hora temos que pensar na extensão do nosso país. Aliás, falando de área, vale lembrar que, só no Estado de Sergipe, cabem duas Jamaicas em termos de área.
Tem pingado, tem carne de sol e tem foforó
Chamamos a atenção para esse aspecto comparativo para destacar a variedade de hábitos alimentares no Brasil.
Se, no café da manhã da região Sudeste, o pingado (café com leite mais escuro) com pão na chapa é um clássico, na região Norte, por exemplo, é comum as pessoas optarem por açaí, coco, banana e mandioca na primeira refeição do dia.
Por sua vez, no Nordeste, inhame, tapioca, cuscuz, bolo de rolo, queijo coalho e carne de sol podem estar à mesa logo cedo.
Rume para a região Sul e você vai topar com uma mesa farta e delícias como embutidos, geleias, compotas e a cuca, um bolo de frutas com farofa crocante por cima.
No Centro-Oeste, a sugestão é uma salada de frutas com creme de jatobá, um fruto típico da região. E o foforó, um biscoito de polvilho assado.
Haja diversidade! E, pensando bem, tirando o bacalhau, as opções não destoam muito entre o Brasil e a Jamaica, país do reggae de Bob Marley, tão amado em terras brasileiras.
E você, já decidiu qual a sua bandeira no café da manhã? Porque, no futebol, a “sugestão da casa” é torcer para o time brasileiro.