Hoje (24 de abril) se celebra o Dia do Milho, um grão tão versátil que dá até pra parodiar uma velha máxima e dizer que ele tem um milhão e uma utilidades na cozinha.
Uma conferida nas comidas com milho mais pedidas pelo iFood já dá a ideia de o quanto o ingrediente “joga nas 11”, como se diz no jargão do futebol, na hora de preparar uma receita.
Ele vai bem tanto de coadjuvante como de estrela principal do prato. Tem bolo de milho, pão de milho, broa, esfiha de milho – aliás, esta é a grande campeã das entregas.
O creme de milho também é um sucesso, sozinho ou acompanhado – de iscas de frango, no caso. Para a sobremesa, o cardápio oferece sorvete de milho verde.
E o que dizer de um verdadeiro clássico da culinária nacional, a pamonha? Por falar em tradição, ela é um dos quitutes preferidos das festas juninas, que estão entre as mais famosas celebrações brasileiras.
Por sinal, o milho é rei nessa festividade. Prova disso é que boa parte dos pedidos pelo iFood que têm milho foi feita, em 2022, nos meses de junho e julho.
Os preferidos em cada região
A diversidade regional de hábitos e costumes que enriquece o perfil do povo brasileiro também se reflete no consumo do alimento.
Os dados de pedidos pelo iFood que contêm milho relativos a 2022 mostram as diferenças por região no modo como o grão é apreciado.
No Centro-Oeste, por exemplo, a comida com milho mais encomendada é a pamonha – que, nessa parte do país, é preparada com queijo, linguiça de porco e cheiro-verde. Outro “hit” local é o caldo ou a sopa de milho com frango.
A lista do Norte se diferencia pelas presenças do estrogonofe de frango com milho e do mingau de milho. No Sul, o grão anda casado com o bacon para incrementar pizzas, sanduíches e esfihas.
O milho é mesmo polivalente. Então, nada mais natural que sua fertilidade nas receitas seja alimentada por sua grandeza nas colheitas.
A estimativa é de uma safra recorde de milho no Brasil em 2023, atingindo o patamar de 120 milhões de toneladas – um aumento de 8,8% em relação a 2022, segundo o IBGE.
Embalagem de palha de milho no iFood
Para completar a amplitude de possibilidades da cultura do milho no país, vale lembrar ainda que a palha do milho vem sendo utilizada para fazer embalagens sustentáveis para o delivery.
O iFood está colocando em circulação essas embalagens, que são biodegradáveis, em parceria com a fabricante growPack.