Em alguns países, o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro. Mas, no Brasil, os casais celebram em junho, pois a data festiva surgiu aqui como uma campanha publicitária de uma loja de departamentos do Rio de Janeiro na década de 1940.
A publicidade deu tão certo que, quase 80 anos depois, a data é uma das que mais movimentam o comércio e o setor de serviços.
Quando é o Dia dos Namorados?
O Dia dos Namorados, no Brasil, é comemorado em 12 de junho, diferentemente dos Estados Unidos e de países da Europa, onde se comemora a data em 14 de fevereiro.
Atrás apenas do Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados é uma ótima data para o comércio, resultando em um faturamento de bilhões de reais em todo país.
O dia mais romântica do ano promete movimentar o e-commerce em 2023, como aconteceu em 2022, quando as vendas online de pequenas e médias empresas cresceram 17%.
Além da troca de presentes, os casais gostam de jantares românticos, passeios ao ar livre e passeios a dois, como pequenas viagens, para celebrar o amor e a união.
Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil?
Por aqui, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho por causa de uma campanha publicitária lançada em 1948 pela loja de departamentos carioca A Exposição.
Com o slogan “Dia de Santo Antônio, Dia dos Namorados”, a campanha circulou em 13 de junho daquele ano por ser o dia em que se celebra o “Santo Casamenteiro”.
Porém, no ano seguinte, em 1949, mudou-se a data para 12 de junho, evitando assim ofuscar o dia de Santo Antônio, com novo slogan: “Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio”.
A campanha publicitária criada por João Dória para a loja de departamentos deu tão certo que, quase oito décadas depois, 12 de junho continua sendo o Dia dos Namorados no Brasil.
Algum outro país comemora a data no dia 12 de junho?
A comemoração do Dia dos Namorados em 12 de junho acontece somente no Brasil. Países de língua portuguesa, como Portugal e Angola, comemoram a data no dia 14 de fevereiro.
A maioria dos países comemora a data no dia 14 de fevereiro, Dia de São Valentim, exceto a Espanha, onde o Dia dos Namorados é celebrado em 9 de outubro, dia de São Dionísio.
Qual é a diferença entre o Dia dos Namorados e o Valentine’s Day?
As diferenças entre o Dia dos Namorados e o Dia de São Valentim (o Valentine’s Day) estão na origem, nas celebrações e nas tradições.
Enquanto o Dia dos Namorados surgiu a partir de uma campanha publicitária no Brasil na década de 40 do século 20, o surgimento do Dia de São Valentim remonta ao século 5.
São Valentim teria sido um padre de Roma condenado à morte no século 3 pelo imperador Cláudio 2 por celebrar casamentos secretos quando eles eram proibidos no Império Romano.
Sentenciado à morte no ano de 270 d.C, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. O preso enviou à amada uma carta de amor assinada “de seu Valentim” no dia da sentença.
Daí, surgiu a tradição de troca de cartões entre os apaixonados.
O dia 14 de fevereiro, no entanto, foi estabelecido dois séculos depois, quando o papa Gelásio instituiu o Dia de São Valentim como o dia símbolo dos namorados.