No Dia da Biblioteca (9/4), o iFood News trouxe uma seleção de cinco livros de comida para quem gosta tanto de bons pratos como de histórias interessantes. Mas ficamos intrigados: o que será que o ChatGPT, que pode buscar dados em um universo muito mais amplo, recomendaria?
Então perguntamos quais eram os melhores livros de comida que poderia nos recomendar. E a inteligência respondeu com sua clássica “como um modelo de linguagem IA, não tenho preferências pessoais”. E seguiu: “mas aqui estão alguns livros altamente aclamados sobre comida que você pode achar interessantes”.
A lista de livros de comida do ChatGPT
“O Dilema do Onívoro”, de Michael Pollan
“Este livro examina a ética e a sustentabilidade de nossas escolhas alimentares e segue a jornada de quatro refeições da fazenda à mesa”, diz a IA.
“Sal, Gordura, Ácido, Calor”, de Samin Nosrat
“Este livro explora os elementos fundamentais da boa culinária e como usá-los para criar refeições deliciosas.”
“Minha Vida na França”, de Julia Child e Alex Prud’homme
“Este livro é uma autobiografia de Julia Child, que descreve sua vida na França e como se apaixonou pela culinária francesa.”
“Cozinha Confidencial”, de Anthony Bourdain
“Este livro é uma autobiografia de Anthony Bourdain, onde ele compartilha suas experiências e aventuras como chef de cozinha, além de oferecer uma visão honesta e irreverente do mundo das cozinhas profissionais.”
“Cozinha de Estar: Histórias e Receitas”, de Rita Lobo
“Neste livro, a autora brasileira Rita Lobo compartilha histórias de sua vida, além de receitas de pratos deliciosos que podem ser feitos em casa.”
Ao final, o ChatGPT diz: “estes são apenas alguns exemplos dos muitos livros excelentes sobre comida que existem por aí. Há algo para todos os gostos e interesses, desde livros de receitas até memórias alimentares e livros sobre a ciência da nutrição.”
A lista de livros do iFood News
Aparentemente, nós e o ChatGPT temos gostos bastante parecidos sobre literatura culinária. Tanto é que as nossas listas têm um livro e três autores em comum: Julia Child, Michael Pollan e Anthony Bourdain.
Para comparar, a nossa lista foi esta —qual delas você prefere?
“Cozinhar: uma história natural da transformação”, de Michael Pollan
O jornalista Michael Pollan busca compreender a nossa relação ancestral com o fogo, a água, a terra e o ar e como usamos esses elementos para cozinhar ao longo da nossa evolução como seres humanos.
“Minha vida na França”, de Julia Child e Alex Prud’homme
A deliciosa e bem-humorada história da época em que a norte-americana Julia Child viveu em Paris, onde aprendeu as técnicas da culinária francesa —e a lidar com uma cultura bem diferente da sua.
Compilação das deliciosas crônicas de Nina, que transforma em saborosos textos até mesmo os mais aborrecedores acontecimentos cotidianos e traz algumas receitas.
“Como água para chocolate”, de Laura Esquivel
Aqui, receitas típicas do México se misturam à história mágica e trágica da protagonista Tita, especialista em cozinhar pratos que causam os efeitos mais inesperados em quem os prova.
“Em busca do prato perfeito”, de Anthony Bourdain
Narra a jornada do chef Anthony Bourdain, que sai pelo mundo em busca da comida perfeita e prova os alimentos mais esquisitos (como coração de cobra). Em cada parada, ele traz também algumas pitadas da cultura de cada país visitado.