O Natal é uma época de confraternização, mas também de saborosas polêmicas, como sobre o uso da uva passa —não só no arroz, mas no panetone. Afinal, tem a turma que gosta do panetone tradicional, com as frutinhas, e outra que prefere o chocotone. Mas e no iFood, quem leva a melhor nessa disputa, panetone ou chocotone?
No caso, vence a tradição. Seis em cada dez brasileiros que fazem esse pedido no iFood optam pela receita que surgiu na Itália no século 15: a do bolo com frutas cristalizadas.
Na média geral, o chocotone fica com 40%. Ele é o preferido apenas na região Norte, onde os percentuais se invertem: entre os dois, 6 em cada 10 pedidos são de chocotone.
Será que isso tem a ver com a produção de cacau na Amazônia? Especulações natalinas nesse sentido podem alongar a conversa no dia da ceia, enquanto os convidados fazem suas escolhas. Arroz com ou sem passas, por exemplo. E panetone ou chocotone.
Aumento das vendas de panetone em 2022
O iFood registrou um crescimento médio de 12% nos pedidos de panetone e chocotone em novembro de 2022 em relação ao mesmo mês de 2021. Essa alta foi mais expressiva no Centro-Oeste, onde o aumento foi de 93% em relação aos panetones e de 64% em chocotones. No Norte, houve aumento de 71% nos pedidos de chocotone.
Por fim, vale destacar que panetone e chocotone são produtos sazonais, cujas vendas começam em meados de setembro e terminam em março, em geral perto da Páscoa.
Talvez isso seja até um problema para quem gosta muito dessas delícias e queira poder comê-las o ano todo. Aliás, será que isso seria quebrar algum tipo de tradição? Pronto, que venham então mais polêmicas apetitosas.