Todo ano, desde 2016, a jornalista especializada em comida Kim Severson faz suas previsões de quais serão as comidas e as bebidas favoritas do ano para o The New York Times.
Neste ano não foi diferente: ela conversou com especialistas e leu estudos e relatórios sobre o assunto para listar algumas novidades que podem fazer sucesso nos próximos meses.
“As pessoas querem diversão, novidades e também alimentos naturais”, diz Claire Lancaster, que prevê tendências de alimentos e bebidas para a WGSN.
A simplicidade e a versatilidade darão o tom das nossas escolhas, aponta Jennifer Zegler, diretora de alimentos e bebidas do grupo de pesquisa de mercado Mintel.
O que vai dar essa mistura de expectativas? Confira, a seguir, algumas das previsões para 2023.
O sabor do ano
A salmoura vem com tudo. Isso mesmo, esse sabor marinho e fresco é uma das tendências para comidas e bebidas neste ano. Isso significa que podemos ver à mesa mais vegetais marinhos, como as algas, e até ouriço do mar (vai encarar?).
Petisco favorito
Esqueça o torresmo: este é o ano de beliscar peles de frango fritas e crocantes, ou até colocá-las na salada (pelo menos nos Estados Unidos). O aumento dos preços do frango fez os chefs aproveitarem melhor toda a ave, inspirando-se na cozinha asiática.
Seu trunfo, segundo os especialistas, é a crocância, que mais de 70% dos consumidores dizem procurar em um lanche, disse Denise Lefebvre, vice-presidente sênior de P&D da PepsiCo Foods.
Essa é a mistura do Japão com…tudo
Nos restaurantes, os chefs estadunidenses estão combinando a comida japonesa —uma das queridinhas do iFood— com a de diversos países, da Itália ao Peru. Vale dizer que aqui a gente já faz isso: você já comeu um acaramaki?
“Chefs de todo o mundo, muitos descendentes de japoneses, estão fundindo ingredientes japoneses ou técnicas culinárias com alimentos que adoram”, de acordo com AF&Co e Carbonate, duas empresas que elaboraram um relatório anual de tendências em hospitalidade.
Viva o cupom!
A grana tá curta, então é hora de aproveitar os descontos usando cupons (saiba aqui como você pode aproveitar os do iFood). Para baratear as refeições, marcas próprias de supermercados e restaurantes que oferecem cardápios mais curtos estão se tornando mais populares.
Inhame, só que roxo
Aqui uma tendência inusitada: o sucesso do ube, um inhame roxo típico das Filipinas que já está sendo usado em receitas de alimentos e bebidas que vão desde tortas e waffles até lattes e uma versão púrpura do drinque piña colada.
Sua popularidade vem na esteira da de outros alimentos com cores vivas, como pitaia, lichia e milho roxo peruano. Também em ascensão estarão os sabores florais.
Sabores da Nigéria
Nos Estados Unidos, uma estrela em ascensão é a culinária nigeriana, com suas camadas ricas e variadas. O fonio, um grão africano resistente à seca que sugere um casamento entre cuscuz e quinoa, caiu no gosto dos chefs. O que mais vem por aí?
Compartilhar com a galera
Em 2023, especialistas veem uma uma mudança chegando: a volta do costume de compartilhar comida. “Se você olhar como foram nossas vidas por alguns anos, não compartilhamos porque era considerado perigoso”, disse Lefebvre, da PepsiCo Foods. “Agora, o senso de comunidade nunca foi tão forte.”
Tá liberado, então, chamar a galera para dividir as pizzas, os salgadinhos e o hambúrguer com batata frita. Qual é a sua pedida?