Meu Diploma do Ensino Médio e iFood Decola conquistam prêmio global de impacto social

Programas gratuitos de educação do iFood para entregadores recebem o Braze Torchie Awards

Os programas de educação do iFood para entregadores alcançaram visibilidade internacional ao conquistar o prestigioso Braze Torchie Awards 2025 na categoria “Braze for Impact”. Essa categoria reconhece empresas que usam a tecnologia Braze para desenvolver soluções para um desafio de impacto social, gerando efeitos positivos no mundo todo. 

Os vencedores também podem destinar uma doação de US$ 10 mil à instituição social que recomendar, financiada pelo Fundo Braze para Impacto Social. O iFood já escolheu a sua: é a Fundação 1BI, que desenvolve o bot de inteligência artificial usado no Meu Diploma do Ensino Médio – e que oferece diversos programas gratuitos para educação, como preparatório para Enem e formação para professores. 

“O iFood utilizou o poder da plataforma Braze para engajar mais de 370 mil entregadores em duas iniciativas inovadoras de impacto social, resultando em mais de um milhão de cursos concluídos — contribuindo significativamente para a redução das desigualdades educacionais”, descreve a organização do prêmio.

As iniciativas premiadas no Braze Torchie Awards

No caso do iFood, a premiação foi conquistada graças aos programas Meu Diploma do Ensino Médio e iFood Decola

Segundo a organização do prêmio, o iFood aproveitou os recursos multicanal da Braze para alcançar 97% de sua meta de matrículas no Meu Diploma do Ensino Médio. Além disso, a plataforma de cursos online Decola conseguiu atingir 82% da sua base ativa de entregadores.

Os programas de educação do iFood

Meu Diploma do Ensino Médio: transformando vidas com educação

O programa Meu Diploma do Ensino Médio foi criado em 2023 para apoiar a conclusão da educação básica de entregadores e outros parceiros do iFood que não conseguiram terminar essa etapa do ensino. 

Quem pode participar:

  • Entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma e que tenham 18 anos ou mais (a faixa etária permitida para atuar como entregador no app do iFood);
  • Familiares e amigos dos entregadores;
  • Empreendedores e funcionários dos restaurantes cadastrados no iFood.

Alguns números revelam a urgência dessa iniciativa:

41% dos adultos (com mais de 25 anos) não concluíram o Ensino Médio no Brasil;

26% da base de entregadores do iFood não completou o ensino médio;

14% da base de donos de lojas parceiras do iFood também não possui essa formação.

iFood Decola: capacitação para o ecossistema de parceiros

O iFood Decola é uma plataforma de capacitação voltada para entregadores e estabelecimentos parceiros. A iniciativa oferece cursos rápidos, online e gratuitos, com foco tanto em habilidades técnicas como comportamentais, para apoiar e impulsionar a atuação dos parceiros no ecossistema do delivery.

Resultados dos programas educacionais do iFood

Impacto do Meu Diploma do Ensino Médio

Os resultados do programa Meu Diploma do Ensino Médio demonstram seu impacto transformador:

– Mais de 11 mil aprovados desde 2022

– Mais de 20 mil inscritos na prova de 2025

– 3,2% dos inscritos no Encceja 2025 (prova que confere o certificado de conclusão dessa etapa do ensino) vieram do programa

– 45% dos entregadores relataram melhoria na renda após a conclusão do ensino médio

– 69% relataram interesse em cursar ensino superior

Alcance do iFood Decola

O programa iFood Decola também alcançou números impressionantes:

– Mais de 335 mil concluintes (82% da base ativa)

– Mais de 290 mil certificados emitidos

– Mais de 100 opções de cursos disponíveis

– Mais de 60 horas de aulas 

– Mais de 40% de alcance nas mensagens estratégicas enviadas no app

– Mais de 30% de conclusão

As soluções premiadas nos programas de educação do iFood

Metodologia para Meu Diploma do Ensino Médio

O desafio comunicacional inicial era identificar entregadores que tinham interesse em participar do programa. A estratégia de CRM implementada foi robusta: ao todo, foram realizados 74 fluxos de comunicações por meio dos canais Central de Notificações, InApp, Push e WhatsApp.

Resultados da estratégia

– 70 mil entregadores elegíveis identificados

– 38 mil entregadores inscritos (54% de taxa de conversão)

Soluções para os cursos do iFood Decola

Para o iFood Decola, o desafio era identificar quais conteúdos despertam maior interesse entre os entregadores e em quais momentos eles preferem consumi-los. No total, foram realizados 73 fluxos de comunicações por meio dos canais Central de Notificações, InApp, Push e WhatsApp.

Parcerias estratégicas e tecnologia aplicada

A estratégia de CRM do iFood Decola incluiu destaques inovadores:

1. Survey no aplicativo: criação de atributo com base na resposta do survey com o tema de interesse;

2. Comunicação no início da sessão: envio de comunicação no início da sessão no app;

3. Push no tempo inteligente: envio no momento de maior propensão de abertura.

Investimentos e expansão dos programas em 2025

O iFood demonstra seu compromisso com a educação por meio de investimentos significativos, destinando recursos para a expansão e melhoria contínua dos programas educacionais. 

Em 2025, a empresa aportou cerca de R$ 5 milhões para apoiar entregadores e donos de estabelecimentos parceiros interessados em cursar o Meu Diploma do Ensino Médio.

Esse investimento contempla ações como os quatro meses de curso preparatório gratuito (de abril a julho), com uma jornada de aprendizagem gamificada – e os mais de R$ 500 mil em prêmios distribuídos aos participantes que acompanharam as aulas com regularidade, realizaram os simulados e concluíram todas as etapas do programa. 

Desde 2024, a estratégia de expansão do Meu Diploma do Ensino Médio inclui não apenas entregadores, mas também familiares e colaboradores dos parceiros do iFood, ampliando o impacto social dos programas.

Saiba mais sobre o Braze Torchie Awards

Critérios de Avaliação do Braze for Impact

O Braze é uma plataforma de gestão de engajamento com o cliente (Customer Engagement Platform), utilizada por grandes marcas globais e nacionais, como Petz, Cabify, Burger King, NBA e MAX. 

Os Braze Torchie Awards são prêmios anuais atribuídos pela empresa a marcas, parceiros e indivíduos que demonstram excelência em engagement de clientes.

As principais categorias do prêmio incluem:

– Braze for Impact 

– Excelência Criativa

– Campanha do Ano

– Líder de Marketing do Ano

– Estrela em Ascensão do Marketing

– Equipe Colaborativa do Ano

– Líder da Comunidade

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas