Levantamento do Linkedin aponta os temas que devem se destacar neste ano —descubra quais são seus principais pontos
No final de 2021, o Linkedin listou as principais tendências em comportamento e tecnologia que estão surgindo na plataforma, identificadas a partir da interação entre os usuários e por uma curadoria do seu time editorial.
Chamados de Big Ideas, esses pontos refletem as opiniões da comunidade sobre diversos temas, entre eles saúde mental, tecnologia e ESG. O iFood News compilou os destaques desse levantamento, e você confere abaixo:
1. Atenção à saúde mental
O mercado deve seguir atento ao impacto provocado pela pandemia de Covid-19 no dia a dia e na saúde mental das pessoas. Afinal, houve um aumento global de 28% nos casos de depressão durante o período, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal médico The Lancet, aponta o levantamento. Além disso, é preciso levar em conta o próprio esgotamento dos profissionais nas áreas da saúde.
Mas a tecnologia traz boas notícias: o Linkedin lista algumas iniciativas que já estão em curso, como aplicativos e wearables (dispositivos vestíveis) capazes de identificar sintomas para que eles possam ser monitorados em tempo real e tratados de maneira mais eficaz.
2. Deslocamento inteligente pela cidade
O trabalho remoto é mais produtivo, aponta uma pesquisa publicada recentemente pela Regus —e 93% dos trabalhadores entrevistados destacam como uma vantagem ter liberdade para decidir de onde e quando trabalharão.
O Linkedin ressalta que modelos híbridos e horários alternativos de trabalho podem cooperar para distribuir o tráfego de maneira mais uniforme ao longo do dia, evitando os famosos horários de pico, além de incentivar uma nova relação com o trajeto casa x trabalho, em modais não-poluentes e escritórios cada vez mais locais. A plataforma cita, ainda, o conceito das cidades de 15 minutos, também já apontado por iFood News como tendência.
3. Diversidade, diversidade e mais diversidade!
Em 2022, as empresas serão ainda mais cobradas sobre suas ações de igualdade, racial e de gênero. Baseando-se em diversas pesquisas, a plataforma aponta que as pessoas estarão mais atentas a esses temas (e que ações isoladas não surtirão mais tanto efeito). Um dos dados trazidos no artigo é de que cerca de 50% das mulheres multiculturais consideram sair de seus empregos nos próximos anos “porque acreditam que tanto o gênero como a raça tornam mais difícil o avanço.”
4. A hora das criptomoedas
Criptomoedas e blockchain são caminhos sem volta. Já adotada inclusive no âmbito público, a forma de pagamento faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, especialmente pela transparência, que, de acordo com o artigo, é uma de suas grandes vantagens. Além disso, a automação e a segurança podem reduzir o risco de erros.
5. Estradas… de plástico?
O descarte de plástico no meio ambiente é assunto em alta nas empresas. De acordo com a previsão do Linkedin, no entanto, o material poderá ser de grande valia para solucionar um outro problema: a qualidade das estradas e rodovias brasileiras. O texto aponta iniciativas como a PlasticRoad, que já trabalham em soluções com o material para substituir o asfalto. Resultado: vias mais fáceis de construir e consertar, resistentes a chuvas fortes e, claro, recicláveis.
6. A revolução no metaverso
O metaverso foi um dos grandes temas de 2021, e seguirá em evidência em 2022. Porém, como indica o Linkedin, a discussão sobre essa tecnologia deverá ser outra: ela será controlada pelas big techs, ou a plataforma aberta trará à tona a descentralização? Acompanharemos esse debate ao longo do próximo ano.
Para ler o artigo original no Linkedin, com a lista completa, clique aqui.