6 tendências de comportamento e tecnologia que vão agitar 2022

O Linkedin, rede social voltada ao mercado de trabalho, listou as tendências para ficar de olho em 2022. Trazemos, aqui, os principais pontos. Confira!

Levantamento do Linkedin aponta os temas que devem se destacar neste ano —descubra quais são seus principais pontos

No final de 2021, o Linkedin listou as principais tendências em comportamento e tecnologia que estão surgindo na plataforma, identificadas a partir da interação entre os usuários e por uma curadoria do seu time editorial.

Chamados de Big Ideas, esses pontos refletem as opiniões da comunidade sobre diversos temas, entre eles saúde mental, tecnologia e ESG. O iFood News compilou os destaques desse levantamento, e você confere abaixo:

1. Atenção à saúde mental

O mercado deve seguir atento ao impacto provocado pela pandemia de Covid-19 no dia a dia e na saúde mental das pessoas. Afinal, houve um aumento global de 28% nos casos de depressão durante o período, segundo uma pesquisa publicada pelo jornal médico The Lancet, aponta o levantamento. Além disso, é preciso levar em conta o próprio esgotamento dos profissionais nas áreas da saúde.

Mas a tecnologia traz boas notícias: o Linkedin lista algumas iniciativas que já estão em curso, como aplicativos e wearables (dispositivos vestíveis) capazes de identificar sintomas para que eles possam ser monitorados em tempo real e tratados de maneira mais eficaz.

2. Deslocamento inteligente pela cidade

O trabalho remoto é mais produtivo, aponta uma pesquisa publicada recentemente pela Regus —e 93% dos trabalhadores entrevistados destacam como uma vantagem ter liberdade para decidir de onde e quando trabalharão.

O Linkedin ressalta que modelos híbridos e horários alternativos de trabalho podem cooperar para distribuir o tráfego de maneira mais uniforme ao longo do dia, evitando os famosos horários de pico, além de incentivar uma nova relação com o trajeto casa x trabalho, em modais não-poluentes e escritórios cada vez mais locais. A plataforma cita, ainda, o conceito das cidades de 15 minutos, também já apontado por iFood News como tendência.

3. Diversidade, diversidade e mais diversidade!

Em 2022, as empresas serão ainda mais cobradas sobre suas ações de igualdade, racial e de gênero. Baseando-se em diversas pesquisas, a plataforma aponta que as pessoas estarão mais atentas a esses temas (e que ações isoladas não surtirão mais tanto efeito). Um dos dados trazidos no artigo é de que cerca de 50% das mulheres multiculturais consideram sair de seus empregos nos próximos anos “porque acreditam que tanto o gênero como a raça tornam mais difícil o avanço.”

4. A hora das criptomoedas


Criptomoedas
e blockchain são caminhos sem volta. Já adotada inclusive no âmbito público, a forma de pagamento faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, especialmente pela transparência, que, de acordo com o artigo, é uma de suas grandes vantagens. Além disso, a automação e a segurança podem reduzir o risco de erros.

5. Estradas… de plástico?

O descarte de plástico no meio ambiente é assunto em alta nas empresas. De acordo com a previsão do Linkedin, no entanto, o material poderá ser de grande valia para solucionar um outro problema: a qualidade das estradas e rodovias brasileiras. O texto aponta iniciativas como a PlasticRoad, que já trabalham em soluções com o material para substituir o asfalto. Resultado: vias mais fáceis de construir e consertar, resistentes a chuvas fortes e, claro, recicláveis.

6. A revolução no metaverso

O metaverso foi um dos grandes temas de 2021, e seguirá em evidência em 2022. Porém, como indica o Linkedin, a discussão sobre essa tecnologia deverá ser outra: ela será controlada pelas big techs, ou a plataforma aberta trará à tona a descentralização? Acompanharemos esse debate ao longo do próximo ano.

Para ler o artigo original no Linkedin, com a lista completa, clique aqui.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas