O time de futebol inglês Manchester City está embarcando tecnologia em um adereço muito querido de seus torcedores para captar as emoções que eles sentem durante as partidas. Em parceria com a Cisco, o clube está acompanhando dados de biometria por meio dos cachecóis que são usados há mais de cem anos por quem encara o frio para ir aos estádios na Inglaterra, informa o The Verge.
Essa tecnologia vestível (ou wearable) incorpora biossensores no cachecol, localizados bem atrás do pescoço de quem o veste. A peça, batizada de Connected Scarf, também tem um acelerômetro e sensores que já são usados em relógios inteligentes como o Fitbit Sense.
Esses sensores são capazes de ler a temperatura e os movimentos do corpo, bem como o fluxo sanguíneo, e sabem não só quantos passos o torcedor ou torcedora deu como também se estão dizendo a verdade —sim, o cachecol tem tecnologia de detecção de mentiras: o sensor EDA capta mudanças sutis no suor para determinar se a pessoa está estressada, por exemplo.
Com esses dados, o Manchester City espera descobrir como é a resposta emocional das pessoas durante as partidas. “Procuramos entender e medir melhor os altos e baixos dos torcedores de futebol e como o jogo os afeta não só emocionalmente mas também fisicamente”, explica à Reuters Ashley Marusak, gerente de marketing esportivo da Cisco, que ajudou a desenvolver o produto.
Por enquanto, o cachecol está sendo usado por apenas seis torcedores fanáticos selecionados para participar de um programa piloto limitado. Segundo a Reuters, a peça será distribuída também a fãs do New York City FC, time “irmão” do Manchester City, e estará disponível para os torcedores do Manchester City em todo o mundo a partir da próxima temporada.