Estão abertas, até o dia 28 de fevereiro, as inscrições para a chamada iFood Labs para soluções em logística. Esse desafio de inovação aberta é para logtechs que desenvolvem esse tipo de solução, para atuar em parceria com o iFood ou codesenvolver soluções para o setor.
O iFood tem a logística como um de seus pilares de operação, por isso enfrenta desafios inerentes a essa cadeia. Alguns desses entraves são velhos conhecidos, enquanto outros ainda irão surgir conforme novas soluções forem desenvolvidas.
É justamente na tentativa de superar os desafios da operação que o iFood Labs agora procura parceiros nesse desafio.
Nos últimos anos, o iFood tem apostado em inovação aberta e já investiu em diversas startups para testar, codesenvolver e investir em inovações para o mercado. O relacionamento com startups é essencial para construir soluções que sejam benéficas para os negócios e a sociedade.
Quem pode participar da chamada iFood Labs?
Agora, na chamada do iFood Labs para soluções logísticas, podem participar startups, scale-ups e pequenas empresas de tecnologia voltadas para o mercado B2B. Os projetos enviados devem ter o objetivo de contribuir e codesenvolver soluções para as operações atuais da empresa, por meio de plataformas integradas (SaaS integrator) e operações de fulfillment.
Algumas das soluções inovadoras que podem ser aplicadas à chamada iFood Labs para logística são:
- First-Mile
- Abastecimento de Dark Stores
- Conexão com a indústria e atacadistas
- Gestão de estoque in real time
- Agendamento de janelas
- Logística reversa
- Cross docking
- Fulfilment
- Warehousing
- Tracking
- Definição de modelo de custo
- Gestão WMS (Warehouse Management System)
- Abastecimento (AI como tecnologia)
- Gestão de Ruptura
- Roteirização de supply chain
Como submeter uma proposta ao iFood Labs?
Para inscrever seu projeto de inovação na chamada, acesse a página de Oportunidades do iFood Labs. Ao rolar a página, clique no tópico “iFood Mercado & Gestão Logística”, que aparece no cardápio de oportunidades. Na sequência, selecione “Aplicar”.
Todas as ideias e soluções enviadas serão avaliadas por uma comissão e o iFood Labs entrará em contato com as empresas selecionadas para a próxima fase de seleção. Em seguida, os empreendedores e as empreendedoras devem preparar um pitch para os diretores da empresa.
Ao final do processo, os projetos escolhidos para receberem investimento podem ser acelerados, adquiridos ou direcionados para outros hubs, aceleradoras e universidades parceiras do ecossistema iFood.
Quais são as vantagens para as startups?
A oportunidade de participar de um projeto de inovação aberta com uma grande empresa traz visibilidade, conhecimento e, claro, expansão dos negócios. Um exemplo é a possibilidade de contribuir com o iFood Mercado, que faz parte do ecossistema iFood e cresceu mais de 1300% em dois anos, tornando-se líder no setor.
Atualmente, o iFood Mercado possui mais de 33 mil parceiros, entre supermercados, lojas de conveniência, lojas pets e farmácias. Esses estabelecimentos fazem parte de um grupo presente em 908 cidades, em todas as regiões brasileiras.
O iFood Shop também é uma plataforma que criou demandas por uma operação de supply chain e necessita de novas soluções. Com o seu crescimento e a disponibilidade de 700 fornecedores, é necessário integrar todos os elos da cadeia logística. A aposta do iFood nessa área será em melhorar as interações entre produção, logística, atendimento e marketing.
Imagine poder fazer parte de um sistema que coloca sua empresa no centro do fluxo de informações, produtos, serviços, fornecedores, fabricantes, distribuidores e consumidores. A cadeia de supply chain abrange várias pessoas e atividades variadas como produção, abastecimento e atendimento, sendo que a logística tem um papel fundamental em conectar e coordenar tudo isso.
Se você tem uma solução inovadora para a cadeia de logística e se interessou em fazer parte do ecossistema iFood Labs, inscreva seu projeto na chamada!