Como o iFood usa IA para prever a hora que sua comida chega

Pediu uma pizza? Saiba como a inteligência artificial aprende o tempo que ela leva para ficar pronta e chegar na sua casa

Sua refeição chegou na hora prevista, quentinha, e você sempre quis saber como o iFood consegue fazer isso? Não é magia, é tecnologia! Mais precisamente, Inteligência Artificial.

Quem explica como a IA pode fazer a “mágica” de prever o futuro de milhões de pedidos por dia é o Christian Zambra, gerente de produtos de inteligência artificial na área de logística do iFood. 

Ele conta que, assim como a nossa mente, a máquina é capaz de prever o que vai acontecer. “Podemos prever o futuro através de nossos aprendizados, olhando para o passado e desenhando cenários futuros”, escreve ele em um artigo publicado no Medium.

Aprendendo o horário de chegada da pizza

Se você curte pizza, imagine que no último ano você pediu delivery toda semana, às terças, quintas e sábados. Sempre na mesma pizzaria. E você pediu tanto que adquiriu uma habilidade incrível: prever o momento em que sua pizza chega.

Esse aprendizado vamos chamar aqui de outro nome: treinamento.

Que horas a pizza chega?

A cada observação sobre o tempo que a pizza leva pra chegar na sua casa, essas informações transformavam seus neurônios, fortalecendo ligações (as sinapses). Assim, você aprende que, dadas essas informações de entrada (terça-feira, 18h, pizza de 4 queijos), o tempo para entrega era de 30 minutos.

De olho no trajeto da pizza

Agora imagine que você é capaz de ver o caminho da sua pizza. Seu pedido chegou, a pizzaria começou a fazer a redonda e, dependendo do dia, demorou mais ou menos para terminar.

Em quanto tempo a pizza fica pronta?

Em cada um desses dias, antes do seu encontro mágico com a pizza, aconteceu outro encontro: o da pessoa entregadora com o restaurante. 

Se alguém observasse por muito tempo essas variações de tempo —assim como você aprendeu que às terças a pizza de 4 queijos demora 30 minutos para chegar—, poderia prever que essa mesma pizza demorará 20 minutos para ficar pronta. 

Assim, poderia avisar a pessoa entregadora para que ela chegasse no momento exato. Graças a esses encontros perfeitos e às previsões feitas pelo aprendizado que veio da observação, sua pizza chega quentinha.

Como as máquinas aprendem?

A inteligência artificial é inspirada na inteligência humana. As máquinas aprendem por meio de algoritmos que buscam reproduzir o nosso processo de aprendizado. 

Um desses algoritmos é chamado de rede neural artificial. Essa rede busca reproduzir os processos de aprendizado, como esses que mostramos ao longo do texto.

Como a máquina aprende sobre o delivery da pizza?

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas