A paixão pelo futebol não acaba quando os torcedores ouvem o apito final da partida. Depois que a bola para de rolar, quem curte mesmo o esporte continua se informando online. Três em cada quatro brasileiros curtem ver vídeos sobre o tema no YouTube quando a bola não está rolando, aponta uma pesquisa feita pelo Google.
Para ficar de “olho no lance”, como dizia um famoso locutor, os fãs de futebol usam a plataforma de vídeo para conferir diversos ângulos das jogadas mais importantes. Ou recorrem a ela para ver replays, melhores momentos e análises de comentaristas.
Quando não estão de olho na TV, os torcedores brasileiros entram na plataforma para curtir outros tipos de conteúdos, como desafios, brincadeiras, humor e bastidores da vida dos atletas – muitas vezes contados pelos próprios. Ou material histórico e didático sobre futebol. Por isso, 65% das pessoas acham que o YouTube é onde mais aprendem sobre futebol.
O online é também um potente lugar de inclusão da força feminina na seara futebolística. São muitos os canais comandados por mulheres, refletindo o crescimento do futebol feminino no mundo todo.
Um sinal dessa tendência foi o aumento de 300% nas pesquisas no YouTube pelo Campeonato Paulista Feminino em 2021, dado de audiência também mensurado pelo YouTube Vibes.
Copa do Cazé
A pesquisa também mostra que a maioria (71%) dos torcedores acha que a plataforma é o melhor lugar para ouvir a narrações bem humoradas de futebol. E um dos destaques mencionados é o streamer Casimiro Miguel, que nesta Copa vai narrar as partidas e fazer seus reacts na Copa do Cazé, que será patrocinada pelo iFood.
Os jogos poderão ser vistos no YouTube e na Twitch. Casimiro vai transmitir 22 jogos da Copa ao vivo, inclusive o duelo do Brasil contra a Suíça, no dia 28/11 às 13h.