Comunicação digital está em tudo que se faz, vê e ouve hoje em dia

Da newsletter com artigos sobre criptomoedas à selfie de uma influenciadora digital com uma roupa da moda em uma rede social, a comunicação digital está presente em praticamente tudo o que vemos, ouvimos e consumimos atualmente. Conheça mais sobre o conceito de comunicação digital, sua importância, trajetória, ferramentas e estratégias.

Da newsletter com artigos sobre criptomoedas à selfie de uma influenciadora digital com uma roupa da moda em uma rede social, a comunicação digital está presente em praticamente tudo o que vemos, ouvimos e consumimos atualmente.


Conheça mais sobre o conceito de comunicação digital, sua importância, trajetória, ferramentas e estratégias.


O que é comunicação digital?

A comunicação digital é qualquer troca de informações – texto, imagem ou vídeo – feita através de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC ‘s). Os dispositivos conectados à internet, como smartphones, computadores, tablets, smart TV, são exemplos de TIC’s.

Importante ferramenta de negócio, a comunicação digital de organizações públicas e privadas reúne um conjunto de estratégias e ferramentas para a educação, promoção, divulgação, engajamento ou venda de produtos, serviços e informações.

A comunicação digital é feita por meio de canais, como email, redes sociais, podcast, videochamadas, blog, sites, aplicativos de mensagem instantânea, entre outros.

As principais características da comunicação digital são interatividade, multimodalidade (uso de diferentes elementos, como texto, foto e vídeo), inovação, conectividade e mobilidade.

Para empresas, a comunicação digital hoje é uma estratégia indispensável para construção e consolidação de marca, uma vez que o uso da internet é interativo, massivo e universal. No Brasil, 82,7% dos domicílios estão conectados à internet, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Qual a importância da comunicação digital?

A comunicação digital tornou-se parte essencial de qualquer negócio ou organização, especialmente em tempos de pandemia, em que as atividades online ganharam força.

Para se ter uma ideia da importância da comunicação digital basta ver o número impressionante da presença digital no mundo todo. Hoje 96,6% de usuários da internet de idade entre de 16 a 64 anos no mundo todo possuem um smartphone, segundo dados do relatório We are social, realizado pelo Hootsuite.

No Brasil, 78,3% da população está conectada, o que coloca o país na quinta posição do ranking dos que mais usam internet, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Com o boom da internet e, em seguida, o surgimento de dispositivos móveis, as empresas passaram a adotar estratégias digitais em seus negócios.

A possibilidade de qualquer pessoa interagir, comentar, compartilhar, produzir informações na web abriu um novo caminho para a comunicação entre empresas e seus públicos.

As organizações passaram, desta forma, a buscar novas estratégias e formatos para ampliar essa comunicação e relacionamento.

A adesão à linguagem das mídias sociais no processo de comunicação e inserção de competências digitais (digital competencies) no ambiente de trabalho fazem parte dessa estratégia, resultando na mudança do perfil profissional de colaboradores, na cultura empresarial e na forma de produzir informação.

Meios de comunicação digital: conheça as principais ferramentas

Os pilares de uma estratégia de comunicação digital são o engajamento (curtidas, compartilhamentos), tráfego (visitas e cliques), produção de conteúdo (autoridade no assunto) e relacionamento com o cliente (o que dizer e para quem).

Para colocar esses princípios em prática, as empresas lançam mão de diferentes ferramentas, como links patrocinados, redes sociais, email marketing, otimização para mecanismos de busca, ferramentas de análise e monitoramento, entre outros.

Entenda o que são e como funcionam algumas dessas ferramentas:

Links Patrocinados (pay-per-click): são anúncios pagos, em forma de texto simples, que aparecem no topo de sites de busca, como o Google.

Redes Sociais: ambiente digital que facilita a conexão, troca, compartilhamento, divulgação e promoção entre pessoas, grupos e organizações. Instagram, Facebook, Linkedin, TikTok e Pinterest são as redes sociais mais populares e mais usadas no mundo todo. Diferentes ambientes digitais pedem diferentes conteúdos ou roupagem de conteúdos.

Mídias Sociais: plataformas de compartilhamento de conteúdo e transmissão de informações, como blogs, sites e Youtube.

E-mail marketing: estratégia de disparo de emails para um público específico oriundo da base de contato de cliente ou de leads (cadastro de clientes em potencial).

Newsletter: email enviado periodicamente a uma lista de assinantes cadastrados. Contém os mais diversos conteúdos: de boletins, eventos, artigos a promoções e ofertas.

CMS ( sistema de gestão de conteúdo): sistema de gestão de conteúdo que permite criar, organizar, editar, deletar sites, blogs e landing pages. O mais conhecido é a plataforma de blogs e sites WordPress, que tem versão gratuita.

Web Analytics: ferramentas para monitorar e mensurar campanhas online, ou seja, servem para acompanhar o comportamento de internautas que interagem com campanhas online, blogs e redes sociais. O Google Analytics é um serviço gratuito muito utilizado.

Search Engine Marketing (SEM): mecanismos para tornar qualquer ação visível nas buscas online. O SEM divide-se em duas modalidades: SEO (Search Engine Optimization) e SEA (Search Engine Advertising). SEO é um conjunto de técnicas gratuitas para colocar conteúdos no topo das buscas por um termo específico. Isso é possível por causa do uso correto de palavras-chave em conteúdos eficientes. SEA, por sua vez, trata-se de anúncios pagos para um site ou conteúdo aparecer nas primeiras posições das buscas online.

O avanço da comunicação digital

As transformações tecnológicas que permitiram o avanço da comunicação no mundo ocidental começaram a ser desenhadas por volta de 1400, durante o período do renascimento europeu.

O advento e uso global da prensa móvel de Gutenberg, em meados do século 15, deu início à Revolução da Imprensa. A partir dessa invenção, foi possível disseminar informações e conhecimento de uma forma nunca antes vivenciada. O período marcou o início da Era da Imprensa.

O próximo salto tecnológico aconteceria três séculos depois da imprensa, com o advento do rádio, do telefone, do telégrafo e da fotografia, em meados de 1890, dando início à Era da Comunicação de Massa.

Nas décadas seguintes, o mundo viveu um turbilhão de mudanças tecnológicas que impactaram a forma e a velocidade de comunicação. O advento da televisão é um marco da comunicação. Mas foi salto tecnológico durante a Guerra Fria que permitiu a mudança da comunicação analógica para digital.

Quando surgiu, ainda na década de 60 do século 20, a partir de um esquema imaginado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), a internet era um projeto militar de defesa do sistema norte-americano de comunicação de possíveis ataques soviéticos, caso houvesse uma guerra nuclear.

No começo dos anos 90, a internet já tinha 20 milhões de usuários. Hoje esse número ultrapassa quatro bilhões de pessoas, segundo dados do relatório Digital 2021 Global Overview Report.

Comunicação digital e tecnologia

Inteligência artificial, metaverso, big data, internet das coisas (IOT) e 5g são as tecnologias que estão impactando a comunicação nos níveis social, empresarial, governamental, diluindo a fronteira entre mundo físico e virtual.

Essa revolução tecnológica vai simplificar processos, otimizar resultados, aproximando cada vez mais marcas e público, como tem sido visto nos últimos dois anos em que o mundo vive a pandemia de Covid-19.

A pandemia fez saltar o número de usuários da internet em 7,6% entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021. Isso significa mais de 316 milhões de pessoas no mundo todo conectadas à internet.

O desafio de empresas nesse cenário de pandemia e conexão em massa é o de humanizar a experiência dos usuários online, aproximar-se cada vez mais do seu público e focar nas pequenas coisas e prazeres do cotidiano em vez de experiências complexas e grandiosas.

Comunicação digital: como planejar a sua?

Mais do que tecnologias caras e investimentos altos em anúncios, uma boa comunicação digital precisa ser bem planejada e executada. Investir em produção de conteúdo de qualidade, em relacionamento com os clientes e, mais importante, saber o que se quer dizer e para quem são os pilares de uma estratégia de comunicação digital de sucesso.

Antes de mais nada, é preciso ter um diagnóstico da comunicação digital da empresa. Em quais redes e canais está presente, qual o fluxo de postagem, o que tem sido feito online são perguntas que devem ser respondidas em um relatório da presença digital da organização.

Uma vez feito isso, a empresa deve partir para a definição de objetivos: o que quer dizer, para quem, onde, quando e como.

Estudar o público por meio da criação de personas faz parte desta etapa. Um negócio pode ter mais de uma persona. E diferentes públicos exigem diferentes formas de se comunicar. E são elas que vão definir as linhas editoriais do conteúdo.

É importante também, nesse momento, estudar e conhecer a concorrência, ou seja, as empresas que atuam no mesmo segmento.

Logo vem a fase de traçar metas mensuráveis, tangíveis, relevantes e temporais. Isso pode ser feito por meio da criação de cronogramas, da definição do fluxo de trabalho e definição de recursos, como tempo, verba, pessoas e espaço.

Monitorar resultados após a fase de execução do plano de comunicação digital é essencial para fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

Lembre-se sempre que o conteúdo é a soma de informação e experiência e deve ser uma conversa feita diariamente com o público. Gerar valor, portanto, não é apenas venda, mas sim educar e informar os seguidores sobre os valores, princípios e ações da empresa.

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