Com painéis solares no capô e no teto, modelo reabastece a bateria enquanto roda ou quando é estacionado ao ar livre
Um veículo elétrico que percorre grandes distâncias sem precisar carregar, como o carro-conceito da Mercedes que o iFood News já mostrou, é uma boa, né? Agora, que tal um que é movido a energia solar e pode ficar meses longe dos pontos de recarga porque é capaz de se autocarregar até mesmo em movimento?
Esse carro existe e se prepara para ganhar o asfalto. Em novembro de 2022, a Lightyear, uma “startup-montadora” holandesa, vai botar nas ruas e estradas da Europa o Lightyear 0, informa o site Mashable. Os primeiros testes foram realizados na Espanha, e é possível ver o veículo em ação aqui.
A empresa estima que, graças a essa inovação, esse novo elétrico poderá rodar por até sete meses sem precisar ser recarregado (dependendo, claro, da quantidade de luz solar disponível). E que alcance uma autonomia de 6 a 11 mil km por ano usando uma fonte gratuita e limpa de energia.
Para isso acontecer, foi preciso instalar no Lightyear 0 uma “fazenda solar” em menor escala. O carro solar holandês tem 5 m² de painéis solares fixados no teto e no capô —são como os painéis usados em calculadoras que não precisam de pilha ou carregador, só que em proporções maiores. Por isso o veículo pode ser carregado a qualquer momento, enquanto roda por aí ou quando é estacionado ao ar livre.
Segundo a fabricante, o autoabastecimento com a ajuda do Sol garantirá uma autonomia de 70 km por dia, o que pode ser suficiente para cobrir a distância percorrida no dia a dia. Os cálculos levam em consideração as condições climáticas europeias, então imagine o potencial de desempenho em um país ensolarado como o Brasil?
A autonomia tem seu preço
A bateria do Lightyear 0 tem uma autonomia de 625 km, mas na prática ela pode superar os 1.000 km, uma vez que o carro pode ser recarregado enquanto anda. O fato de ter quatro motores nas rodas, segundo a montadora, impede uma maior perda de energia.
O veículo chega a 160 km/h e, na estrada, andando a 110 km/h, pode-se percorrer tranquilamente a distância de 560 km. Isso cobriria com folga uma viagem de ida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).
Caso o Sol não seja tão abundante, é possível carregar o veículo elétrico em qualquer tomada, inclusive nas de casa. Nelas, o ganho de autonomia é de 32 km a cada hora plugada na rede elétrica. Em estações de carregamento rápido, esse número chega a 520 km a cada 60 minutos.
Mas tudo isso tem um custo. Nesse caso, ele é bem alto: a montadora colocou apenas 946 unidades à venda nessa primeira leva, cada uma saindo por US$ 236 mil (ou R$ 1,3 milhão).