Premiação reconhece empresas e líderes que se destacam pelo investimento em inovação
Fabricio Bloisi, presidente do iFood, foi o vencedor do Prêmio Valor Inovação Brasil 2021 na categoria Liderança Inovadora. Em sua 7ª edição, a iniciativa reconhece os negócios que mais se destacaram por ter forte cultura de inovação, mantendo a competitividade e usando a tecnologia como fator de diferenciação no mercado.
A premiação é baseada em uma pesquisa realizada em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC, e apoio da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras).
Em seu discurso de agradecimento, Bloisi ressaltou que a inovação está no cerne da sua atuação na liderança do iFood. “A gente abraça isso e fala sobre transformar a empresa o tempo inteiro. É por isso que o iFood cresce tanto”, disse ele ao Valor Econômico.
A escolha dele como o líder mais inovador do país se deu após duas etapas de seleção. Na primeira, os participantes da pesquisa indicaram até dois executivos ao prêmio; depois esses profissionais receberam notas, seguindo critérios como criatividade, disrupção e capacidade para inspirar o mercado.
“Acredito profundamente que, no futuro, as empresas vão assumir um papel além dos seus negócios e resolverão problemas de urgência global”, diz o presidente do iFood, que vê a tecnologia como uma ferramenta para transformar a vida das pessoas. “Inovamos, com agilidade, na construção de um ecossistema sustentável para clientes, parceiros e sociedade. Agora vamos escalar a inovação para o benefício da humanidade.”
Em junho de 2021, Fabrício passou a integrar o conselho de inovação da XPRIZE, organização sem fins lucrativos com sede na Califórnia que busca atrair grandes ideias para incentivar P&D de ponta. O objetivo é criar e catalisar novas maneiras de resolver e aliviar os maiores desafios da humanidade, como zerar as emissões de dióxido de carbono e aumentar o conhecimento do ecossistema da floresta tropical e da biodiversidade, além de expandir o uso da inteligência artificial.