Quando você vai ao Google procurar alguma informação ou tirar uma dúvida, costuma usar aspas ou escreve na barrinha de busca uma frase que soe natural? Para quem gosta de fazer a pesquisa “literal”, colocando o termo ou a frase entre aspas, uma novidade vai facilitar um pouquinho mais na hora de encontrar a resposta no buscador.
Desde agosto de 2022, quem digita algo entre aspas no Google (por enquanto só na versão desktop) não apenas recebe de volta os conteúdos que o motor de busca encontrou como também visualiza ali mesmo, na página de resposta, o local exato do texto em que o termo buscado foi utilizado.
A novidade, explica a empresa, é que nesse caso o snippet (texto que vem logo abaixo de um título de uma página) passa a exibir um trecho onde esse termo aparece, destacando-o em negrito. Antes, o resultado continha um resumo do conteúdo, que às vezes só trazia a palavra-chave, e não a frase inteira.
Quer ver como ficou? Abra uma aba no seu navegador e digite lá “moto elétrica do iFood”. Você vai ver que, na página de resultado, o buscador exibirá os diferentes conteúdos que têm essa frase exata, não importando em que local da página ela foi escrita (se no início, no meio ou no fim do conteúdo).
Qual é o melhor jeito de pesquisar no Google?
Pode ser que você já tenha ficado com essa dúvida, especialmente quando não encontrou a resposta logo na primeira página de resultados. Segundo a empresa, a busca por aspas é muito boa para quem já usa bastante o buscador ou quando uma frase exata faz toda a diferença.
“Mas geralmente recomendamos primeiro fazer qualquer pesquisa em linguagem natural”, explica a companhia. “Por padrão, nossos sistemas procuram as palavras e frases inseridas, além de termos e conceitos relacionados. Quem realiza a pesquisa entre aspas pode perder conteúdo útil que faça uso disso.”
A Google também aproveitou para reforçar algumas mensagens a respeito da funcionalidade de buscas por aspas:
Termos usados apenas em links ou títulos não aparecem
Se o termo foi utilizado apenas no endereço URL ou no título das páginas, não irá aparecer nessa nova configuração do resultado de busca por aspas.
Pontuação pode ser entendida como espaço
O buscador “transforma” pontuações em espaços, e isso pode afetar um resultado. Então pode ser que uma pesquisa traga como respostas um termo não exatamente igual, com palavras separadas por vírgulas, barras ou hífen, por exemplo.
Snippet pode não mostrar vários termos entre aspas
Se você procurar mais de um termo entre aspas, o resultado apresentado no snippet pode não destacar todos se a distância entre eles na página for muito grande. Caso um termo apareça várias vezes numa página, o Google escolhe dar espaço para aquele que julga ser mais relevante.
O conteúdo pesquisado nem sempre estará em um local visível
Pode até parecer que o que você pesquisou não está lá, mas está. A Google explica que o termo pode estar “escondido” na tag de meta descrição ou na tag ALT, um campo de texto usado para descrever uma imagem. Nesses casos, a companhia recomenda usar a opção de ferramenta de desenvolvedor para encontrar a frase que você não conseguiu visualizar.
As páginas podem ter mudado
O que você procurou pode não estar mais em uma página porque o conteúdo pode ter sido modificado entre uma visita e outra do buscador àquela página. Isso pode ser resolvido tentando acessar a cópia “armazenada” pela empresa de tecnologia (também conhecida como cache) daquela página.